Buscar

Tópicos estudo Aula Família

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

��	
A FAMÍLIA NOS DIVERSOS CONTEXTOS E SERVIÇOS ASSISTENCIAIS/GENOGRAMA
Abrange mulheres e filhos. Os laços de sangue agrupavam as pessoas na gens.
Característica: chefiada por um homem que possuía o paterpotesta (poder de vida e morte) sobre a mulher, os filhos e certo número de escravos.
 Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento(1994)- o ano internacional da família
Políticas e leis que apoiassem a família -(PSF)
O ano 1994, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional da Família”, constituiu-se também o marco/momento brasileiro de oficialização da família, como foco do cuidado profissional de saúde em atenção básica, através do Programa/ Estratégia de Saúde da Família.
As concepções sobre família e criança sofreram transformações ao longo do tempo, sendo influenciadas em cada período histórico pelos avanços no conhecimento e pelo envolvimento dos vários agentes e segmentos da sociedade.
A família pode ser definida como um grupo unido por laços de casamento, sangue ou adoção, vivendo em um único espaço, com papéis de marido e de esposa, de mãe e de pai, de irmão e de irmã e que criam uma cultura comum.
Na abordagem da família é preciso considerar o seu contexto sócio-político-cultural e econômico, bem como se faz necessário conhecer o processo da composição e da dinâmica de cada família;
Famílias como aliadas na construção de uma vida saudável e no processo de cura e de reabilitação;
DESENHOS FAMILIARES 
Desenhos de família, criando os filhos: a família goianiense e os laços parentais (SOUSA E RIZZINI, 2001)
Nuclear simples – família constituída pelo casal em que ambos tiveram apenas uma união e têm ou já tiveram filhos;
Mononuclear– família constituída pelo casal, em que ambos tiveram apenas uma união e nunca tiveram filho(s);
Monoparental feminina simples – organizada em torno da figura feminina, que não tem companheiro co-habitando;
Monoparental masculina simples – organizada em torno da figura masculina, que não tem companheira co-habitando
Nuclear extensa – Família constituída pelo casal, em que ambos tiveram apenas essa união e têm ou já tiveram filho(s), com agregados adultos (maiores de dezoito anos) morando juntos;
Nuclear com avós cuidando dos netos – Família constituída pelo casal de avós, que cuidam e educam os netos de menos de dezoito anos; 
Nuclear reconstituída - Família constituída pelo casal, em que um deles ou ambos já tiveram mais de uma união conjugal;
ABORDAGENS DA FAMÍLIA NO CENÁRIO DA ESF
A família é abordada de diferentes formas no cenário da ESF.
Família/indivíduo/domicílio: nesta abordagem unem-se os sentido/conteúdo de família/indivíduo e família/domicílio, diferenciando-se por ser focado, agora, num doente presente no domicílio ou em outros indivíduos sob circunstâncias específicas do processo de saúde/doença (exemplo: a puérpera, o recém-nascido, o idoso, hipertenso, agressor).
Família/comunidade: neste tipo de abordagem a família se transforma em ‘as famílias’; sua identidade e processo de viver definem-se sob parâmetros universais, proveniente do contexto, da inserção social, do ambiente físico social da comunidade.
 Família/risco social: neste enfoque a atenção está dirigida às condições de um grupo específico de famílias, geralmente aquelas em exclusão social, que vivem em comunidades periféricas.
 A assistência em saúde da família requer enfoque multidimensional do ser e viver família, em sua interface com o processo de saúde doença e se concretiza nos diversos ambientes por onde ela transita e em sua cotidianiedade . 
GENOGRAMA: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO NA ESF
O genograma é a elaboração da árvore da família, uma prática antiga que vem, recentemente, sendo usada como uma técnica de avaliação clínica das famílias. O desenvolvimento do genograma envolve um processo complexo, no qual a entrevista é uma parte significativa e a
comunicação que ocorre entre o profissional e a família pode ser entendida como um processo envolvendo interação social, recuperação de memórias e desenvolvimento próprio. Ele fornece informações demográficas, de posição funcional, recursos e acontecimentos críticos na dinâmica familiar.
A aplicação do genograma em saúde da família permite uma visualização do processo de adoecer, facilitando o plano terapêutico e, à família, uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento de suas doenças. Analisando o genograma, pode-se ter uma visão histórica de como a família enfrenta os acontecimentos críticos e, particularmente, as mudanças no ciclo da vida.
A ESF utiliza a ficha de cadastro das famílias, , que compõe o prontuário da família, a qual permite à equipe de saúde conhecer as condições de vida das pessoas na sua área de abrangência, sendo fonte inicial de contato e coleta de dados familiares. Contém dados sobre o número de pessoas que compõe a família, a idade, o sexo, os perfis de alfabetização, a ocupação, crianças em idade escolar, se estão estudando ou fora da escola, as doenças ou situações de saúde, além de condições de moradia, saneamento básico, utilização de serviços de saúde, lazer e transporte. Caracteriza-se como fonte de informação sobre morbidade referida, direciona para uma análise do coletivo ao propor que as equipes de saúde façam consolidados

Outros materiais