Buscar

LISTA REVISAO MECANICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

REVISÃO ELETRICIDADE
PROFESSOR: ROBSON ANTONIO LEITE
Data: 22 / 11 / 2016
	
Questão 01 - (UEMA) O módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica em um ponto “P” é igual a “E”. Dobrando-se a distância entre a carga e o ponto “P”, por meio do afastamento da carga e dobrando-se também o valor da carga, o módulo do vetor campo elétrico, nesse ponto, muda para:
a) 8E	b) E/4	c) 2E	d) 4E	e) E/2 
Questão 02 - (PUC SP) Seis cargas elétricas puntiformes se encontram no vácuo fixas nos vértices de um hexágono regular de lado L. As cargas têm mesmo módulo, |Q|, e seus sinais estão indicados na figura.
Dados:
k0 = 9,0×109 N⋅m2/C2
L = 3,0⋅101 cm; |Q| = 5,0⋅10−5 C
No centro do hexágono, o módulo e o sentido do vetor campo elétrico resultante são, respectivamente,
a) 5,0×106 N/C; de E para B.
b) 5,0×106 N/C; de B para E.
c) 5,0×106 N/C; de A para D.
d) 1,0×107 N/C; de B para E.
e) 1,0×107 N/C; de E para B.
Questão 03 - (UFPR/2012) Um próton movimenta-se em linha reta paralelamente às linhas de força de um campo elétrico uniforme, conforme mostrado na figura. Partindo do repouso no ponto 1 e somente sob ação da força elétrica, ele percorre uma distância de 0,6 m e passa pelo ponto 2. Entre os pontos 1 e 2 há uma diferença de potencial ΔV igual a 32 V.
 Considerando a massa do próton igual a 1,6 x 10-27 kg e sua carga igual a 1,6 x 10-19 C, assinale a alternativa que apresenta corretamente a velocidade do próton ao passar pelo ponto 2.
a) 2,0 x 104 m/s.
b) 4,0 x 104 m/s.
c) 8,0 x 104 m/s.
d) 1,6 x 105 m/s.
e) 3,2 x 105 m/s.
Questão 04 - (UFPR/2012) A unidade de uma grandeza física pode ser escrita como		. Considerando que essa unidade foi 
escrita em termos das unidades fundamentais do SI, assinale a alternativa correta para o nome dessa grandeza.
a) Resistência elétrica.
b) Potencial elétrico.
c) Fluxo magnético.
d) Campo elétrico.
e) Energia elétrica.
Questão 05 - (UEPG PR/2010) Uma carga elétrica em repouso cria, no espaço a sua volta, um campo elétrico. Se uma carga de prova qo (positiva) é abandonada nesse espaço, sobre ela atuará uma força elétrica devida ao campo elétrico. Suponha que a carga de prova qo se desloca de um ponto A para um ponto B.
Sobre este fenômeno físico, assinale o que for correto.
01. O trabalho realizado pelo campo elétrico, sobre a carga de prova, é em módulo igual à variação da sua energia potencial elétrica. 
02. O campo elétrico não realiza trabalho sobre a carga de prova enquanto está se desloca do ponto A para o ponto B.
04. A carga de prova tende a se deslocar do ponto de maior potencial elétrico para o ponto de menor potencial elétrico.
08. A intensidade do trabalho realizado pelo campo elétrico sobre a carga de prova, ao se deslocar entre os pontos A e B, depende do caminho seguido ao ir de um ponto ao outro.
16. Se a carga de prova se desloca sobre uma superfície equipotencial, o trabalho realizado pelo campo elétrico sobre ela é, em módulo, maior que o trabalho realizado para provocar o mesmo deslocamento entre duas superfícies sujeitas a diferentes potenciais.
Questão 06 - (FURG RS) Raios são descargas elétricas naturais produzidas quando ocorre uma diferença de potencial suficientemente elevada entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo. Num raio entre uma nuvem e o solo, valores típicos de tensão são da ordem de 20.000.000 de volts. A descarga é extremamente rápida, com uma duração da ordem de 1ms. Neste período, a corrente é avaliada em 180.000 ampéres. Calcule durante quantos meses a energia elétrica liberada na produção deste raio poderia suprir uma residência cujo consumo mensal é de 250 kWh.
a) 4.
b) 2.
c) 1.
d) 80.
e) 40.
