Buscar

Apol História do Brasil I Sociedade e Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Afinal, nem mesmo os propósitos e promessa iniciais foram cumpridos. Enquanto a Academia não era uma realidade, os artistas seriam alocados diretamente a serviço do Estado, fariam retratos da realeza e parte da burguesia, e não teriam pruridos em mostrar seu engajamento no novo Estado. Apesar de não previsto, ou planejado como tal, o modelo ao menos teoricamente se encaixaria de forma perfeita aos planos do governo de D. João VI, o qual, junto com o Conde da Barca, acabaria por ver com bons olhos a oportunidade de desenhar uma memória real, selecionando um convencionalismo temático e uma certa contenção acadêmica. Aí estava uma arte fiel aos desígnios da Corte, mais ligada a um projeto palaciano do que atenta a qualquer traço relativamente popular. Por outro lado, essa arte neoclássica, com seu apelo a Antiguidade e a mitologia, traria a tradição e a continuidade que a monarquia tanto ansiava; sobretudo nessa situação inusitada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 213. 
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação da Escola de Arte fundada em 1816 no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Tinha como função estabelecer o modelo da arte indígena.
	
	B
	Ignorava o neoclassicismo francês como modelo a ser imitado.
	
	C
	Buscou contratar professores portugueses para ensinar a pintura barroca.
	
	D
	Tinha como objetivo a formação de profissionais que pintassem como os franceses.
	
	E
	Seus fundadores idealizavam a arte africana como modelo único a ser imitado.
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
	
	B
	Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
	
	C
	Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
	
	D
	Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
	
	E
	Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986, p. 42. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
	
	A
	Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
	
	B
	Propagandas de remédios.
	
	C
	Debates políticos entre diversos partidos.
	
	D
	Jingles políticos veiculados a cada hora no período da manhã e da noite.
	
	E
	Sorteios da loteria federal.
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A imigração em massa de europeus – italianos, alemães, espanhóis – prepararia o ‘estoque genético’ para o branqueamento [da população brasileira]. Em grande parte, a imigração não era vista somente como substituição da mão de obra escrava, mas do próprio negro afrodescendente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 53
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura, a partir da proibição do tráfico negreiro em 1850, é correto afirmar que a política adotada pelo Estado brasileiro passou a ser a de:
	
	A
	Implementar núcleos de colonos imigrantes japoneses na região do nordeste brasileiro.
	
	B
	Incentivar a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre dos imigrantes europeus.
	
	C
	Incentivar o trabalho assalariado dos escravos.
	
	D
	Decretar a Lei Saraiva-Cotegipe, que incentivou a vinda de imigrantes alemães para o Brasil.
	
	E
	Favorecer a entrada dos imigrantes italianos com a intenção única de contribuir para a mestiçagem da população brasileira.
Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 276. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
	
	A
	Grega
	
	B
	Eslovena
	
	C
	Japonesa
	
	D
	Romena
	
	E
	Australiana

Outros materiais