Buscar

Aula 6 - Novo Template EI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Os caminhos para a elaboração de uma proposta pedagógica e as múltiplas linguagens
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL  
 ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
As Cem Linguagens da Criança
A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
*
*
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
Escrito por C. Edwards e L. Gandini e G. Foman 
*
*
 compreender que as crianças constroem e reinventam continuamente e que estão aptas a explorar, fazer descobertas, mudar seus pontos de vista continuamente;
 entender que a criatividade não deve ser considerada um área separada da mente, mas uma característica integrada ao pensar, conhecer e fazer escolhas;
 valorizar a capacidade criativa como um aspecto que emerge de múltiplas experiências, juntamente com um desenvolvimento estimulado de recursos pessoais, incluindo um senso de liberdade para aventurar-se além do conhecido;
Pontos Importantes - Espaço e Possibilidades: 
*
*
 identificar o canal de desenvolvimento criativo relacionado aos processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que se unem e que apoiam as habilidades para prever e chegar a soluções inesperadas;
 incorporar provocações, lembrando que a criatividade encontra seu poder quando os adultos estão menos vinculados a métodos prescritivos de ensino e se tornam, em vez disso, observadores e interpretes de situações problemáticas;
 ressaltar que a criatividade parece ser favorecida ou desfavorecida de acordo com as expectativas dos professores, das escolas, das famílias e das comunidades, conforme o modo como as crianças percebem essas expectativas.
Projetos Pedagógicos
Um projeto de qualidade deverá oferecer uma gama de propostas e possibilidades, em conexão com a sociedade e com as formas próprias de expressão infantil.
 È importante compreender que as crianças constroem e reinventam continuamente e que estão aptas a explorar, fazer descobertas, mudar seus pontos de vista continuamente.
 Geralmente, as crianças ficam pouco tempo concentradas em uma mesma atividade paradas, sem sair do lugar. Elas necessitam correr, pular subir e expressar sua emoções pelo movimento.
As diferentes linguagens:
A motricidade deve ser valorizada permitindo com que a criança faça vários deslocamentos de lugar dentro da instituição. As atividades devem ser planejadas em locais variados.
 A linguagem oral irá produzir saltos importantes na estrutura cognitiva da criança, por esse motivo o contexto social é fundamental. Ao trabalhar com projetos o educador deve oferecer oportunidade para as crianças expressarem suas hipóteses.
*
*
 Com relação a linguagem escrita é necessário ressaltar a necessidade de respeitar o período adequado para iniciar a criança ao uso da linguagem escrita, pois geralmente, os adultos preocupados e ansiosos tentam oferecer atividades que não apresentam nenhum significado para a criança.
Valorizando a linguagem plástica, é importante considerar que as crianças desde pequenas adoram mexer com tintas, lápis de cor, massinhas e outros materiais pedagógicos que lhes possibilitam expressar livremente sua ideias e maneiras de ver o mundo.
*
*
 A linguagem musical é ao mesmo tempo rítmica e corporal, por esse motivo é importante manter um tempo, sentir a cadencia rítmica, o caráter dos diferentes acentos musicais, realizar os valores de duração, a associação entre os gestos e os sons e a respiração das frases, entre outros aspectos. 
Diferentes Atividades
o brincar deve estar presente nos vários momentos de atividades pedagógicas, pois permitirá um desenvolvimento integral, possibilitando que a criança aprenda com prazer e significado. 
 é importante apresentar a possibilidade de utilizar diversos tipos de materiais que sejam de fácil manipulação para as crianças, levando em consideração peso, tamanho, textura, forma, tais como: tinta, barro, argila, areia, água, papel, lápis, material reciclado entre outros.
 é fundamental que o educador ao organizar suas atividades ofereça à criança a oportunidade de experimentar diversas possibilidades.
*
*
A LUDICIDADE: existem diversas atividades entre jogos, brinquedos e brincadeiras. O faz de conta (regras implícitas) e o jogo com regras (faz de conta implícito) devem ser garantidos nos vários momentos cotidianos das crianças.
 Os jogos com regras simples, brincadeiras tradicionais, brinquedos simbólicos (fantasia, panelinha, carrinho, boneca, entre outros) devem estar disponibilizados como parte do material pedagógico para o desenvolvimento das atividades.
 Os espaços de educação infantil devem oferecer oportunidade para brincadeiras livres e dirigidas. 
*
*
 As brincadeiras dirigidas apresentam um objetivo predefinido pelo professor, podem ser chamadas de atividades lúdico-pedagógicas, enquanto que as brincadeiras livres, são conhecidas como espontâneas, permitem as crianças ampliar a imaginação e trocar experiências afetivas e cooperativas com outras crianças, ou brincar individualmente.
*
*
A proposta dos projetos pedagógicos será favorecer o processo de aprendizagem, não deve haver uma preocupação centrada no resultado final, o mais importante aqui será o percurso que será trilhado com a participação das crianças.
Através de atividades significativas as crianças devem ser livres para expressar sua forma de entender e o seu interesse pelo assunto proposto.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais