Buscar

RESENHA CRÍTICA - CONTABEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A lei nº 6.404, há mais de 30 anos, provocou a maior revolução da história da normatização contábil brasileira, modernizando-a enormemente à época. Na FIPECAFI e no Departamento de Contabilidade e Atuaria da FEA/USP (EAC/FEA/USO), atendemos ao convite da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e escrevemos este Manual baseado nessa Lei; tal convite derivou-se do fato de que estávamos entre os raros centros onde as novidades trazidas pela Lei já eram dominadas e ensinadas.
Livro obrigatório aos Livro obrigatório aos profissionais que trabalham com consultoria tributária ou na área de auditoria. Aborta os principais aspéctos contábeis das sociedades, não somente por ações, mas as limitadas também. Aborda questões importantes e controvertidas nos dias de hoje, como a Distribuição Disfarçada de Lucro. Vale a pena.
A Lei nº 6.404/76, das Sociedades por Ações, bem como as alterações introduzidas na legislação do Imposto sobre a Renda, e as emanadas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros órgãos introduziram modificações não apenas no âmbito de apresentação das demonstrações financeiras, mas também quanto às classificações, formas de apresentação das contas e critérios de avaliação. Observaram-se como desdobramentos da nova lei inúmeras e significativas mudanças da realidade contábil do Brasil. Esse processo foi facilitado porque, antes que a legislação as incorporasse à realidade, essas normas e técnicas já vinham sendo estudadas nos principais centros profissionais e universitários do país, notadamente no Departamento de Contabilidade e Atuária da USP. Daí o convite da CVM para que desse centro saísse este manual. No desenvolvimento deste livro, ao longo das várias edições, com o trabalho dos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), além de outros colaboradores, muitos assuntos evoluíram, assim como a normatização. Daí esta seqüência de edições que procuram manter vivo este manual, que tem sido também fonte de sugestões para a melhoria da informação contábil neste país.
Livro omo a Distribuição Disfarçada de Lucro. Vale a pena.LI

Outros materiais