Questão 07 - (UEPG PR) Sobre corrente elétrica e circuitos elétricos, assinale o que for correto. 
01. Corrente elétrica é a quantidade de carga que flui através de uma área especifica por unidade de comprimento.
02. Todo circuito elétrico tem, no mínimo, duas partes: uma fonte de energia e um dispositivo que utiliza a energia elétrica.
04. Quanto maior a resistência elétrica de um material condutor, menor será a fração da energia cinética dos elétrons que é convertida em calor.
08. Para os materiais que obedecem à lei de Ohm, a diferença de potencial V, através de uma amostra particular do material, é proporcional à corrente i que passa pelo material.
16. Um elemento de um circuito elétrico submetido a uma diferença de potencial Vab, através do qual passa uma corrente elétrica i, consome energia quando a corrente flui do potencial mais baixo para o potencial mais elevado e fornece energia para o circuito quando a corrente flui no sentido contrário.
Questão 08 - (FUVEST SP) Medidas elétricas indicam que a superfície terrestre tem carga elétrica total negativa de, aproximadamente, 600.000 coulombs. Em tempestades, raios de cargas positivas, embora raros, podem atingir a superfície terrestre. A corrente elétrica desses raios pode atingir valores de até 300.000 A. Que fração da carga elétrica total da Terra poderia ser compensada por um raio de 300.000 A e com duração de 0,5 s?
a) 1/2
b) 1/3
c) 1/4
d) 1/10
e) 1/20
Questão 09 -­ (UEL PR) As Baterias de íon-lítio equipam atualmente vários aparelhos eletrônicos portáteis como laptops, máquinas fotográficas, celulares, entre outros. As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer 1000 mAh (mil mili Ampère hora) de carga. Sabendo-se que a carga de um elétron é de 1,60 × 10‐19C, assinale a alternativa que representa corretamente o número de elétrons que fluirão entre os eletrodos até que uma bateria com essa capacidade de carga descarregue totalmente. 
0,62 × 10‐18
1.6 X × 10‐16
5,76 × 1013
3,60 × 1021
2,25 × 1022
Questão 10 - (UEPG PR) A respeito da resistência elétrica apresentada pelos condutores e de resistores elétricos, assinale o que for correto.
01. Resistor é um dispositivo elétrico especialmente construído para impedir a passagem da corrente elétrica.
02. Dobrando o comprimento de um condutor e mantendo a sua área de secção transversal, sua resistência dobra, porém sua resistividade se reduz à metade.
04. Lâmpadas ligadas em série tem suas intensidades luminosas reduzidas à medida que no circuito se acrescentam novas lâmpadas.
08. A resistência elétrica de um condutor depende de suas dimensões, da sua condutividade e da sua temperatura. 
Questão 11 - (UEPG PR) Considere duas lâmpadas de filamento idênticas, com resistência R e potência P. A figura abaixo representa duas possíveis associações para as lâmpadas, uma associação em série e outra em paralelo, ambas alimentadas por baterias cujas fem's são iguais e valem ε. Com relação aos circuitos elétricos formados pelas lâmpadas e a bateria, assinale o que for correto.
01. A resistência equivalente à associação em série será igual ao quádruplo da resistência equivalente à associação em paralelo. 
02. A corrente elétrica através das lâmpadas associadas em série será igual à quarta parte da corrente através das lâmpadas associadas em paralelo.
04. A potência dissipada pelas lâmpadas associadas em série será igual à quarta parte da potência dissipada pelas lâmpadas associadas em paralelo.
08. As lâmpadas associadas em série brilharam com intensidade quatro vezes menor do que a intensidade com que brilharam as lâmpadas associadas em paralelo.
16. A vida útil da bateria que alimenta as lâmpadas associadas em série será quatro vezes maior do que a vida útil da bateria que alimenta as lâmpadas associadas em paralelo.
Questão 12 - (UFTM) Assinale a alternativa que explica corretamente o funcionamento dos elementos componentes de um circuito elétrico.
a) A resistência interna do amperímetro deve ser muito pequena, de forma a não interferir no valor da corrente a ser medida.
b) Os fusíveis são elementos de proteção, pois não deixam passar qualquer corrente que os atinja. 
c) Os resistores são elementos muito utilizados para economizar energia elétrica, pois produzem energia térmica.
d) A capacidade de geração de energia poruma bateria termina quando sua resistência interna diminui, esgotando-a.
e) Os receptores de um circuito elétrico convertem toda a energia elétrica recebida em energia térmica.
