Buscar

– ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APS 2 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA I
Conceitue os seguintes termos:
	Administração de ativos
	Administrar, o ciclo de vida de um ativo (equipamentos de TI, Maquinários de Produção)desde sua compra até o fim de seu ciclo. 
	Alavancagem
	É o uso de ativos operacionais e ou recursos financeiros, com custos e despesas fixas, visando aumentar o retorno dos acionistas. 
	Ativo circulante
	São bens e direitos da empresa que pode ser convertido em dinheiro a curto prazo (12 meses), ex. adiantamento a fornecedores, estoques, aplicação financeira a curto prazo
	Balanço patrimonial
	É demonstração financeira, um relatório contábil que mostra a situação contábil, financeira e econômica da empresa. É o equilíbrio entre ativo e passivo.
	Break-even
	É o equilíbrio entre o total da receita e o total de despesas da empresa. Neste ponto lucro é igual a zero.
	Controle financeiro
	É a organização, administração e controle do dinheiro que foi investido, que foi gasto, as dívidas e tudo que estiver relacionado com o capital financeiro de uma empresa ou pessoal.
	Custo de oportunidade
	Indica o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico.
	Custo direto
	São custos que podemos apropriar diretamente aos produtos e variam de acordo com a quantidade de produto, ex. mão de obra direto e material direto.
	Custo fixo
	São os custos que a empresa possui, independente da produção ou da venda ex.: aluguel da fabrica, seguro da fabrica, salário do supervisor, energia da fabrica...
	Custo indireto de fabricação
	São custos que não são identificados diretamente nos produtos e serviços. Por consequência, os custos enquadrados nesta categoria não podem ser relacionados a produtos específicos, existindo a necessidade de que sejam estabelecidos critérios de rateio para serem devidamente alocados
	Custo indireto
	É aquilo que não se identifica em nenhum produto ou serviço. Ex: mão de obra de supervisores, manutenção de maquinas, depreciação.
	Custo variável
	São custos que sofrem alterações conforme o aumento da produção, ou seja, quanto mais vender mais custos variáveis terá ex: matéria prima, horas extras, embalagens, material direto, mão de obra direta 
	Custo 
	São os gastos necessários para aquisição, conversão, produção. Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Ex: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.
	Depreciação
	Depreciação corresponde ao encargo periódico que determinados bens sofrem, por uso, obsolescência ou desgaste natural.
	Desembolso 
	É tirar um montante do caixa da empresa para pagar algo que a empresa adquiriu. Saída financeira da empresa para pagar uma obrigação.
	Despesa 
	Despesas é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Ex: Materiais de escritório, Salários da administração, despesas com vendas, despesas financeiras, propaganda e marketing, despesas administrativas, frete, despesas de propaganda, comissão sobre venda.
	DRE
	Demonstração de Resultado do Exercício tem como finalidade apurar o lucro ou prejuízo de exercício, se a empresa ganhou ou perdeu com seus negócios. 
	EBTIDA
	EBTIDA trata-se de um indicador financeiro, ele nos mostra quando a empresa gera de recursos através de suas operações ela fornece aos administradores a possibilidade de analisarem além do resultado final, o processo com um todo
	Gasto 
	Gasto é o valor utilizado pela empresa para compra de um bem ou serviço, como por exemplo veiculo, moveis, ferramentas.
	Grau de Alavancagem financeiro
	GAF Alavancagem é um termo genérico que designa qualquer técnica usada para multiplicar a rentabilidade
	Grau de Alavancagem operacional
	GOA revela como uma alteração no volume de atividade da empresa influi sobre o resultado operacional, é determinado pelos custos e despesas da empresa, apresentando maior capacidade de alavancar os lucros aquela que apresentar maiores custos e despesas totais.
	Grau de Alavancagem total
	É o uso potencial de custos fixo operacionais e financeiros, par aumentar os efeitos das variações nas vendas sobre o lucro por ação.
	Investimento 
	Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando ao aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital
	LADIR
	Lucro Antes da Depreciação e do Imposto de Renda
	LAIR
	Lucro Antes dos Impostos de Renda calcula-se deduzindo do Lucro Bruto, todas as despesas incorridas pela empresa, considerando outras receitas ou despesas operacionais.
	LAJIR
	É o lucro operacional, obtido nas demonstrações de resultados das empresas, o cálculo do LAJIR permite estimar o resultado das operações sem a inclusão das receitas ou despesas financeiras.
	Lucratividade
	É dada em percentual e indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Para calculá-la, basta dividir o lucro pelo total das vendas e multiplicar por 100:
	Margem de contribuição
	É a contribuição dada por cada unidade vendida para a cobertura dos custos e despesas fixas da empresa, após atingir o ponto de equilíbrio para geração de lucros.
	Passivo circulante
	Passivo Circulante e Não Circulante são as dívidas, obrigações, riscos e contingências como atuações ficais, trabalhistas, ações judiciais. Obrigações que vencem no exercício seguinte ao do encerramento são classificadas de curto prazo, vencidas depois do término do exercício seguinte são longo prazo.
	Planejamento financeiro
	
Planejamento financeiro uma projeção de receitas e despesas, ele serve para mostrar a situação financeira da empresa.
	Ponto de equilíbrio econômico
	PEE - É o Lucro Minimo representado pelo custo de oportunidade do investimento feito pelos proprietários, ou seja, um resultado mínimo que compense o investimento realizado 
	Ponto de equilíbrio financeiro
	PEF – Ponto de Equilibrio Financeiro,é o calculo de vendas que iguala as entradas com saídas de caixa. A grande contribuição do ponto de equilíbrio financeiro é eliminar os eventuais conflitos entre os prazos de pagamento e de recebimentos.
	Ponto de equilíbrio operacional
	PEO é formado por custos e despesas fixos e variáveis com as receitas de vendas, lucro antes dos juros e do imposto de renda é igual a zero, volume mínimo de vendas necessário para pagar todos os custos operacionais fixos e variáveis da empresa.
	Rateio
	Forma de apropriação dos custos em determinado produto ou centro de custo, ou seja, divisão dos custos.
	Realizável a longo prazo
	RLP são investimentos em outras empresas, Imobilizado: móveis, imóveis, Intangível: direitos autorais
	Rentabilidade
	Indica o percentual de retorno do investimento realizado na empresa.
	ROA
	È o retorno sobre o Ativo
	ROE
	È o retorno sobre o Patrimônio Líquido
	ROI
	È o retorno sobre o Investimento

Outros materiais