Buscar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS BASICOS NATACAO DA EDUCAÇÃO FISICA 
Atividade física - > é todo movimento humano em que o indivíduo sai do estado de repouso.
Exercício físico - > é toda atividade física sistematizada e organizada.
Esporte - > é um jogo agonistico (competição, disputa) e as regras são universais. Seu objetivo é determinar um campeão.
Educação física - > é a ciência que estuda o movimento do corpo humano (cinesiologia).
Biodinâmica do movimento humano - Cinésio - pedagogia do movimento humano. 
Conceito da Educação física segundo a Biologia (visão biológica) desenvolvimentista.
O corpo não se limita ao físico e biológico.
A Natação surgiu da necessidade de entrar na piscina em busca de alimentos e como lugar para fugir dos animais selvagens. Em fins do século XV e início do XVI surgiu em Augsburgo o primeiro manual de natação escrito por Nikolaus Wyhmann, este manual era só teoria e o próprio autor disse que para nadar era preciso um mestre.
Em 1798, Guths Muths, passou da teoria para a prática, organizando as primeiras competições da Era Moderna com semelhança ao Pentatlo Militar. O Rei da Rússia em 1837, envia à Sibéria homens encarregados de ensinar natação aos pescadores e marinheiros. Surgem, nesta época, os primeiros estabelecimentos balneários para o ensino da natação; Em Paris aproveita-se um trecho do Rio Sena para este fim. Em 1839 existiam associações desportivas e em 1848 o governo inglês interessou-se pelo ensino da natação. Diversas cidades foram, então, dotadas com piscinas e estabelecimentos balneários.
Em 1869 cria-se a ANA (Associação de Natação Amadora) protegendo humildes pescadores e exímios nadadores. Desde a primeira olimpíada a natação está presente. Em uma Olimpíada, a natação é um dos esportes nobres. Desde 23 de junho de 1894, quando o barão Pierre de Coubertain , apoiado por amigos e inúmeras celebridades, inaugurou os Jogos Olímpicos modernos, atletas de todas as partes do planeta superaram limites nas raias da maior de todas as competições. A natação brasileira trilha um longo caminho nas águas turbulentas da elite internacional. Em 1920, na Antuérpia, a equipe verde e amarela fez sua estreia em uma Olimpíada e foram necessários mais de 32 anos para que o primeiro nadador subisse ao pódio.
Na Olimpíada de Helsinki, em 1952, Tetsuo Okamoto ganhou a medalha de bronze nos 1500 m livre, com o tempo de 19m05s56. O segundo brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na piscina foi Manoel dos Santos, bronze nos 100 m livre dos Jogos de Roma, em 1960, com a marca de 55s54.
Vinte anos depois, em 1980, nos Jogos Olímpicos de Moscou, chegou a vez de Djan Madruga, Jorge Fernandes, Cyro Delgado e Marcus Matiolli. Os quatro fizeram 7m29s30 no revezamento 4×200 m livre e ganharam a terceira medalha de bronze para a natação do Brasil em Olimpíadas.
A era de prata chega nos Jogos de Los Angeles, em 1984, com Ricardo Prado, que entra para a história do esporte nacional ao conquistar o segundo lugar nos 400 m medley, com o tempo de 4m18s45. Gustavo Borges se consagrou por ser o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em Olimpíadas. Em Barcelona, em 1992, ele foi vice-campeão nos 100m livre com 49s43. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, Gustavo subiu no pódio para receber a medalha de prata pelos 200 m livre, 1m48s08, e o bronze, pelos 100 m livre, 49s02. Além de Gustavo Borges, a Olimpíada de Atlanta fez outro medalhista brasileiro, Fernando Scherer, que conquistou bronze nos 50 m livre com a marca de 22s29.
A natação
A natação é tão antiga quanto o homem, pois desde o início dos tempos, era necessário nadar para se locomover e se alimentar, atravessar rios, lagos e mares em busca de abrigo e alimentos. A natação só começou a ser organizada no século XVII, no Japão, onde o Imperador determinou que ela fosse ensinada e praticada nas escolas, mas como o Japão era um país fechado, isso não se disseminou para o resto do mundo. Foi na Inglaterra, em 1837, que a natação foi organizada como competição pela primeira vez, quando foi fundada a Sociedade Britânica de Natação. No início, o estilo adotado pelos atletas era o nado peito. Na década de 1870, J. Arthur Trudgeon, um instrutor inglês de natação, viajou para a América do Sul e observou um estilo alternativo de se nadar. Ele levou o novo estilo para a Inglaterra, onde era chamado nado “trudgeon”, hoje, conhecido como nado crawl com pernada de tesoura.
A natação é um dos esportes nobres das Olimpíadas ao lado do atletismo. Sempre foi um esporte olímpico, desde a primeira disputa em Atenas, 1896. Naquele ano, apenas os estilos livres (crawl) e peito foram disputados. O nado costas foi incluído nos Jogos de 1904, já a borboleta, surgiu como evolução do nado peito, na década de 1940.
A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke.
Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano.
Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA, PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido.
No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora).
Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos, destaca-se: Duke Kahanamoku (E.U.A), vencedor dos 100m, nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924, dentre outros.
Histórico no Brasil
A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mais tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão, nado livre.
Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos. Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho.
O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medleys, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges, Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.
 
Escola Adventista de Formosa
Aluno: Ana Luisa Jesus Mesquita
Serie: 5º
Data: 26/02/2018
Professora: Nanda
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA NATAÇÃO
Conclusão
A natação é um esporte que consistem em nadar e tem como objetivo percorrer uma determinada distância no mínimo de tempo possível, podendo ter de usar um estilo de nado específico.
A atividade de nadar já existe á milhares de anos. Existem gravuras que mostram pessoas no meio da água supostamente a nadar, tendo como data 7000 A.C. com o tempo foram surgindo inúmeros estilos de nado fazendo assim com que o exportefosse diversificando e aumentando a sua popularidade. Em competição, 4 estilos são usados: Peito , Crawl, Costa e Borboleta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes