Buscar

Porque é que a explosão da bomba atómica tem a forma de um cogumelo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Porque é que a explosão da bomba atómica tem a forma de um cogumelo? 
A nuvem em forma de cogumelo que se forma aquando da explosão de uma bomba atómica não exclusivo destas. Todas as explosões de origem química são capazes do mesmo fenómeno desde que a quantidade de energia seja suficiente.
Então o que acontece?
Quando a bomba explode, são libertadas imensas quantidades de energia em pouco tempo libertando calor e ondas de choque. O resultado desta mega combustão é uma bola de fogo gigante que vai aumentando o seu raio em todas as direcções; o ar aquecido pela explosão vai ascender sob a forma de uma coluna que suga tudo a sua volta.
O resultado é algo parecido a um cogumelo. Quanto mais energia libertada maior será esse “cogumelo”.
Fonte: http://curiofisica.com.br/explosao-atomica-cogumelo/
POR QUE A EXPLOSÃO ATÔMICA TEM FORMA DE COGUMELO?
Postado em 23 março 2009 
Tags: Física, física classica 
Autor Diego GaleanoFecharAutor: Diego Galeano Nome: Diego Galeano
Email: galeano88@gmail.com
Site: http://curiofisica.com.br
Detalhes: Idealizador e criador do antigo blog curiofisica.blogspot.com e idealizador e criador deste site. Adiministrador dos coteúdos e da equipe que forma o CurioFísica.com.br. Além de pesquisador e produção dos textos no caderno de Física.Veja os artigos deste autor (72) 
Para começarmos devemos ressaltar que a nuvem em forma de cogumelo não é uma característica somente de bombas atômicas, as bombas químicas também provocam o mesmo efeito dependendo da quantidade de energia que a explosão proporciona. Porém, o que acontece para que tenha essa forma?
A explosão causada pela bomba, ou uma combustão um pouco mais energética, gera uma quantidade de energia muito grande em pouco tempo e espaço, liberando calor e ondas de choque. Essa energia aquece o ar em sua volta, resultando numa enorme bola de fogo que sobe rapidamente. Durante essa subida gera-se uma forte corrente de ar ascendente (para cima) e suga todo o material pulverizado pela explosão. O resultado disso seria o talo do “cogumelo”.
Agora o “chapéu do cogumelo” é formado porque a bola de fogo vai subindo até chegar a sua altura máxima, mas essa altura vai depender da energia liberada pela explosão (quando maior a energia, maior será sua altura). Ao atingir sua altura máxima ela não tem mais energia suficiente para continuar subindo e se expandi horizontalmente, ou seja, começa a crescer para os lados.

Outros materiais