Buscar

Prova Discursiva Final Noções de Direito

Prévia do material em texto

Noções de Direito
 Prova: 5432441
QUESTÃO:
1. Ivo e sua esposa, Lúcia, adquiriram uma residência através de um contrato verbal realizado com Agenor. Ivo e Lúcia residiram tranquilamente no imóvel há mais de 15 anos, quando foram acionados judicialmente. O autor da demanda objetivava desapropriar o casal, pois alegava que era o proprietário de direito do imóvel. Diante do relato, explique por que Ivo e Lúcia não se caracterizam como proprietários do imóvel e indique a forma de aquisição da propriedade cabível no caso em debate.
RESPOSTA ESPERADA:
É considerado proprietário pela lei aquele que possui uma escritura pública registrada no Registro de Imóveis. Neste caso, Ivo e Lúcia possuem apenas um contrato verbal com o antigo proprietário/possuidor. A forma de aquisição da propriedade cabível no caso é o usucapião.
QUESTÃO:
2. A nacionalidade vincula o indivíduo ao seu povo, seu Estado. É um direito fundamental protegido pela Constituição Federal, garantindo ao nacional direitos e deveres para com o país ao qual está vinculado. Partindo dessa temática, disserte sobre as possíveis formas de aquisição da nacionalidade, citando ainda um caso de perda da naturalidade.
RESPOSTA ESPERADA:
Com o nascimento (brasileiro nato) ou com a naturalização (brasileiro naturalizado), a perda da naturalidade pode ocorrer por sentença judicial, quando o naturalizado cometer alguma atividade nociva ao interesse nacional; quando adquirir outra nacionalidade, com exceção no caso de reconhecimento da nacionalidade originária pela lei estrangeira e, caso o país anfitrião exija a naturalização como condição de permanência em seu país.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes