Buscar

aula pratica josie 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO AULA PRÁTICA
	Nome: Cleice Meire Oliveira
	Aula Prática nº: 03
	
	 
	Curso: Licenciatura em Educação Física
	Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica
	Turma/Semestre: 1º semestre
	Polo: Breves 
 	
	Tutor de Sala: Fernando Antônio de Sousa Silva
	
	Tutor eletrônico: Camila Benedetti Napoli
Descrição da aula:
	Introdução:  
 SALTO é conteúdo principal desta aula. Apresentamos algumas ideias de atividades de saltos encadeadas, com respaldo na Ginástica Artística (GA), no Salto em Distância (SD) e no Salto em Altura (SA). 
Estratégias e recursos da aula:
 Ilustrações a baixo apresentamos os tipos de saltos mais comuns. Essas posições serão trabalhadas e desenvolvidas na aula de uma forma lúdica.
 Objetivo: explorar as quatro posturas básicas: grupado, carpado, estendido, afastado. 
 
 Realizar o aquecimento articular: Pega-pega das posições: Os alunos estarão espalhados e escolhe-se o pegador. O aluno pego deve assumir uma das quatro posturas e para salvá-lo outra criança que não está pega deve realizar uma ação. A criança que assume a posição estendida será salva realizando um giro com o auxilio do colega; a criança que assumir a posição grupada será salva com alguém saltando sobre ela; a criança que assume a posição afastada será salva quando outro aluno passar por baixo da perna.
ATIVIDADE 02: 
  Descrição: Jogo das Posições- Este jogo tem como objetivo ensinar as 4 posições básicas dos saltos mais simples provenientes da GA. Ele funciona na mesma dinâmica da brincadeira “morto ou vivo”, porém mais difícil, pois nos valemos de 4 posições diferentes. Peça para os alunos sentarem-se no chão da quadra, espalhados, de modo a não encostarem um no outro. O professor chamará qualquer uma das 4 posições básicas da GA para que os alunos executem, a saber: posição esticada – deitado, com o corpo totalmente esticado ( use a figura do palito de picolé para ilustrar o movimento), posição grupada – sentado, segurando os joelhos com as pernas dobradas, posição afastada – sentado com as pernas estendidas e afastadas umas das outras ao máximo e mãos nos pés, posição carpada – pernas unidas e estendidas e mãos nos pés. A medida que o aluno erre, ele se tornará um ajudante para verificar se os outros colegas estão fazendo a posição certa.
Dica: diminua o tempo entre falar uma e outra posição para elevar o nível de dificuldade do jogo.
Atividade 03:
	  Descrição: Trabalhando as Diferentes Posições- Usando as posições apresentadas e praticadas na atividade anterior, peça que todos os alunos se levantem e promova um jogo com a mesma dinâmica, porém, eles deverão começar em pé, saltar e executar a posição no ar e terminar em pé outra vez.
 
 ATIVIDADE 04
Descrição: Pulando Corda- Peça aos alunos para se dividirem em trios. Cada trio receberá uma corda, onde 2 ‘baterão’ a corda para o terceiro aluno pular. Cada aluno deverá escolher a forma que pulará a corda antes de começar a fazê-lo. Peça para que cada aluno conte o máximo de vezes que conseguiu pular da forma escolhida. Estimule-os a realizarem o salto na corda utilizando algumas das posições apresentadas.
Dica: É importante ressaltar que TODOS os alunos devem passar pelo momento de pular a corda em seu trio.
ATIVIDADE 05
Descrição: Brincando com as cordas- Peça para que os trios se juntem de 2 em 2 formando SEXTETOS. Cada sexteto terá duas cordas, com as quais simularão as margens de um “rio” pelo qual terão que pular sobre, de um lado para o outro. O importante nesta brincadeira é que o “rio” de cada sexteto tem que ter o tamanho máximo possível de modo que TODOS do grupo têm que conseguir pular pelo “rio” sem pisar nas cordas e chegando ao outro lado.
Dica: 1 – Caso alguém caia no meio das cordas, o rio tem que ser diminuido, caso os integrantes do grupo caiam muito depois da corda, o rio tem que ser aumentado.
2 – Cabe ao professor ajudar os alunos a verificarem a distância máxima que o grupo pode ter.
Material Utilizado:
	Tatame e colchão.
Conclusão Final: 
	Oportunizar a compreensão e aplicação da terminologia e técnicas atuais da ginástica, bem como aplicação das atividades físicas com e sem implementos manuais destacando as diferentes propriedades motoras, acrobacias elementares, atividades naturais em aparelhos.
Breves - PA
 2017

Outros materiais