Buscar

GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GLICOGÊNESE
GLICOGÊNESE É A SÍNSETE DO GLICOGÊNIO
GLICOGÊNIO É UM POLÍMERO DE GLICOSE, OU SEJA, É EFEITO A PARTIR DA LIGAÇÃO DE GLICOSES. O TIPO DE LIGAÇÃO É O ALFA 1,4 (ALFA GLICOSE QUE UNE O CARBONO 1 AO CARBONO 4). É UMA MOLÉCULA RAMIFICADA COM LIGAÇÃO ALFA 1,6 NO PONTO DE RAMIFICAÇÃO.
SÍNTESE
CONSISTE EM ACRESCENTAR MOLÉCULAS DE GLICOSE A UMA MOLÉUCLA DE GLICOGÊNIO
PARA QUE A MOLÉCULA DE GLICOSE SEJA ACRESCENTADA É NECESSÁRIO TRNASFORMÁ-LA NUMA MOLÉCULA MAIS ENERGÉTICA, PARA ISSO SE SEGUEM AS ESTAPAS NECESSÁRIAS
GLICOSE GLICOSE 6-FOSFATO ATRAVÉS DO INVESTIMENTO ENERGÉTICO DE UM ATP, COMO A LIGAÇÃO É ALFA 1,4, NÃO ADIANTA QUE O FOSFATO ESTEJA NO CARBONO 6, É PRECISO QUE ESTEJA NO CARBONO 1. AINDA É NECESSÁRIO ENERGIZAR A MOLÉCULA DE GLICOSE, ATRAVÉS DE UM UTP, MOLÉCULA QUE CEDE UM FOSFATO PARA A MOLÉCULA, NO ENTANTO TAL REAÇÃO É MUITO REVERSÍVEL, PARA ISSO OS DOIS FOSFATOS LIBERADOS PELA UTP SÃO SEPARADOS E A REAÇÃO SE TORNA IRREVERSÍVEL E SÓ AÍ A GLIC[OSE É ADICIONADA AO GLICOGGÊNIO E LIBERA O UDP.
A ENZIMA QUE ACRESCENTA A GLICOSE AO GLICOGÊNIO JÁ FORMADO É A GLICOGÊNIO CINTASE
SE ELA JÁ ADICIONA GLICOSE AO GLICOGÊNIO JÁ FORMADO
COMO O PROCESSO COMEÇA??????????
GLICOGENINA
FAZ PAPEL DE INICIADORA, QUE TEM GLICOSES UNIDAS A ELA, A PARTIR DAÍ A GLICOGÊNIO CINTASE COMEÇA A ADICIONAR GLICOSES A ESSE GLICOGÊNIO PRÉ-FORMADO.
COMO AS RAMIFICAÇÕES SÃO GERADAS???????
HÁ A GLICOGENINA COM ALGUMAS GLICOSES LIGADAS A ELA, A GLICOGÊNIOCINASE ADIONA GLICOSE AO GLICOGÊMIO PRÉ FORMADO POR LIGAÇÕES ALFA 1,4 DEPOIS QUE JÁ EXISTEM ALGUMAS GLICOSES UNIDAS UMA ENZIMA RAMIFICADORA DESLOCA 7 GLICOSES PARA UMA REGIÃO MAIS INTERNA DO GLICOGÊNIO, FORMANDO UMA RAMIFICAÇÃO, A GLICOGÊNIO CINASE CONTUNUA A ADICIONAR GLICOSES, NOVAMENTE A ENZIMA RAMIFICADORA DESLOCA 7 OUTROS BLOCOS DE GLICOSE PARA CRIAR UMA NOVA RAMIFICAÇÃO....
QUAIS VANTAGENS?????
SE TORNA MAIS SOLUVEL EM ÁGUA
AS RAMIFICAÇÕES TORNAM A SINTESE E DEGRADAÇÃO MAIS RÁPIDA, POIS ESSAS OCORREM A PARTIR DE SUAS EXTREMIDADES E AS RAMIFICAÇÕEES DEIXAM MAIS EXTREMIDADES LIVRES
GLICOGENÓLISE
QUEBRA DO GLICOGÊNIO, O CORPO ESTOCA GLICOGÊNIO PARA TER ESTOQUE DE GLICOSE, ASSIM A TAXA DE GLICOSE ENTRE UMA REFEIÇÃO E OUTRA NÃO SOFRE QUEDA BRUSCA, O FIGADO ESTOCA O GLICOGÊNIO PARA LIBERAR AS MOLÉCULAS DE GLICOSE EM MOMENTOS EM QUE NÃO HÁ DISPONIBILIZAÇÃO DE SUBSTRATO.
