Buscar

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CURSO: PSICOLOGIA – 2º SEMESTRE
 TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA
PROFA. DRA. VERA LÚCIA BLUM
ALUNA:_______________________________ PS1
1.Quais os argumentos de Wundt para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?
Wundt dizia que: A consciência retém só um pensamento, uma única percepção . Quando parece que temos diversas percepções simultâneas, somos enganados pela sua rápida sucessão . 
	
2. Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?
Apesar da importância de ambos para a psicologia, foi Wundt que se empenhou em criar uma nova ciência. Wundt criou laboratórios, escreveu diversos livros e soube 
“vender” a ideia de uma nova ciência e de uma psicologia independente .
3. O que vc. entendeu sobre a psicologia cultural de Wundt? Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia?
A psicologia cultural envolve varias etapas do desenvolvimento mental humano manifestado pela linguagem ,as artes ,os mitos nos costumes sociais e na lei .A publicação teve um grande impacto na psicologia e dividiu a nova ciência em duas partes : experimental e a social. 
 
4. Qual o objeto de estudo da psicologia de Wundt? 
O objeto de estudo de Wundt a consciência .
5. Descreva o conceito de voluntarismo.
Voluntarismo é a ideia que a mente é capaz de organizar o conteúdo mental em processos de pensamentos de nível mais elevado.
6. Quais são os elementos da consciência e que nome Wundt dá ao processo de organização dos elementos da experiência consciente?
Voluntarismo e experiência imediata .
7. Em que sentido as ideias de Wundt se diferenciam dos empiristas e associacionistas britânicos?
Wundt não aceitava a ideia de elementos da consciência serem estáticos e se concentrarem de forma passiva mediante algum processo mecânico de associação ,ele acreditava no papel ativo da consciência em organizar seu próprio conteúdo . 
8. Aponte a diferença entre a experiência mediata e a imediata.
A experiência mediata oferece informação sobre qualquer coisa, exceto sobre os elementos dessa experiência . A experiência imediata é equilibrada pela interpretação . 
9. O que vc. entendeu sobre o método de introspecção desenvolvido por Wundt e em que condição ele se aproxima do método experimental das ciências naturais?
Introspecção é a autoanalise da mente para inspecionar pensamentos ou sentimentos pessoais . Ele se aproxima do método experimental das ciências naturais pois tem o objetivo de realizar a percepção interna sob rígidas condições experimentais consiste em produzir observações precisas, passiveis de repetição .
10. A partir do texto, é possível dizer que Wundt visava a explicações reducionistas dos fenômenos mentais? (Entende-se por explicação reducionista dos fenômenos mentais a tentativa de buscar explicações fisiológicas/em termos do sistema nervoso para os fenômenos da vida mental).
Não, ele acreditava em que a mente é capaz de organizar o seu conteúdo mental , ele acreditava em sensação, sentimento e mente .

Outros materiais