Buscar

unidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIDADE III
CESSÃO DA HERANÇA – CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
A cessão de direitos hereditários é possível tanto de forma oneroso como de forma gratuita, conforme veremos a seguir.
3.1. Cessão da herança gratuita – cessão de direitos hereditários
Antes do inventário dos bens deixados pelo falecido finalizar recebendo, oportunidade em que, será deferido a cada herdeiro aquilo que lhe cabe, é possível que o herdeiro queira transferir os seus bens a terceira pessoa de forma gratuita ou onerosa. Se a cessão da herança for de forma gratuita, haverá incidência de ITCD (imposto de transmissão causa mortis e doação). Nesta hipótese, haverá a incidência, por duas vezes do imposto ITCD, o primeiro quando da transmissão do falecido aos herdeiros e a segunda, quando o herdeiro cede os seus direitos. 
Embora, muitas vezes, encontramos na prática algumas cessões de bens específicos, tal situação não é permitida, pois antes da partilha, o herdeiro não é proprietário de bem específico e sim de uma parte do todo. Exemplo, imagine que uma pessoa seja herdeira de 1/5 de uma casa e 1/5 de um carro, caso queira ceder apenas a sua parte na casa, não poderá.
3.2. Cessão da herança onerosa – cessão de direitos hereditários
A cessão da herança poderá se dá de forma onerosa, hipótese em que teremos a cessão de direitos hereditários onerosa e não compra e venda, pois o que se está cedendo são apenas direitos e não propriedade de bens específicos. Neste caso, para saber se a transferência terá ou não incidência de imposto, é necessário verificar os bens que compõem a herança. Se houver bem móvel, não terá incidência de imposto, e se o bem for imóvel, gerará incidência da ITBI – Imposto de transmissão de bens imóveis. Como falado acima, não é permitida a cessão sobre bem específico.
A alíquota do ITCD e do ITBI são diferentes, da mesma forma que, a avaliação do bem, também, é feita por pessoa diversa. Se for ITBI a incidência será sobre o valor da avaliação feita pelo município onde o bem está localizado. Se ITCD a incidência será sobre o valor da avaliação feita pela administração fazendária.

Outros materiais