Buscar

Exercicio de Gestão de Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DA QUALIDADE:
 Contribuições dos gurus para o desenvolvimento das ideias sobre qualidade.
Conhecer alguns conceitos básicos de qualidade.
R: Satisfação do cliente - Adequação ao uso - Conformidade aos requisitos:
Conhecer as duas importantes ferramentas utilizadas na identificação e solução de problemas que são o ciclo PDCA e MASP.
Conhecer as importantes ferramentas gerenciais e da gestão de qualidade (brainstorming, DMAIC, histograma, espinha de peixe- Ishikawa.
HISTOGRAMA é um gráfico de barras verticais que apresenta valores de uma certa característica agrupados por faixas. É útil para identificar o comportamento típico da característica. Usualmente, permite a visualização de determinados fenômenos, dando uma noção da frequência com que ocorrem.
DMAIC É um método estruturado para alcance de metas estabelecidas pelo Seis Sigma, sendo capaz de melhorar a velocidade, qualidade e custos.D – Define (Definir): Definir com precisão o escopo do projeto.M – Measure (Medir): Determinar a localização ou foco do problema.A – Analyze (Analisar): Determinar as causas de cada problema prioritário.I - Improve (Melhorar): Propor, avaliar e implementar soluções para cada problema prioritário. C - Control (Controlar): garantir que o alcance da meta seja mantido a longo prazo
Conhecer os 8 (oito) princípios da qualidade.
1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Envolvimento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Abordagem sistêmica da gestão 6. Melhoria contínua 7. Abordagem factual para a tomada de decisão 8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
Conhecer os conceitos de custos da qualidade, prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas que impactam o resultado final da organização, em termos de qualidade.
Técnicas de melhoria de processo e controle que garantam o aprimoramento da qualidade.
Conhecer as ferramentas da qualidade: qualitativas e quantitativas.
R: As variáveis quantitativas são características que podem ser descritas por números, sendo estas classificadas entre contínuas e discretas. – Variáveis discretas: a variável é avaliada em números que são resultados de contagens e, por isso, somente fazem sentido números inteiros. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.– Variáveis contínuas: a variável é avaliada em números que são resultados de medições e, por isso, podem assumir valores com casas decimais e devem ser medidas por meio de algum instrumento. Exemplos: massa (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Variáveis Qualitativas - As variáveis qualitativas (ou categóricas) são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. E podem ser nominais ou ordinais. – Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. – Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,…, dezembro).
Conhecer o conceito do FMEA.
R: é um método usado no desenvolvimento de produto e processo, para o desenvolvimento de ações de melhoria para a minimização e de falhas consideradas mais críticas segundo alguns critérios. Pode ser aplicado tanto na melhoria de produto quanto na melhoria de processos de fabricação.
FMEA possui 3 etapas: identificar, analisar e implementar.
Conhecer a definição e os conceitos do QFD e qualidade total.
R: é um método usado no processo de desenvolvimento de produto, cujo objetivo principal é transformar requisitos de produto definidos pelo mercado em características do produto. O QFD só levará aos benefícios esperados se houver primeiramente comprometimento e integração de times multifuncionais.
Princípios ISSO 9000.
Conhecer o conceito e definição do Seis Sigma.
R: É um programa de melhoria que tem por objetivo a redução de desperdícios da não qualidade e consequentemente a redução de custos e a melhoria no atendimento dos requisitos dos clientes sendo portanto uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa que tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas.
Black Belts - Lideram equipes na condução de projetos multifuncionais ou funcionais. • Green Belts - São profissionais que participam das equipes lideradas pelos Black Belts . • White Belts - São profissionais do nível operacional da empresa.

Outros materiais