Buscar

Ética, Politica e Sociedade - Prova 03 Discursiva Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. Em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, parte da sociedade se voltou para a constituição dos Direitos Humanos através de um documento chamado Declaração Universal dos Direitos Humanos, a fim de evitar as barbáries praticadas na história, nas guerras, nos processos de colonização e desenvolvimento político. Nesse sentido, dissertes sobre as questões de justiça social que são veiculadas através dos Direitos Humanos.
RESPOSTA ESPERADA:
Através dos Direitos Humanos, novas legislações foram criadas, a fim de proporcionar justiça e igualdade social. Entre elas, está o Código Civil brasileiro. O código dos Direitos Humanos prevê desenvolvimento de cidadania, acesso justo às condições de desenvolvimento pessoal e profissional. A ideia dos Direitos Humanos prevê melhores condições de descanso, saúde, educação, moradia, lazer e segurança a todos os cidadãos que fazem parte desta sociedade. Faz parte da concepção dos Direitos Humanos o conceito de Equidade, através dos programas sociais de Estado. A equidade, um conceito que leva em consideração a complexidade da ideia de desigualdade social, representa o acesso igualitário e universal para todos indivíduos, sem distinção de classe, religião ou qualquer outra dimensão.
QUESTÃO:
2. Facilmente ouvimos algum discurso que utilize os termos ética e moral para reclamar dos desmandos da política, da economia ou das injustiças sociais. A ética e a moral são conceitos que têm diferenças e semelhanças que estão ligadas à estruturação, organização e conduta de uma determinada sociedade. Nesse contexto, explique o papel da ética na sociedade.
RESPOSTA ESPERADA:
A ética pode ser relacionada com o discernimento e com a reflexão sobre a conduta individual ou social. A ética se reflete como um instrumento capaz de questionar problemas sociais a exemplo da corrupção, violência e desigualdades sociais. Também pode ser compreendida como uma ciência que estuda a ação e a conduta humana. E é facilmente confundida com o conceito de moral. A ética não trata apenas de decidir o que é o bem ou mal. Trata da complexidade da condição humana. Quer dizer se orientar para que a condição humana seja promovida através da cultura e dos costumes.

Outros materiais