PARA RETIRAR O GLICOSE DO GLICOGÊNIO USA-SE UM FOSFATO INORGÂNICO, POIS NÃO HÁ AUMENTO E SIM DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DE ENERGIA, QUE SE LIGA AO CARBONO UM E HÁ LIBERAÇÃO DA GLICOSE 1-FOSFATO NÃO HAVENDO MAIS GLICOGÊNIO (N GLICOSE) E SIM GLICOGÊNIO (N-1 GLICOSE). A QUEBRA DO GLICOGÊNIO ATRAVÉS DO FOSFATO, FOSFORÓLISE, MAS POR QUE TIRAR POR FOSF. E NÃO A ÁGUA?????? POIS A GLICOSE SAI LIGADA AO FOSFATO E QUANDO ESSA ESTA LIGADA AO FOSFATO ELA NÃO CONSEGUE ATRAVESSRA A MENBRANA DA CÉLULA *IMPORTANTE PARA O MÚSCULO, JÁ QUE FAZ O USO PONTUAL DE SUA GLICÓSE, OU SEJA, NÃO TEM INTENÇÃO DE DISTRIBUI. CASO FOSSE POR OUTRO PROCESSO QUE NÃO ESSE O P VIRIA DO ATP, OU SEJA, NECESSITARIA DE GASTO ENERGÉTICO.
O INTERMEDIÁRIO METABÓLICO NÃO É A GLICOSE 1-FOSFATO E SIM A GLICOSE 6-FOSFATO E POR ISSO HÁ TRANFERÊNCIA DESSE FOSFASTO DO CARBO 1 PRO CARBO 6.
SE FOI NO MUSCULO, ACABA AQUI, MAS SE FOR NO FÍGADO HÁ UMA ETAPA A MAIS, POIS ESSE ÚLTIMO TEM INTENÇÃO DE REDISTRIBUIR ESSA MOLÉCULA PARA O ORGANISMO.
OU SEJA, HÁ A RETIRADA DO FOSFATO INOGÂNICO E LIBERAÇÃO DE UMA GLICOSE PURA, LIVRE DE FOSFATO E AGORA O FÍGADO ESTÁ PRONTO PARA LIBERAR ESSA GLICOSE NO SANGUE, O MUSCULO NÃO FAZ ISSO POIS NÃO TEM INTENÇÃO DE LIBERAR NO SANGUE, TEM INTENÇÃO DE FICAR COM A GLICOSE PARA ELE, PARANDO EM GLICOSE 6 FOSFATO ELE GARANTE O APRISIONAMENTO DA MOLÉCULA NA CÉLULA.
O QUE ACONTECE QUANDO CHEGA NA RAMIFICAÇÃO?????
A LIGAÇÃO NA RAMIFICAÇÃO É DO TIPO ALFA 1,6, ESSE PROCESSO ROMPE LIGAÇÕES ALFA 1,4 E NÃO É CAPAZ DE ROMPER AS LIGAÇÕES ALFA 1,6. AS GLICOSES VÃO SENDO TIRADAS A PARTIR DAS EXTREMIDADES, AO SE APROXIMAR DAS RAMIFICAÇÕES A ENZIMA QUE ESTAVA ATUNADO NÃO CONSEGUE MAIS TIRAR AS GLICOSES, UMA OUTRA ENZIMA ENTRA EM AÇÃO E DESLOCA 3 GLICOSES E AS PÕE NA PONTA, A GLICOSE QUE FICOU NA PONTA É RETIRADA POR OUTRA ENZUMA QUE ROMPE A LIGAÇÃO ALFA 1,6 QUE LIBERA A GLICOSE PURA, SEM FOSTATO NENHUM, LIVRE.
COMO É A RETIRADA DO FOSFATO DA GLICOSE 6 FOSFATO PELO FÍGADO?????????
OCCORE NO REL
5 PROTEÍNAS PARTICIPAM, PROT T1, ENZIMA GLICOSE 6 FOSFATASE, PROT ESTABILIZANTE, ESSENCIAL PRO FUNCIONAMENTO DA GLICOSE 6 FOSFATASE, PROT T2, T3. A GLICOGENÓLISE ACONTECEU NO CITOSOL, FOI GERADO GLICOSE 6 FOSFATO, QUE ENTRA NO REL PELA PROT T1, A GLICOSE 6-FOSFATASE RETIRA O FOSFATO, GERANDO FOSFATO INORGÂNICO E GLICOSE, O FOSFATO VOLTA PARA O CITOSOL PELA PROT T2 E A GLICOSE PELA PROT T3.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes