Buscar

Avaliação I Marketing 04/04/2018

Prévia do material em texto

Avaliação I – Redação Individual
Marketing – 04/04/2018
Prova: 6623672
QUESTÃO:
A matriz BCG pode ser entendida como uma ferramenta que apresenta quatro classificações dos produtos, Kloter (2013) afirma que esta matriz pode ser entendida utilizando as classificações de introdução, crescimento, maturação e declínio, em que cada produto ou serviço pode ser inserido em um estágio específico de acordo com a sua realidade. Assim, conhecendo o estágio do seu produto ou serviço, a organização consegue estabelecer estratégias que sejam coerentes a sua necessidade. A Kodak, empresa do segmento de fotografia fundada em 1888, é um exemplo de empresa que passou por todas as etapas, desde o crescimento até seu declínio. Atualmente, conhecendo seu histórico e sua realidade, a empresa propõe ações para se reinventar no universo tecnológico. Escreva uma redação com o tema: AS CARACTERÍSTICAS DAS ETAPAS DE INTRODUÇÃO, CRESCIMENTO, MATURAÇÃO E DECLÍNIO.
FONTE: KOTLER, P. Marketing essencial: conceitos e estratégias. 5 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
RESPOSTA ESPERADA:
Introdução: é quando o produto é inserido no mercado, tem baixo consumo e volume de produção.
Crescimento: produto já caracterizado no mercado, alto consumo e vendas, aceitação dos consumidores. Percepção para possíveis concorrentes.
Maturação: é quando o produto está iniciando sua saturação no mercado, as vendas e os lucros ficam estabilizados. Esse processo inicia quando a empresa tem a necessidade de investimento alto para manter o produto no mercado.
Declínio: é quando o produto inicia o seu declínio, ou seja, começa a perder participação no mercado, geralmente pela queda das vendas e dos lucros. As situações são as mais variadas para isso acontecer, ou seja, o surgimento de produtos mais modernos, substituição de linha, falta de necessidade, entre outras.

Continue navegando