Buscar

Previsão de Impactos Ambientais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Previsão de Impactos Ambientais.
É a inferência do ambiente que se terá futuramente após a instalação do empreendimento proposto. Trata-se de um prognóstico ambiental.
Deve ser fundamentada em hipóteses plausíveis e previsões confiáveis.
As funções da previsão de impactos são:
- Estimar a magnitude dos impactos ambientais;
- Fornecer informações para a etapa de avaliação de impactos ambientais;
- Prognosticar a situação futura do ambiente ;
- Comparar e selecionar alternativas;
- Fornecer subsídios para a definição de medidas mitigadoras. 
Diagnóstico Ambiental 
(Como está o meio ambiente)
 Identificação de Impactos
(o que será afetado)
Previsão de Impactos
(Como ficará o meio ambiente).
Planejamento da Previsão de Impactos
Nem todos os impactos identificados serão possíveis de quantificar e apenas alguns são significativos o suficiente para que se gaste tempo e dinheiro com a previsão dos efeitos dos mesmos.
Passos para a previsão de impactos:
1) Escolha de indicadores;
2) Escolha de um método e justificativa para tal;
3) Calibração e validação do mesmo (sempre com caráter conservador);
4) Aplicação e obtenção dos resultados;
5) Análise, tradução dos resultados encontrados.
Indicadores 
de Impactos
Um indicador é um parâmetro que fornece uma medida da magnitude do impacto ambiental, que serve como medida das condições ambientais de uma área ou ecossistema.
Os indicadores são úteis em várias partes do EIA: diagnóstico, previsão e monitoramento.
Indicadores Biológicos: Espécies bastantes sensíveis ás alterações de qualidade ambiental.
Indicadores Físicos:
- De qualidade do ar: CO, SO2, NO2, O3 e particulados em suspensão;
- De qualidade da água: Coliformes fecais, pH, DBO, OD, N total, Fosfato total e turbidez.
Métodos de Previsão de Impactos
Os métodos de previsão são ferramentas utilizadas para aumentar a confiabilidade do prognóstico ambiental. Não existe um método que seja melhor que os demais de forma geral. O melhor método de previsão será aquele mais adequado ao problema que se pretende resolver.
Modelos Matemáticos
Conjunto de equações matemáticas que descrevem um determinado fenômeno da natureza. Existem vários modelos desenvolvidos e disponíveis no mercado. Os modelos de dispersão de poluentes atmosféricos correlacionam a emissão de poluentes de uma chaminé com fatores meteorológicos como intensidade e direção dos ventos prevendo a concentração de poluentes em vários pontos situados em diferentes distâncias do local de emissão.
Modelos Gaussianos de dispersão atmosférica.
A dispersão da emissão é descrita através da equação:
Onde X é a concentração esperada do poluente no ponto de coordenadas x,y,z.
Q=vazão da emissão.
h= altura da chaminé
 
A propagação de ruídos é também prevista por modelos matemáticos que levam em conta os níveis de pressão sonora emitidos pelo conjunto de fonte que compõem o empreendimento , a localização da fonte e a atenuação pela distância, a existência de barreiras físicas e por terrenos com diferentes rugosidades(gramados, asfalto, etc) 
Antes de optar pelo uso de modelos matemáticos deve-se estar ciente das informações necessárias para alimentá-lo, informações estas que deverão ser de qualidade. Desta forma haverá custo e necessidade de pessoal capacitado para a aquisição das informações necessárias.
Comparação e Extrapolação
Outra forma de fazer a previsão de impactos é através de comparação e extrapolação para o caso em análise em relação a empreendimentos semelhantes.
Para um projeto minerário por exemplo pode-se prever a propagação de vibração devido o uso de explosivos da seguinte forma:
- Visita-se uma mina em atividade e se realiza medições de vibração, correlacionando estes dados com a quantidade de explosivo e a distância da detonação para o local de medição. Desta forma pode-se criar uma equação de propagação que poderá ser extrapolada para uso em locais de características comparáveis.
A análise de um novo empreendimento com estimativas de geração de resíduos, número de empregos diretos e indiretos alterados, volume de compras no mercado local, etc pode ser feita a partir de empreendimentos similares, principalmente se for da mesma empresa.
Nos EUA vários projetos de instalação da rede Wal-Mart foram rejeitados, devido a comparações com instalações mais antigas em funcionamento e seus efeitos tais como:
- Baixa no nível de emprego entre 2 e 4 % e redução da renda média em 3,5%. 
- Efeito negativo sobre a economia local uma vez que o comércio local faz 53% de suas compras no âmbito estadual, enquanto a rede só fazia 14%. Além de que o lucro desta rede é remetido e concentrado para a cidade sede e residencial dos sócios e diretores gerais. 
Experimentos de Laboratório e de Campo.
Ensaios de laboratório permitem, por exemplo, conhecer as características de permeabilidade de um maciço rochoso ou solo, para o estudo de dispersão de poluente no solo. Tal abordagem é útil para prever em um projeto de aterro por exemplo, o tempo que um vazamento de chorume levaria para atingir o lençol freático.
É possível realizar experimentos em campo do tipo utilizar uma caixa acústica para emitir ruídos simulando as condições operacionais de uma indústria e, utilizando-se de um decibelímetro verificar os níveis de pressão sonora reais resultantes em diferentes pontos das imediações.
Simulações e Modelos Análogos
Certos impactos podem ser simulados em computador, como o impacto visual de uma rodovia, uma linha de transmissão, uma indústria ou uma mina. Para isso é feito um modelo digital do terreno e simula-se a vista que um observador hipotético teria se o empreendimento fosse realizado. 
Julgamento de Especialistas
Método baseado na capacidade de certos especialistas emitirem estimativas sobe a probabilidade de ocorrência, a extensão espacial e temporal, e mesmo a magnitude de certo impactos ambientais. 
A escolha dos especialistas é um fator crítico para o uso dessa abordagem e requer além de um conhecimento profundo dos processos biofísicos e sociais um bom conhecimento do tipo de ambiente afetado. 
Atenção!!!!
Não existe um método de previsão melhor que outro, tudo dependerá do tipo de impacto que se prevê e dos recursos necessários para a aplicação do método, pois estes podem inviabilizar a aplicação.
No caso dos modelos matemáticos é preciso calibração adequada e dados de entrada suficientes e confiáveis, senão os resultados serão ruins.
 As extrapolações, devem ser cuidadosas, ás vezes quase todas as condições parecem semelhantes, mas uma pequena diferença pode significar a inaplicabilidade dos resultados de um lugar em outro.
O julgamento de especialistas ás vezes acabam sendo meras suposições e especulações sem embasamento científico 
Área de Influência
É somente após a previsão de impactos que se pode tirar alguma conclusão sobre a área de influência de um empreendimento. Assim, uma modelagem da qualidade do ar ou da propagação de ruídos poderá dizer até onde se fazem sentir os efeitos do projeto, o que vem a ser sua área de influência. Se o projeto for implantado, é o programa de monitoramento que estabelecerá sua real área de influência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais