aula 1  Introducao a Adm em saude bucal

aula 1 Introducao a Adm em saude bucal


DisciplinaAdministração Odontologica I5 materiais28 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Administração e Gerenciamento em Saúde Bucal
aula 01 - Princípios Gerais da Administração
Profa Maria Isabel Aguilar
UNIEURO
Graduação em Odontologia II/2015
ORGANIZAÇÕES
Produção de bens (produtos)
Prestação de serviços (atv especializadas)
Recursos Humanos
Recursos não humanos
Fim lucrativo
Fim não lucrativo
As organizações são muito diversificadas e diferenciadas. 
Não há duas organizações iguais, assim como não existem duas pessoas idênticas. 
Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia e política de negócios etc.
Em cada organização, o administrador soluciona problemas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações etc., exclusivos daquela organização. 
Um administrador bem-sucedido em uma organização pode não sê-lo em outra.
ADMINISTRAÇÃO 
CONCEITO: condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa.
FINALIDADE: trata do planejamento, da estruturação, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma Organização.
A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.
é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizaçóes lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas.
A TGA trata do estudo da Administração das organizações.
ESPECIALIDADES DA ADMINISTRAÇÃO
Administração da Produção (dos bens ou dos serviços prestados pela organização)
Administração Financeira,
Administração de Recursos Humanos, 
Administração Mercadológica,
Administração Geral.
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da Administração Científica de Taylor. 
A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
 - Tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de matéria administrativa; tudo é questão de bom senso;
- Fayol adota a denominação princípio, afastando a idéia de rigidez;
- Procurou de forma mais clara, os cinco elementos primários no processo administrativo:
Planejamento;
Organização;
Direção;
Coordenação e
Controle
- Tais princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo e lugar;
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do desenvolvimento Organizacional.
A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência.
 Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia.
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia -provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. 
Cada teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas cinco variáveis.
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Habilidade técnica:
 Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação.
 É muito importante para o nível operacional.
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Habilidade humana: 
Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Habilidade conceitual: 
Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajuste do comportamento de suas partes. 
Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de um setor ou grupo imediato.
 É muito importante para o nível institucional.
A combinação dessas habilidades é importante para o administrador.
Na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual.
 Os níveis inferiores requerem considerável habilidade técnica dos supervisores para lidar com os problemas operacionais e concretos da organização.
A TGA se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe de lado as habilidades humanas e técnicas. 
Em outros termos, se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.
essas três habilidades - técnicas, humanas e conceituais - requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito. 
As competências - qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas - constituem o maior patrimônio pessoal do administrador
COMPETÊNCIAS
CONHECIMENTO significa todo o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens.
Como o conhecimento muda a cada instante em função da mudança e da inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o administrador precisa atualizar-se constantemente e renová-lo continuamente. 
COMPETÊNCIAS
PERSPECTIVA/HABILIDADE : significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação. 
Em saber transformar a teoria em prática. Em aplicar o conhecimento na análise das situações e na solução dos problemas e na condução do negócio.
 Não basta apenas possuir o conhecimento; ele pode ficar apenas em estado potencial. Torna-se necessário saber como utilizá-lo e aplicá-lo nas diversas situações e na solução dos diferentes problemas
COMPETÊNCIAS
ATITUDE significa o comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se defronta no seu trabalho. 
A atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente. 
Envolve o impulso e a determinação de inovar e a convicção de melhorar continuamente, o espírito empreendedor, o inconformismo com os problemas atuais e, sobretudo, a facilidade de trabalhar com outras pessoas e fazer as suas cabeças.
COMPETÊNCIAS
JULGAMENTO: capacidade de análise, de avaliação da situação.
Ponderar o risco com espírito crítico e definir prioridades. 
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO
O passaporte para a sustentabilidade poderá ser alcançado na medida em que cada pessoa que integra as empresas, desde o último colaborador contratado até o Presidente do Conselho de Administração, se conscientize de sua missão, cada um em seu nível de atuação, e use a sua liberdade para desempenhá-la com total responsabilidade e comprometimento com a atuação ética
I - De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
II - O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.
III - O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado
Adriana
Adriana fez um comentário
Nao consigo visualizar... me manda por email. Por favor! aadriana.lima@live.com
0 aprovações
Carregar mais