Buscar

SCA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SCA
1) ADH (importância e como ocorre o mecanismo de regulação deste hormônio);
Hormônio antidiurético, impedindo que a urina seja liberada em grande quantidade promove uma maior reabsorção de água, através das aquaporinas, fazem com que no ducto coletor, que seria jogado fora, acaba sendo reabsorvido para conseguir “segurar” por mais tempo no corpo e ser eliminado um “xixi” mais concentrado. Começa agir no túbulo contorcido distal e finaliza sua ação no ducto coletor.
2) Forma como ocorre a hematose (lei de Fick e sua importância neste mecanismo);
 Acontece através da troca de Oxigênio pelo gás carbônico e vice-versa entre os alvéolos e vasos sanguíneos. 
A lei de Fick diz que o coração tem o poder de alto batimento cardíaco, ele se auto governa até um determinado ponto. Esse coração depende de um fluxo sanguíneo para continuar batendo e conforme há um aumento da chegada grande de sangue no coração vai gerar um aumento nas células e consequentemente uma maior contratilidade. Para o processo de respiração celular. 
3) Características gerais do processo de digestão (o que ocorre nas etapas em que o bolo alimentar percorre o tubo digestório);
Formando por um extenso ducto com aproximadamente 9 metros de comprimento linear, constituído pela boca, seguido pela faringe, estômago, intestino e ânus. existem estruturas anexas, como por exemplo, os dentes, a língua e diversas glândulas (salivares, estomacais, vesícula biliar, fígado e pâncreas).
No interior da boca inicia-se o fracionamento das partículas alimentares através da mastigação, aumentando a superfície de contato do alimento com as enzimas (amilase salivar ou ptialina, quebrando amido em maltose e glicose), secretadas pela glândula salivar, formando uma massa (bolo alimentar) revolvida pela movimentação da língua, facilitando a deglutição. 
A digestão tem seu início na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva. O sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas (localizadas na língua), é através delas que identificamos quando determinado alimento é doce, salgado, azedo ou amargo.
Em seguida o bolo alimentar segue pela faringe que o empurra para o esôfago, este, através de seus movimentos peristálticos, empurra o alimento para o estômago.
No estômago o alimento é dissolvido pelo suco gástrico, que é produzido por fatores estimulantes como a visão, paladar, odor, mastigação, fome, etc. Apenas 5% da digestão ocorre no estômago. 
Do estômago, o bolo segue para o intestino delgado, onde os nutrientes serão reduzidos a moléculas muito pequenas através do processo de digestão.
4) Importância e o que é o Sistema Renina Angiotensina Aldosterona;
5) Relação altitude - respiração 
Conforme vai subindo a quantidade de oxigênio diminui aquela troca gasosa vai ocorrer de forma precária pq a quantidade de hemácia disponível para captar aquele oxigênio ela não será o suficiente para captar as poucas moléculas de oxigênio.
6) Relação da calcitonina, paratormônio e suas glândulas.
É um hormônio calcitonina: libera cálcio dos ossos para o sangue, estimula a absorção de cálcio pelo intestino e diminui sua eliminação pelos rins. Dessa forma, a calcitonina mantêm um nível adequado de cálcio no sangue, condição essencial para o bom funcionamento das células.
O hormônio da paratireoide é um hormônio secretado pelas glândulas paratireoides. Ele atua aumentando a concentração de cálcio no sangue, ao passo que a calcitonina atua diminuindo a concentração de cálcio.
7) Hormônios envolvidos na produção e liberação de leite materno, visão geral de glândulas e o que produzem;
Ocitocina e Prolactina 
São dois hormônios essenciais na hora da amamentação. A ocitocina tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. 
A prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise, que estimula a produção de leite pela mama no período da amamentação. 
A hipófise, glândula responsável pela produção e armazenamento desses dois hormônios, está situada na base do cérebro. 
8) Diferenças entre o plexo Submucoso e Mioentérico;
O plexo submucoso responsável pela secreção e fluxo sanguíneo local. ESTÁ LIGADO AS SUBSTANCIAS QUE SÃO SECRETADAS AS SECREÇÕES E FLUXO SANGUINEOS NAQUELAS REGIOES. Mais interna próximo do lumen (passagem) 
O plexo mioentérico (musculo), controla os movimentos peristálticos . É FUNCIONAMENTO DA MUSCULATURA FAZENDO COM QUE HAJA PASSAGEM DE TODO O MOVIMENTO PERISTÁLTICO DO INTESTINO. Fica mais superficial 
9) Mesentério e sua importância (faça uma leitura do "Abstract" do artigo que coloquei na aula).
De acordo com o artigo, o mesentério está classificado como um órgão, mas deixou em aberto suas possíveis funções dentro do organismo, dizendo que elas ainda precisam ser investigadas e mais bem compreendidas. No entanto, existem já alguns papeis deste órgão dentro do organismo que são bastante conhecidos.
O mesentério faz parte das estruturas abdominais e é basicamente o responsável por fixar toda parte móvel do intestino, ligando-o ao organismo através de nervos e vasos que alimentam o trato intestinal e também trazem os nutrientes absorvidos na digestão nestes órgãos", Dentro de sua estrutura formada por lipídios, o mesentério traz diversos vasos sanguíneos, nervos e até linfonodos e vasos linfáticos (parte do sistema imunológico do organismo), dando todo o suporte ao intestino em sua ligação com o restante do corpo.
Sua estrutura em forma de leque é maleável o suficiente para permitir que o intestino se movimente, o que é muito importante para suas funções, principalmente de defesa contra infecções. "Se houver uma apendicite simples, por exemplo, as alças do intestino têm mobilidade suficiente para conseguirem se defender desta infecção",

Outros materiais