Buscar

CONTEXTUALIZADA DE ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA
ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS
GEORGINA PEDROSA 
Vimos que lidar com a diversidade nas escolas tem sido o maior desafio da educação na sociedade contemporânea. Com base no tema, desenvolva uma reflexão crítica sobre a forma como o assunto tem sido tratado e o que ainda falta melhorar para que os conflitos e a exclusão ocasionados pela falta de habilidade de gerenciar as diferenças sejam extintos.
	A educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. As diferenças não devem ser vistas como problemas, mas como diversidade. Além de ser um direito, abrange caminhos para que todos trabalhem juntos, e que ao mesmo tempo atenda as necessidades individuais.
	É necessário muitas vezes um plano pedagógico que possa ser executado, portanto mudanças são sempre necessárias, seja na reestruturação física, na introdução de recursos e tecnologias, de profissionais capacitados e preparados para o ensino especial. Precisamos de uma rede de apoio as necessidades dessas crianças, família, médicos e educadores, uma equipe multidisciplinar.
	São muitos os desafios a serem enfrentados, evitar a má utilização e os desvios de recursos, é necessário mais investimento e que seja bem empregado, para que realmente ocorra uma assistência efetiva e funcional as crianças especiais.
	Com relação a interação com as crianças especiais e demais crianças, podemos dizer que nossas crianças já sabem respeitar as diferenças e sabem lidar melhor e com naturalidade, do que muitos adultos, pois elas fazem parte do seu cotidiano, porém muitas vezes a escola é que falta muitos meios de operacionalizar uma educação inclusiva mais eficaz, e as vezes a responsabilidades recai mais, como sempre, no professor. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Aspectos socioantropológicos/ Biblioteca Universitária Pearson. – São Paulo : 
Pearson Education do Brasil, 2014.

Outros materiais