Questão 13 - (UESPI) A resistência equivalente entre os terminais A e B da bateria ideal no circuito elétrico a seguir é igual a:
a) R	
b) 2R	
c) 3R	
d) 4R 	
e) 5R
Questão 14 - (FATEC SP) Num circuito elétrico, uma fonte, de força eletromotriz 18V e resistência elétrica 0,5Ω, alimenta três resistores, de resistências 1,0 Ω , 2,0 Ω e 6,0 Ω conforme abaixo representado.
As leituras dos amperímetros ideais A1 e A2 são, em ampères, respectivamente
a) 6,0 e 4,5	b) 6,0 e 1,5	c) 4,0 e 3,0
d) 4,0 e 1,0	e) 2,0 e 1,5
Questão 15 (UEL-PR) No circuito representado no esquema a seguir, a resistência de R2 é igual ao triplo da resistência R1.
O valor do resistor R, em ohms, é igual a:
a) 20	b) 10	c) 5,0	d) 3,6	e) 1,8 
Questão 16 (F.M. Itajubá-MG) Abaixo temos esquematizada uma associação de resistências. Qual é o valor da resistência equivalente entre os pontos A e B?
Questão 17 (ITA-SP) Determine a intensidade da corrente que atravessa o resistor R2 da figura quando a tensão entre os pontos A e B for igual a V e as resistências R1; R2 e R3 forem iguais a R
a) V/R b) V/3R c) 3V/R d) 2V/3R
e) nenhuma das anteriores
Questão 18 (UEL-PR) O valor de cada resistor, no circuito representado no esquema a seguir, é 10 ohms. A resistência equivalente entre os terminais X e Y, em ohms, é igual a:
a) 10 b) 15 c) 30 d) 40 e) 90
Questão 19 (Fuvest-SP) Considere um circuito formado por 4 resistores iguais, interligados por fios perfeitamente condutores. Cada resistor tem resistência R e ocupa uma das arestas de um cubo, como mostra a figura a seguir. Aplicando entre os pontos A e B uma diferença de potencial V, a corrente que circulará entre A e B valerá:
a) 4V/R	b) 2V/R	c) V/R	d) V/2R	e) V/4R
 (Fuvest-SP) Dispondo de pedaços de fios e 3 resistores de mesma resistência, foram montadas as conexões apresentadas abaixo. Dentre essas, aquela que apresenta a maior resistência elétrica entre seus terminais é:
a)
b)
c)
d)
e)
Questão 21 (Mackenzie-SP) Entre os pontos A e B do trecho do circuito elétrico abaixo, a ddp é 80 V. A potência dissipada pelo resistor de resistência 4 Ω é:
a) 4 W	b) 12 W	c) 18 W	d) 27 W	e) 36 W
Questão 22 - (FATEC SP) Atualmente, a maioria das pessoas tem substituído, em suas residências, lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, visando a uma maior economia. Sabendo-se que a luminosidade da lâmpada fluorescente de 15 W equivale à da lâmpada incandescente de 60 W, o efeito da substituição de uma lâmpada incandescente que funcione em média 6 horas por dia por outra fluorescente será uma economia mensal, em kWh, de 
a) 4,5.	b) 8,1.	c) 10,2.	d) 13,5.	e) 15,0.
Questão 23 - (UEPB) Acerca do assunto tratado no texto, em relação ao consumo de energia elétrica da residência, resolva a seguinte situação problema: A figura abaixo representa parte de um circuito elétrico de uma residência, com alguns componentes eletrodomésticos identificados com suas respectivas potências (tabela abaixo). A instalação elétrica desta residência está ligada a uma rede monofásica de 220V e protegida por um disjuntor ou fusível F.
Considerando que todos os equipamentos estejam ligados ao mesmo tempo, o consumo de energia elétrica da residência, em kWh, durante 120 minutos, é:
a) 4,56	b) 3,52	c) 6,32	d) 2,84	e) 5,34
Questão 16 - (UFU MG) Um resistor de resistência , ligado a um gerador ideal de força eletromotriz , aquece 200 g de um líquido contido em um recipiente, como mostrado na figura a seguir.
GABARITO
E
E
C
B
05
A
24
D
E
12
31
A
B
B
C
3,5 Ω
A
B
A
C
E
B
D
C

Outros materiais