Buscar

As Primeiras Experiências de Vida do Bebê

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Primeiras Experiências de Vida do Bebê
Estudos do pediatra e psicanalista inglês Winnicott que se interessou em estudar o desenvolvimento do ser humano.
O bebê nasce com potencial herdado e uma tendência inata ao amadurecimento. O bebê não sobrevive sem a presença de um adulto, e sua teoria aborda que o bebê tendo um ambiente suficientemente bom, com uma mãe suficiente boa ele deverá se estimular de forma harmoniosa tendo a representação do cuidado que precisa ter para se desenvolver.
O pensamento do pediatra e psicanalista é que só as máquinas são perfeitas, sendo assim não podendo ter a perfeição nas pessoas.
“É impossível descrever um bebê ou uma criança pequena sem que inclua uma descrição dos cuidados que ela recebe” (Winnicott).
Considerar o ambiente sustentador, onde o gesto, o segurar tem um valor significativo de proteção, quando o ambiente é de boa qualidade. Para a mãe ser suficiente boa deverá ter as funções de segurar e manipular, porque ela tem o importante papel de apresentar os objetos existentes no nosso ambiente.
O processo de integração, a voz tem o papel importante, o falar com o bebê personaliza aquilo que se quer transmitir. Corpo e mente estão em pleno desenvolvimento interagindo com objetos concretos que a partir destes aguça o imaginário infantil.
A amamentação é de grande importância, momento de afeto e troca de intimidade, dando assim segurança para o bebê crescer, e o pai é uma figura de apoio nessa educação.

Outros materiais