Buscar

D192 NP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

D192 – Métodos de Pesquisa – NP1
 1- Porque se faz pesquisa?
E) Todas as alternativas – Todas as alternativas apresentadas correspondem ao porquê de se fazer pesquisa na atualidade
2 – O desenvolvimento e o resultado da pesquisa básica são difundidos por comunicação em revistas, congressos e livros. Esta é a importância da textualidade para a comunicação do conhecimento produzido. É pela linguagem que o pesquisador docente tem acesso ao conhecimento científico. Esse fato relaciona a linguagem à:
B) Produção e a difusão da ciência – A linguagem é apresentada como elemento de transposição, unindo através das fórmulas do saber cientifico a textualidade dos fenômenos e as problemáticas de pesquisa.
3 - A geração de conhecimento: 
I. Significa a atividade nas áreas de C&T e de P&D, que têm como resultado ou produto, as descobertas, invenções ou inovações. 
II. Dá-se em laboratórios de universidades e centros de pesquisa. 
III. Na área tecnológica tem lugar nos laboratórios, oficinas, plantas-piloto e parques tecnológicos 
IV. Nunca ocorre em incubadoras de empresas de universidades e de centros de pesquisa ou em instalações de pesquisa das indústrias. 
V. Interessa de perto ao setor produtivo
E) Somente IV está correta - A participação da indústria na geração de conhecimento na área tecnológica se dá porque as inovações interessam de perto ao setor produtivo.
O conhecimento gerado na área científica tem sido de grande utilidade para as pesquisas na área tecnológica. Este conhecimento estabelece um fluxo de informações sobre novas descobertas e invenções de interesse para o desenvolvimento de um produto ou um processo produtivo. Da mesma forma, o avanço do conhecimento na área tecnológica interessa às pesquisas na área científica, porque significa a possibilidade de se utilizar os resultados obtidos na produção de novos instrumentos e equipamentos para análises, mensurações e determinações, bem como para criação de condições especiais para observações.
 4 - Assinale a alternativa correta: 
Assinale a alternativa correta: 
I. O conhecimento gerado na área científica tem sido de grande utilidade para as pesquisas na área tecnológica 
II. O conhecimento científico não estabelece um fluxo de informações sobre novas descobertas e invenções de interesse para o desenvolvimento de um produto ou um processo produtivo. 
III. O avanço do conhecimento na área tecnológica interessa às pesquisas na área científica, porque significa a possibilidade de se utilizar os resultados obtidos na produção de novos instrumentos e equipamentos para análises, mensurações e determinações, bem como para criação de condições especiais para observações
B) Somente II está incorreta – Está errada quando diz que o conhecimento cientifico não estabelece um fluxo de informações sobre novas descobertas e invenções de interesse para o desenvolvimento de um produto ou um processo produtivo.
 5 - O conjunto de atividades voltadas para a busca de um determinado conhecimento utilizando métodos específicos é:
Pesquisa - A pesquisa é o exercício ou a prática da busca do conhecimento, conduzido por meio do método científico escolhido.
 6 - Em relação à ciência, assinale a única alternativa incorreta:
	
- O cientista deve sempre transcender a realidade para buscar o significado imanente às coisas da natureza; - É esperado do cientista o contrário, é esperado que o cientista utilize de métodos baseados na realidade observável e não que a transcenda, como uma observação rígida dos sistemas naturais da realidade.
 7 - Com respeito à pesquisa científica, leia as seguintes afirmações e a seguir assinale a alternativa correta:
I - As noções sobre pesquisa científica na graduação auxiliam na compreensão do assunto estudado de um modo muito melhor do que qualquer outro tipo de trabalho, além de capacitar o aluno a trabalhar com coleta e organização de informação, que é uma habilidade indispensável no mundo atual
II - Aprender a fazer pesquisa é importante para avaliar de forma inteligente e crítica as pesquisas desenvolvidas por terceiros.
III - Aprender a padronização de um relatório de pesquisa visa exclusivamente ao aperfeiçoamento da estética dos trabalhos acadêmicos.
IV - Aprender a padronização de um relatório de pesquisa visa à competência do pesquisador de não são dar boas respostas a perguntas difíceis, mas também conseguir informar seus resultados de modo claro, acessível e dentro de um padrão familiar à comunidade científica.
I, II e IV – a alternativa III está incorreta, pois a padronização de um relatório de pesquisa não visa exclusivamente ao aperfeiçoamento estético, mas sim há um modelo técnico que possibilite uma melhor compreensão através de seus elementos comuns às técnicas de pesquisa.
Qual dos nomes abaixo também é atribuído ao conhecimento desenvolvido nas universidades? 
Conhecimento Acadêmico – Este é o nome do conhecimento desenvolvido pelas universidades.
9 - I - Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto que passa a ser conhecido.
II – A previsão científica é infalível
III – O conhecimento que adquirimos é sempre aparente
IV – A ciência está sempre limitada às condições de sua época
I e III estão corretas – a I está correta, pois conhecer de fato é estabelecer uma relação entre a pessoa e o objeto de estudo, assim como na III onde afirma que o conhecimento adquirido é sempre aparente.
- A pesquisa pode ser classificada em dois grupos quando se leva em conta a sua finalidade. Finalidades motivadas por razões intelectuais e por razões de ordem prática. Analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta.
Cada finalidade possui objetivos e aplicações específicas. Os dois tipos são exclusivos entre si e só um pode ser selecionado para a pesquisa. – Os dois tipos não são exclusivos entre si, sendo apenas duas ramificações na ordem das razões intelectuais, são normalmente divididas como intelectual em sentido ideológico e de ordem pratica em sentido mais próximo ao material.

Outros materiais