Buscar

Envase: Máquinas para enchimento de líquidos (Indústria Farmacêutica)

Prévia do material em texto

MÁQUINAS DE ENCHIMENTO
 GRAVIMÉTRICO VOLUMÉTRICO
Pist 
 Pistão
	
 
 Recipientes de grande volume 
 ou para produtos bastante viscosos
 Produtos líquidos de 
 	 baixa viscosidade
 Cilindro dosador 
	 Cilindro Dosador
MÁQUINAS DE ENCHIMENTO
NÍVEL CONSTANTE
 
Indicada para envase de produtos líquidos
Enchimento por vácuo, vácuo e gravidade e vácuo e pressão.
MÉTODOS DE ENCHIMENTO
GRAVIMÉTRICO: Enchimento de recipientes até peso constante, ou seja, é acoplado a uma balança, uma célula de carga digital ou analógica que mede o peso do recipiente vazio e do conteúdo a ser envasado. O Enchimento gravimétrico usando tecnologia de pesagem é muito mais preciso que todos os outros métodos de medição e enchimento.
VOLUMÉTRICO: A quantidade de enchimento é dada pelo deslocamento de um pistão, e para maiores alterações destas quantidades de enchimento é necessário uma mudança de pistão e cilindro dosador, podendo ser regulado com precisão para frações de mililitro.
Problemas: Líquidos muito viscosos podem fazer com que os pistões emperrem, no outro extremo, líquidos poucos viscosos escapam entre o pistão, resultando à falta de precisão no enchimento.
NÍVEL CONSTANTE: Esse método requer um recipiente como meio para controlar o enchimento de cada unidade. A quantidade a encher é alterada por dimensões da altura para qual o contentor é cheio.
TIPOS: Enchimento por vácuo: Veda-se a junta entre a cabeça de enchimento e o recipiente, fazendo com que haja vácuo dentro do recipiente que leva ao escoamento do líquido do depósito para o frasco. O nível do liquido sobe até que atinge o tubo de vácuo que está colocado a um nível constante desejado, e o excesso é despejado para o tanque onde se encontra o líquido em enchimento.
Gravidade e vácuo: Os depósitos com o líquido encontram-se a um nível superior à haste de enchimento, fazendo com que o movimento do líquido resulte da pressão negativa no recipiente e da força de gravidade.
Pressão e vácuo: Aplica-se uma pressão positiva ao líquido no depósito e, em combinação com o vácuo no recipiente, resulta num diferencial que permite um rápido enchimento, mesmo de líquidos bastante viscosos.
Os últimos dois métodos necessitam de uma válvula cuja abertura depende da presença do recipiente a encher e, após o enchimento, fecha automaticamente.

Outros materiais