Buscar

AD1 Teatro e Educação 2018.1

Prévia do material em texto

AD1 – Primeira Avaliação a Distância Disciplina: Teatro e Educação
Coordenação: Profª Carmela Soares
	Nome: 
	Matrícula: 
	Polo: Cantagalo
Caro (a/x) aluno (a/x):
Prezado (a) aluno (a) essa é a sua primeira Avaliação a Distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Instruções:
Você vai encontrar 4 questões nesta prova;
Leia atentamente todas as questões;
Escreva com letra legível;
Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
Esta avaliação é individual e sem consulta; Responda com caneta azul ou preta.
BOM TRABALHO!
1º QUESTÃO (2,5 pontos)
Faça uma pesquisa sobre o folclore brasileiro. Escolha uma história ou lenda no site indicado abaixo.
Se você fosse contar para as crianças esta história que momentos importantes você escolheria? Crie um livro de pano, papelão ou outro material, ilustrando estes momentos, para ser utilizado em sala de aula. Solte a imaginação e use a criatividade pessoal. Utilize diversos materiais, como retalhos de tecidos, papéis diversos, botões, lã, cordas, barbante, lantejoulas, fitas, sucatas ou qualquer outro material para construir o livro.
 
 Justificativa da pesquisa: Escolhi a lenda do Boto. Identifiquei como momentos importantes quando o boto está na festa a escolha de uma jovem para levá-la até o rio e engravidá-la (depois de virar homem) e quando ele volta a ser boto abandonando assim a mulher grávida.
Entregue o livro no pólo junto da AD1. Vamos expor os livros durante a AP1 para que todos compartilhem da criatividade dos colegas. O trabalho será avaliado pela sua originalidade e contribuição pessoal, portanto evite fazer cópias, xerox ou recortes mimiografados. Tenha prazer ao realizar a atividade. Não iremos avaliar a beleza, isto é, o produto, mas sim a qualidade do processo, o esforço, a dedicação e a contribuição pessoal de cada um na realização do trabalho.
Site:http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
2º QUESTÃO (2,5 pontos)
Na página 50 da aula 13, você encontrará o tópico: “mostrando a realidade cênica com o próprio corpo”. Experimente fazer o mesmo em relação a história escolhida na questão 1.
A - Mostre com seu corpo o personagem principal da história. Como ele anda? De que maneira ele come? Como ele dorme? Como ele estuda? Como ele se relaciona com as outras personagens? Como ele anda de bicicleta? Invente as ações que você desejar.
Fiz a imitação do Boto já transformado em homem. Andei com elegância, um pouco "marrenta", com sorriso no rosto e encarando minha plateia (minha filha de 4 anos e minha mãe). Acariciei o rosto delas como quem quer conquistar. Chamei-as para dançar pegando apenas em suas mãos e dançando. Peguei uma flor artificial e dei para uma delas. 
B- Dê um corpo a este personagem e mostre a história para um grupo de alunos, familiares ou amigos.
Fiz as ações mostrando para minha filha e mãe. 
C - Faça um relato da experiência vivida no item A e B.
Foi uma experiência incrível. Super engraçada para quem estava assitindo. Encontrei um pouco de dificuldade para manter a boca calada, mas no geral foi fácil, considerando que foi a primeira vez. Mentalizei o pernosagem e minhas ações foram tentando mostrar uma pessoa conquistadora, educada, com segundos interesses e manipuladora. Minha filha por ser nova, nao compreendeu bem, mas minha mãe conseguiu identicar o interesse da conquistar e o jeito "marrento". Fiquei super feliz, pois consegui então falar através do meu corpo.
3º QUESTÃO (2,5 pontos)
Leia as aulas 11, 12 e 13 e crie um dicionário de 10 verbetes sobre a linguagem teatral. Você deve proceder da seguinte maneira. Escolha 10 verbetes ou termos que você desconhece em relação a linguagem teatral, como por exemplo: realidade cênica, fisicalização, foco de atenção ou ponto de concentração, etc. Procure entender estes conceitos antes de colocá-los no papel. Depois escreva o significado dos verbetes utilizando as suas próprias palavras.
1- Contracenar: regra básica para fazer teatro. Significa ter atenção à ação da outra para pessoa para que seu corpo possa rapidamente emitir uma resposta.
2- Consciência corporal: exige um trabalho de pesquisa sobre o corpo do outro, o próprio corpo, o espaço e objetos.
3- Saber teatral: estimula os sentidos e a sensibilidade da pessoa.
4- Saber sensível: é uma nova forma de ver o mundo com sensibilidade, intuição, imaginação. É como se apendesse a ver as coisas através da leveza da alma.
5- Jogo teatral: expressa um universo fictício com poesia e metáforas.
6- Signo teatral: distingue o significante e significado da linguagem teatral.
7- Pensamento contemporâneo do ensino da arte: é uma proposta de unir o fazer e todos os procedimentos metodológicos para aumentar o saber fazer artístico.
8- Comunicação no teatro: é necessário envolver todo corpo, desde a cabeça ate aos dedos dos pés.
9- Realidade Cênica: é a resposta de como o corpo foi usado no espaço.
10- Educação estética: contato sensível do aluno com o mundo. É uma educação do sentimento.
4º QUESTÃO (2,5 pontos)
No módulo de Teatro-Educação, capítulo 13 ou 3, na página 54, há duas sugestões de jogos corporais (o jogo da bola e o jogo do espelho). Realize os dois jogos com um grupo de alunos ou colegas e escreva um relato sobre a experiência, levando em consideração os pontos a seguir:
A – Descreva a forma como ministrou o jogo?
Coloquei de frente as pessoas com menos afinidade uma com a outra. Fiquei andando monitorando as ações e reações dos participantes. 
Primeiro fiz o jogo da bola e em seguida quando já estavam mais "soltos" fiz o jogo do espelho.
B - Quais as facilidades e dificuldades encontradas por você durante o processo de aplicação dos jogos?
Tive facilidade em organizar o jogo de bola, porém dificuldade para manter todos concentrados enquanto não estavam com a bola. No jogo do espelho foi tudo mais fácil.
C – Qual o perfil do grupo? Quem foram os participantes?
Foi um grupo com muita vontade em realizar o jogo. Estavam super ativos. Os participantes foram meus colegas que jogam vôlei comigo. São homens, mulheres, adultos e adolescentes.
D - Como foi a reação do grupo?
Riram muito no jogo do espelho. Fizeram cenas interessantes e engraçadas, deixando de lado a timidez e criando um contato maior com a pessoa que tinha pouco contato. 
Já no jogo da bola, não tiveram atenção nas palavras que eu falava, como por exemplo, a bola é cinquenta vezes mais pesada ou cem vezes mais leve. Então não mudavam a postura. Não tive muito sucesso. Após os jogos eu passei as explicações, observações e falei dos objetivos dos jogos. Eles se supreenderam!
E - Que impressões, sensações e sentimentos você teve como professor ou facilitador do processo?
No jogo da bola me senti fracassada, pois não tive o resultado que esperava. Tive sensação de inutilidade por não alcançar meu obejtivo.
No jogo do espelho me senti realizada. Pude enxergar claramente os objetivos sendo alcançados. Me senti uma grande líder. Fiquei bastante feliz e emocionada.
Aprendi que tudo é uma troca, eles aprenderam e me ensinaram. Para algo dar certo, tem que ter entrosamento, afinidade, disposição.

Outros materiais