Buscar

aATIV. 1 FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZACAO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

�
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2018/1
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a): Odelci Gotin 				RGM: 053.16393
ATIVIDADE 1 - Vale 1 ponto
Exercício 1
1) Pensar na alfabetização e letramento no contexto da sala de aula, na atualidade, requer o entendimento de que ambos os processos devem se desenvolver simultaneamente ultrapassando a visão fragmentada entre leitura e escrita e a compreensão de que ao ler e escrever nos apropriamos e deixamos de ser somente consumidores do que está posto, passamos a ser, também, autores das nossas produções. 
Assim de acordo com Lemos (1988, 10): 
Na maioria das vezes, o acesso da criança a textos – ou a objetos portadores de textos – e as situações em que textos são produzidos, é identificado com a posição do espectador.
E ainda quando se diz que a criança participa dessas atividades ou manipula esses objetos, não fica claro como práticas discursivas orais, e, portanto, interpretáveis pela criança, permeiam essas atividades, e oferecem a ela lugares e modos de participação.
 
Com base na leitura das aulas 1 e 2 e análise das asserções acima, assinale a opção correta:
A (X) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
B ( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda contradiz a primeira.
C ( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D ( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E ( ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Exercício 2
2) Analisando o processo evolutivo da educação, podemos ver várias mudanças dentro da escola. Como podemos ler na pg. 16 da aula 1, a escola, tal como foi concebida na época, se revela um excelente instrumento de alfabetização, pois era, ao mesmo tempo, eficaz (além de promover uma técnica rudimentar de leitura, permitia a veiculação de novos valores), rápida (um ano era suficiente), segura (permitia o controle diário de aprendizagem) e, evidentemente, econômica. 
Pensando nesses aspectos (eficaz, rápida e segura) podemos concluir que a proposta de alfabetização da época estava pensada para atender as demandas do mercado e das indústrias da época. Aprender a ler rapidamente para ler os manuais das máquinas e equipamentos e aprender a escrever para poder anotar os procedimentos nas fábricas. 
Pensando no processo de Alfabetização e Letramento que a escola pratica hoje, voltada para a aquisição de Habilidades e Competências você acredita que conseguimos evoluir em termos de valorização do senso crítico e reflexivo do aluno? Justifique sua resposta. 
(X ) Sim. Porque inicialmente podemos apresentar uma dinâmica evolução no processo de recepção entre aluno e professor, dentro da busca pela alfabetização e letramento. Esse fato se dá pela evolução nas técnicas pedagógicas e consequentemente novas medidas, como busca inclusiva para o letramento, atividades que busquem o entreterimento e a coletividade em sala de aula, que são importantes para a socialização do aluno e úteis para seu aprendizado. Por fim ainda temos um enorme caminho a seguir para que as práticas usadas nas escolas possam formar alunos críticos reflexivos, mas em relação ao passado temos evoluído muito com o passar das gerações e das novas descobertas docentes. 
( ) Não. Porque...
É hora de darmos início às atividades?! 
Você encontrará aqui modelos de questões baseadas no Enem, no Enade e em provas de concursos. Algumas questões são adaptações de questões de provas anteriores desses exames. Não tenha pressa em responder. Leia as questões e o material de estudo com calma antes de responder as atividades. 
Você precisa ficar atento porque não é permitido reenviar atividades depois de corrigidas. 
Não faça cópia da internet ou qualquer outra fonte. Em caso de consultas indique sempre as referências! Bons Estudos!

Outros materiais