Buscar

1 HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de 
Pedagogia
 EAD
	NOTAS
ATV 1:
	Atividade: ATV 1 
	Data: novembro de 2017
	
	Disciplina: 
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico (a): Odelci Ines Gotin
	RGM: 053.16393
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 
2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção. 
BOA SORTE!
Prezad@s acadêmic@s,
Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 05/11 até o dia 15/11/2017. Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos:
a) A Educação dos povos primitivos era organizada em estágios. O ultimo estagio diz respeito a educação de iniciação para a vida adulta que começa a partir dos 10 anos de idade. Descreva de forma objetiva os dois primeiros estágios e quais são as suas características educacionais? 
O primeiro estágio era dado por imitações das crianças, através da brincadeira com miniatura dos instrumentos usados pelos adultos, também era separado atividades de brincadeiras de meninos e meninas, cada qual aprendendo por meio desta as suas atribuições.
O segundo estágio já se dava por uma imitação consciente onde as crianças imitam e aprendem as atividades dos adultos, nesta fase já se era exigido delas o trabalho, não havia nesta o interesse ou objetivo de aplicação de educação e sim de obter resultados do trabalho.
O terceiro estágio já era realizado em cerimônias, danças e práticas de feitiçarias, muitas delas diárias e com o sofrimento por meio de surras, mutilações, extração dos dentes, perfurações no corpo e despregadura do couro cabeludo este período eles quase não eram alimentados, o objetivo era formar por estes meios caçadores e homens capazes de sobrevivência a eles e suas famílias bem como impor obediência.
Referências: DORNELES, Claunice Maria. História da Educação. Claunice Maria Dorneles. Dourados: UNIGRAN, 2017/2.
 b) Os chineses adotavam duas formas de organização escolar, uma era o sistema de escola e a outra de exames. Explique o sistema de exame. Qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita? Qual era o método adotado, como era as instalações escolares (se havia escola ou não) e qual era o valor da educação para o acesso no serviço público? 
O sistema de exames era realizado pelo estado como controle de seu sistema educativo, onde todos os estudantes são postos a prova e por seu intermédio são escolhidos todos os funcionários púbicos e onde davam as pessoas o direito as posições oficiais. Estas não eram aprendidas de forma vinculada, sendo combinadas apenas no estágio de redação. Eles decoravam textos e sua metodologia era voltada a memorização onde o objetivo é decorar. Sendo este o aspecto central do sistema educativo chinês, os testes aplicados eram realizados como controle do ensino, através destes se dividiam por classes em graus superiores e inferiores, também era por meio deste que se chegavam os cargos públicos e mais bem assalariados. Depois do exame preliminar, há três exames para colação de graus, cujas provas são realizadas sob os auspícios do governo. Os graus são de talento florido, homem promovido e completo erudito ou apto para o cargo. O método da educação chinesa se dá através do treino da memória com o objetivo dos alunos decorar, as crianças recitam de costas e em voz alta até a fixação em sua memória. Não havia local determinado ou edifícios e instalações qualquer abrigo era local considerado escolar para aprendizado. Eram os cargos mais respeitados e bem assalariados assim como o reconhecimento era admirável tendo estes graus elevados e de grande importância para sociedade. 
Referências: DORNELES, Claunice Maria. História da Educação. Claunice Maria Dorneles. Dourados: UNIGRAN, 2017/2
 c) O sistema de casta adotado na Índia deixou/deixa um legado negativo que é a desigualdade social. Fale resumidamente a educação hindu. Em relação a educação judaica, a base da educação era a moral e a religião. Como era a metodologia de ensino e os espaços de ensino?
A educação hindu, era através de metodologia do ensino era a oralidade e posterior, estudavam nos livros sagrados, os Vedas ou o catecismo budista, a moral era ensinada por meio de provérbios e de fábulas, além da leitura e da escrita, estudavam a aritmética, existia um sistema de casta, fruto de preconceitos entre aqueles que se denominavam arianos (classe dominante) e pré-arianos grande (população pobre e dominada). A educação elementar hindu era cheia de graves defeitos: rotina excessiva dos mestres, cultura exclusiva da memória, negligência na educação das mulheres e das crianças, preconceito extremado contra a educação dos serviços e dos párias, desinteresse pela formação do caráter.
A educação judaica era familiar informal, os processos de ensino eram orais e nas repetições, os pais desde cedo ensinavam, transmitiam para as crianças a história do seu povo e a religião, acostumando-se na prática do bem e o cultivo das virtudes. Leituras dos livros de Torá e do Talmud, onde se reforçam a conduta moral, ética e espiritual, todo esse processo acontecia até o amadurecimento da leitura, para a memorização e repetição oral. Os sacerdotes e rabinos transmitiam todo esse conhecimento, como professores, para o povo. 
 Referências: DORNELES, Claunice Maria. História da Educação. Claunice Maria Dorneles. Dourados: UNIGRAN, 2017/2
Boa atividade!

Continue navegando