Buscar

portifolio Etica profissional do serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplinas: Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social – Ética Profissional do Serviço Social
Professor (a) /tutor (a) local:
Nome do Aluno (a), RU: 
Identificação Bibliográfica: Maria Lucia Silva Barroco forma-se em Serviço Social pela PUC/SP (1982), atuando profissionalmente na coordenação de projetos de urbanização de Favelas, na CDHU e na PMSP, e no projeto de Teatro com Presas (os), na Penitenciária Feminina da Capital (SP) e na PAPUDA, no DF. É aluna do Curso regular de Graduação em Filosofia (USP) entre 1982 e 1985, quando ingressa na docência, na PUC/SP ministrando disciplinas de sua especialidade: ética, direitos humanos e marxismo. Nessa instituição, titula-se doutora em Serviço Social, em 1997, orientada pelo Prof. Dr. José Paulo, com a Tese: "Ontologia Social e Reflexão Ética". Em 2000, cria e passa a coordenar o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos (NEPEDH), na Pós Graduação em Serviço Social. Em 2001, participa do Curso de Especialização em Direitos Humanos, na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, sendo orientada pelo Prof.Dr. Joaquin Herrera. Em 2007, realiza Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa, sob orientação do prof. Dr. José Barata Moura. “Atualmente, com o apoio do CNPq, desenvolve a pesquisa Neoconservadorismo e irracionalismo contemporâneo: fundamentos teóricos e manifestações ideo-culturais”, que se desdobra nas atividades do NEPEDH, em 2012 e 2013, com o tema: Os direitos humanos e o direito à memória e à verdade. É autora de diversos livros e artigos sobre os seus temas de pesquisa.
RESENHA
O texto escrito por Maria Lúcia Silva Barroco destaca a relação entre ética e Moral, apontando a diferença entre elas. Época em que o discurso capitalista triunfa sem encontrar rivais faz-se mais do que nunca necessário o estudo da ética e da moral. E o desafio do presente trabalho é justamente esse, apresentar noções conceituais, características e distinções entre os institutos, pois, saber quais os limites aceitáveis para a consecução do fim desejado é indispensável para qualquer profissional que ambicione não apenas o sucesso financeiro, mas também, o crédito e o comprometimento com a sociedade que lhe é própria. 
 Desde os primórdios os seres humanos agrupam-se a necessidade de sobrevivência. Diante disso, notou-se que essa convivência não se dava de qualquer forma, passou ela a ser regida pela maneira como a maioria dos partícipes aceitava o comportamento individual, onde uma ação individual espelhava a ação do grupo, a ideia de que os ditames condicionais de vivência em comunidade estão diretamente relacionados ao que se chama de ética.
A ética é um ramo da filosofia dedicada a assuntos morais, valores e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela é universal, serve para guiar as nossas condutas e garantir o equilíbrio social.
 A moral é um conjunto de regras adquiridas através de costumes, cultura, educação e tradição de um determinado grupo da sociedade. Diferencia-se da ética, Pois esta tem de julgá-la o comportamento moral do individuo em seu meio. Porém ambas buscam o bem está social.
Ética profissional é um conjunto de necessidades e de respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista. Para ser ético na profissão, primeiramente temos que ter ética pessoal, sem este, isso se tornará impossível. Ética profissional é o conjunto de normas morais que o individuo deve se basear na sua vida profissional, ou seja, seus valores, os princípios básicos para a ética profissional é: honestidade no trabalho, ser fiel a empresa, respeito ao próximo e seus colegas de trabalho, segredo profissional, atenção às normas da empresa.
 A moral profissional deriva-se do comportamento do indivíduo, como decisões, escolhas, juízos e ações de valor moral. Para que se torne concreto é preciso que se integre e se manifeste moralmente como moralidade objetiva. É a racionalidade da moral universal concreta que pode dar um conteúdo à moralidade subjetiva da mera consciência moral.
O código de ética profissional foi criado, para que as empresas se orientem em seu desempenho, em suas ações e tratamento de seus clientes. As maiorias das profissões existem seus próprios códigos de ética, como os médicos que tem como ética tratar da vida e da morte, ética profissional é o compromisso, o respeito mútuo, a tolerância, agir correto com caráter e responsabilidade.
Em suma enquanto moral é algo que o homem desenvolve de acordo com os costumes os hábitos a religião e a época em que vive, a ética é algo atemporal, ou seja, independentemente do local e da época o ser humano sempre carregará consigo a ética.
Concluindo a diferenciação sobre ética e moral, podemos contrapor os seguintes parâmetros objetivos: ética é princípio, moral é uma conduta específica; a ética é atemporal, a moral é temporal; a ética se rege por um padrão universal enquanto a moral utiliza de padrão cultural, ética é regra, moral é a conduta da regra e finalmente, como ponto diferencial mais óbvio: ética é teoria, moral é prática.
 .

Outros materiais