Buscar

O filme Tempos Modernos resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário robotia-se a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.
Carlitos, personagem principal interpetado por Chales Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquinha e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o temino de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.
Sob uma saturação, Carlitos adoece e é internado em um sanatório. Ao retonar, depara-se com a crise de 29, na qual toda parte empregativa estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver à toda aquela crise.
Em meio a toda confusão que acontecia na cidade, como protesto e greves, ele acaba sendo confundido com um agitado comunista e é preso. Após algum tempo o operário é solto pela polícia por agradecimentos, uma vez que ajudou na prisão de um traficante que tentava fugir. Em meio a outras prisões posteriores conhece uma moça pela qual se apaixona.
O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo.
Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempe nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
O filme: Tempos Modernos com Charles Chaplin nos mostra o tratamento desumano à classe trabalhadora (o proletariado).
Os burgueses, que eram os donos dos meios de produção, exploravam muito essa mão-de-obra que era tão miserável. Faziam- os trabalharem em extensas carga horárias para aumentar a produtividade nas suas empresas, sem contar com as condições subumanas em que se encontravam.
Desde a revolução industrial foi constante a luta por melhores condições de trabalho ( melhores salários, carga horária menor , higiene e segurança).
Há um momento no filme que mais arrancou gargalhadas dos expectadores, que foi quando apareceu uma engenhoca para que fosse usada pelos operários em suas refeições, que deu mais problemas do que trouxe soluções.
Podemos perceber o tamanho da preocupação dos proprietários, em diminuir o tempo de almoço dos trabalhadores para que esse tempo economizado fosse aproveitado para uma imediata volta ao trabalho em busca de uma maior produtividade e consequentemente maiores lucros.
Naquela época não havia nenhuma preocupação com a condição humana,  mas os proprietários tinham uma grande preocupação, a de estarem sempre buscando inovações para que o homem fosse substituído por máquinas que seriam controladas por uma mão- de- obra qualificada ,fazendo com que muitos fossem dispensados.
No primeiro momento do filme é mostrada a cena que muitas ovelhas caminham juntas como se fossem ser abatidas e em seguida uma multidão se atropelando como se caminhassem para a morte. Isso nos mostra o quanto o ser humano é tratado como um animal pela sociedade.
O capitalismo é tão atual hoje, como era naquela época o tema mais discutido .
Um poder minoritário sobre a maioria, um chefe que controla a todos através de um telão sempre pedindo cada vez mais produção. O lucro é mais importante e o homem se transforma em máquina, pois engenhocas são inventadas para que o trabalhador não precise parar, nem mesmo para comer.
Aquele que não consegue acompanhar o ritmo de trabalho que lhe cobram, acaba sendo engolido.
A polícia que deveria proteger o cidadão trabalhador, está do lado de quem tem o poder econômico.
O fechamento das fábricas,causa um grande problema de desemprego, depressão e fome.
Nos é apresentado no filme uma menina faminta que rouba bananas para comer, o que torna-se freqüente pela situação que é apresentada. Daí, muitas manifestações contra a fome e o desemprego, assim como a repressão policial aos movimentos populares.
O filme Tempos Modernos mostra exatamente uma época em que as pessoas trabalhavam muito e ganhavam pouco; A grande diferença entre a classe trabalhadora e os proprietários da produção; A luta por carga horária menor,bons salários e boas condições para trabalhar.
O que posso concluir sobre o filme,  é que foi excelente para mostrar a realidade cruel de uma época em que pessoas eram tratadas como animais ,sem direitos e nem sentimentos respeitados, o que atualmente há em pequena escala no Brasil.
As pessoas devem ser tratadas com mais respeito, principalmente aquelas que fazem parte das classes menos privilegiadas e que passam por tantas dificuldades e são ainda os que trazem os produtos para o nosso consumo que faz parte de nossa  sobrevivência.
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.”

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes