Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 1 Aulas 2 e 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

��MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DECIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE GENÉTICA
ESTUDO DIRIGIDO 1 – Cromossomos e Replicação
Aluno:_______________________________________________________________
Aula 2 – Cromossomos
Diferencie Célula procarionte de Célula eucarionte.
Célula procationte: não tem envoltório nuclear, poucas membranas, DNA pouco complexado em proteínas, divisão por fissão binária (mais simples). Célula eucarionte: tem envoltório nuclear, muitas membranas, DNA complexado em proteínas, divisão por mitose (célula somática) divisão por meiose (célula germinativa).
Diferencie os cromossomos de indivíduos procarionte de eucarionte.
Cromossomo procarionte é uma molécula única bifilamentar, é uma fita de DNA circular na maioria e o DNA é quase completamente sem proteção (é condensado e enovelado), sem presença de introns. Cromossomo em eucarionte possui introns, DNA é mais protegido e é uma molécula bifilamentar, linear e longa, possui mais proteínas (histonas) que o procarionte. 
Se dois cromossomos de uma espécie têm o mesmo tamanho e localização centromérica similar, e apesar disso não são homólogos, qual é a diferença a seu respeito? Não possuem as mesmas informações genéticas, ou seja, o mesmo gene.
Que denominações são atribuídas aos cromossomos como base na sua localização centromérica, e onde o centrômero se localiza em cada caso? 
Metacentrico: centrômero no meio, submetracentrico: centrômero um pouco acima do meio, acrocêntrico: centrômero bem na ponta.
Diferencie DNA de RNA. 
O Rna (ácido ribonucleico) é uma molécula de fita simples composta por uma ribose, no carbono 2 possui uma hidroxila e a base nitrogenada é a uracila. O Dna (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula de fita dupla composta de uma desoxirribose, possui no carbono 2 um hidrogênio e a base nitrogenada é a timina.
Diferencie Introns de Exons.
Intron é a parte não codificante, que não carrega genes (presente apenas em cromossomo eucariótico), ou seja não vai aparecer no transcrito. Exon é a parte codificante que carrega os genes, por isso é presente em ambos os tipos de cromossomos e vai participar do transcrito.
Diferencie genes em procariotos de genes em eucariotos.
Em procariotos os genes são frequentemente transcritos unidos (policistrônicos. Em eucariotos a maioria dos genes que são transcritos ocorre de forma individual.
Diferencie complementaridade, de antiparalelismo?
Complementariedade é quando cada base de uma fita é pareada com uma base complementar em outra fita (ligação de uma pirimidina com uma purina através de pontes de hidrogênio), por exemplo, timina com adenina e citosina com guanina. O antiparalelismo diz que as fitas estão dispostas em direções contrárias, uma é na direção 5’(3’ e a outra na direção 3’(5’, ou seja as duas fitas complementares estão em uma situação uma situação antiparalela (correm em direções opostas), o antiparalelismo ajuda o encaixe das bases complementares.
Aula 3 – Replicação
Descreva os tipos de ligações químicas na dupla hélice de DNA.
Pontes de hidrogênios entre as bases nitrogenadas
Explique o que significam os termos replicação conservativa e semiconservativa.
Replicação conservativa seria quando as duas fitas mães geram duas fitas filhas, porém as fitas velhas são conservadas e as filhas também sendo encontradas ambas. Já semiconservativa, duas fitas velhas vão ser usadas como molde para as fitas novas, na dupla hélice o produto final é uma fita velha e uma fita nova juntas.
Qual o significado de primer, e por que os primers são necessários para replicação de DNA? 
O primer é o iniciador e vai adicionar a sequência 3’ que é necessária para a DNA polimerase começar a agir adicionando nucleotídeos na fita nova que está sendo formada.
O que são helicases e topoisomerases?
As helicases são responsáveis por quebrar as ligações (pontes de hidrogênio) existentes entre a dupla hélice e abri-lá, ela se move ao longo do DNA usando ATP para separar as duas fitas (como um zíper). Já as topoisomerases tem um papel na diminuição da tensão que ocorre na parte da fita que ainda não está sendo replicada.
Por que a síntese de DNA é contínua em um filamento e descontínuo no filamento oposto?
Pois a fita líder (contínua) segue a direção do movimento da forquilha de replicação e precisa de apenas um iniciador, já a fita tardia (descontínua) segue o movimento oposto ao da forquilha e precisa de mais de um iniciador.
Se os quatro desoxinucleotídeos mostrassem pareamento inespecífico de bases (A com C, A com G, T com G e assim por diante), a informação única contida em um gene seria mantida a cada ciclo de replicação? Explique.
A informação não seria mantida pois a cada replicação um gene novo seria criado devido ao pareamento inespecífico. Para que isso não ocorra é necessário que exista além do pareamento específico que leva em conta a complementariedade, enzimas que façam o reparo de bases que foram adicionadas erradas na hora da replicação, conservando assim gene (não criando uma fita nova a cada ciclo).
Se não houver helicase durante a replicação, o que aconteceria com o processo de replicação? 
Ela não ocorreria, pois é esta a responsável por abrir o de dna quebrando as pontes de hidrogênio presente entre a dupla hélice. 
Ambos os filamentos de uma molécula de DNA são replicados simultaneamente de modo contínuo em um filamento e descontínuo no outro. Por que um filamento pode ser totalmente replicado (de ponta a ponta) antes que a replicação do outro tenha começado?
O que aconteceria se, no curso da replicação, as topoisomerases fossem incapazes de reconectar os fragmentos de DNA de cada filamento após a deselicoidização (relaxamento) da molécula de DNA? 
Uma parte da sequência seria perdida, causando mutações.
As polimerases geralmente adicionam apenas 10 nucleotídeos a um filamento de DNA antes de se dissociarem. Entretanto, durante a replicação, a DNA pol III pode adicionar dezenas de milhares de nucleotídeos a uma forquilha em movimento. Como é feita essa adição?
 A adição é feita com apenas um primer, pois a DNA polimerase III só solta o molde de DNA quando a replicação acaba, isso lhe confere uma maior potência de adição de nucleotídeos e velocidade, diferente da DNA polimerase I que tem como função o reparo.
Se a timina constitui 15% das bases em uma molécula específica de DNA, que porcentagem das bases é de citosina? 15%.
Se o conteúdo GC de uma molécula de DNA é 48% quais as porcentagens das quatro bases (A, C, T, G)? 24% de G, 24% de C, 26% de T e 26% de A.
Considere o seguinte segmento de DNA, que parte de uma molécula muito maior constituindo um cromossomo: Se a DNA polimerase começar a replicar o seguimento abaixo a partir da direita:
5’ ... ATTCGTACGATCGACTGACTACAGT ... 3’
3’ ... TAAGCATGCTAGCTGACTGATGTCA ... 5’
Qual será o molde para o filamento contínuo?
Filamento contínuo segue a direção da forquilha de replicação, então é o 5’ ... ATTCGTACGATCGACTGACTACAGT ... 3’, já que começa a replicar da direita pra esquerda. 
Desenhe a molécula quando a DNA polimerase está metade do caminho desse seguimento.
Desenhe as duas moléculas filhas completas.
O seu diagrama na letra b é compatível com a replicação bidirecional de uma única origem, o modo usual de replicação?
Bom estudo!!!!

Outros materiais