Buscar

QUESTOES FARMACOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cocaína, obtida da Eritroxylon coca, atua como estimulante do sistema nervoso central, razão pela qual já foi indicada para tratamento de pacientes deprimidos. Assim é que, Sigmund Freud no começo de sua carreira, indicou cloridrato de cocaína para seus pacientes. Qual o principal mecanismo de ação da cocaína sobre terminais neuronais catecolaminérgicos? Esta droga aumenta ou diminui a transmissão neuronal nestes terminais?
As catecolaminas (dopamina, adrenalina e noradrenalina) são derivadas do aminoácido tirosina. Elas apresentam uma estrutura química chamada catecol, que possui uma anel aromático ligado a duas hidroxilas. Os neurônios catecolaminérgicos estão localizados no SNC e tem como função a regulação do movimento, da atenção, do humor e das funções viscerais, tendo isto em mente, pensamos sobre o efeito da cocaína nos mesmos. 
A cocaína é considerada uma droga com poder estimulante, ou seja, seu efeito no sistema nervoso central é caracterizado pela euforia, aumento do estado de alerta, energia e intensa emotividade, estes efeitos ocorrem devido aumentarem significativamente a concentração de monoaminas (dopamina, serotonina e noradrenalina) na fenda sináptica. A cocaína desempenha uma ação simpaticomimética indireta, atuando principalmente nos transportadores localizados na membrana pré-sináptica, que são responsáveis por interromper a sinalização química por meio do sequestro das catecolaminas. O bloqueio ocasionado pela cocaína aumenta os níveis de dopamina, serotonina e noradrenalina na fenda sináptica e resulta na superestimulação dessas vias.
2) A alfa-metil-DOPA é exemplo de pro-droga que é metabolizada no interior de neurônios catecolaminérgicos dando origem a alfametil-noradrenalina. Qual a utilidade clinica e o mecanismo de ação deste agonista? 
A principal utilidade clínica da alfa-metil-dopa é sua atividade anti-hipertensiva.
O mecanismo de ação: A Alfa Metildopa é um inibidor da descarboxilase de aminoácidos aromáticos em animais e seres humanos. O efeito anti-hipertensivo da Alfa Metildopa deve-se provavelmente ao metabolismo para alfa-metilnorepinefrina, que reduz a pressão arterial por estimulação dos receptores inibitórios alfa-adrenérgicos centrais, falsa neurotransmissão e/ou redução da atividade de renina plasmática. A Alfa Metildopa demonstrou reduzir a concentração tecidual de serotonina, dopamina, norepinefrina e epinefrina.
Referências Bibliográficas 1. DEF- Dicionário de Especialidades Médicas, 2009/10. Editora de Publicações Científicas LTDA. 
Receptores onde atuam noradrenalina e adrenalina são divididos em alfa e beta-adrenérgicos, sendo que, há ainda, subtipos de receptores. Qual subtipo de receptor que predomina sobre coração, pulmão, útero, vasos sanguíneos da musculatura esquelética, vasos sanguíneos cutâneos e olho?
Os subtipos predominantes sobre os órgãos citados acima são, respectivamente: B1 (coração); B2 (pulmão); B2 (útero, musculatura lisa); B2 (musculatura esquelética); A1 (V. sanguíneos cutâneos e olho) 
Agonistas seletivos de receptores beta-2 adrenérgicos como, por exemplo, terbutalina e salbutamol, podem ser utilizados para aliviar crises asmáticas e causam menor incidência de efeitos colaterais se comparados à adrenalina. Explique porque, se utilizados em doses elevadas, estes fármacos podem causar taquicardia como efeito colateral.
Os efeitos colaterais do B2 agonistas dependem da dose e via de administração e as reações mais comuns são decorrentes da estimulação simpática, entre estas reações, a taquicardia e outras arritimias. Pacientes com doenças cardiovasculares são mais propensos aos efeitos pois 14% dos receptores encontrados no ventrículo esquerdo e 26% dos do átrio direito são do tipo B2. Os efeitos metabólicos podem ocorrer quando da utilização de altas doses, podem ocorrer hiperglicemia, aumento de corpos cetônicos, ácidos graxos livres, glicerol, lactato e hipopotassemia (desvio transcelular do potássio pelos B2-agonistas). 
 Explique porque a hipotensão postural (ortostática) acontece naturalmente em pessoas idosas e porque Prazosina e terazosina (exemplos de fármacos de uma mesma classe) podem causar hipotensão postural em qualquer idade, mencionando o mecanismo de ação do fármacos citados.
A definição de hipotensão ortostática (HO) é uma queda na pressão arterial sistólica maior ou igual a 20 mmHg e/ou uma queda na pressão arterial diastólica maior ou igual a 10 mmHg, no momento em que um indivíduo se move da posição supina (deitado) para a posição ortostática (em pé) ou dentro de 3 min após a ortostase1 .
Entre as causas de HO pode-se citar desordens do sistema nervoso central (atrofia de múltiplos sistemas, mal de Parkinson), diabetes mellitus (DM), amiloidose, síndrome paraneoplásica, etilismo crônico, uso de medicamentos (antipsicóticos, antihipertensivos, antidepressivos, vasodilatadores, etc), desidratação, cardiopatias, hipertensão arterial sistêmica (HAS), entre outros2,3,5-12. Por causa das mudanças fisiológicas relativas à idade no sistema cardiovascular e por uma brusca resposta do sistema simpático, os idosos tendem a ser mais vulneráveis ao estresse ortostático do que os jovens3,6.
Medicamentos como a Prazosina e a Tetrazosina (antiadrenérgicos) são responsáveis pela contração dos vasos sanguíneos (vasoconstricção) e como a hipotensão ortostática é causada por acúmulo de sangue nas extremidades do corpo, quando o retorno venoso é prejudicado, o efeito vasoconstrictor pode ser responsável por este processo, ou seja, o uso destes medicamentos pode ter como efeito colateral a Hipotensão ortostática.

Outros materiais