Buscar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO 23.5.14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CURSO: PSICOLOGIA – 2º SEMESTRE
TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA
PROFA. DRA. VERA LÚCIA BLUM
ALUNA:_______________________________ PS1
Estruturalismo. Em: História da psicologia moderna. São Paulo: Cengage Learning, pp. 105-121. 
2 . Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia de Tichener e Wundt.
Reposta Enquanto Wundt se preocupava em como os conteúdos mentais eram organizado e com a apercepção. Titchener tinha seu enfoque nos elementos propriamente ditos e, para ele, a principal tarefa da psicologia era a determinação da estrutura da consciência mediante a analise das partes componentes . 
4. Na perspectiva de Tichener, qual o objeto de estudo adequado para a psicologia? Em que difere dos objetivos das outras ciências?
Resposta O objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente como dependente do individuo . As outras ciências não dependem da experiência pessoal, uma sala com a temperatura de 30° vai continuar com essa temperatura independente de ter pessoas para senti-la .
5. O que é erro de estimulo ? Dê um exemplo . Segundo Tichener ,como o erro de estimulo podia ser evitado ?
Resposta Erro no estimulo é confusão entre o processo mental que está sendo estudado e o estimulo ou objetivo que esta sendo observado. Por exemplo , o observado que vê uma maçã e a descreve apenas como fruta maçã em vez de descrever elementos como cor ,o brilho e a forma que esta sendo observado ,comete erro de estimulo .O objeto da observação não pode ser descrito na linguagem cotidiana , mas em termos do conteúdo consciente elementar da experiência .
6. Qual a distinção traçada por Tichener entre consciência e mente ?
Resposta Tichener definia a consciência como a soma das experiências existentes em determinado momento. A mente é a soma das experiências acumulativas ao longo do tempo.
7. Descreva o método de introspecção de Tichener . Qual a diferença entre o seu método e o de Wundt. 
Resposta Tichener empregava a introspecção com base em observadores rigorosamente treinados para descrever os elementos no seu estado consciente , em vez de relatar o estimulo observado ou percebido , utilizando apenas nomes conhecidos .Percebeu que chamar o objeto vermelho , redondo e brilhante de maçã , o que suficiente para o cotidiano . Porem no laboratório de psicologia essa pratica não pode acontecer.
Ele se opunha à abordagem de Wundt , cujo o foco eram as mensurações quantitativas e objetivas , porque acreditava não serem uteis na analise das sensações e imagens elementares da consciência, ponto central da sua psicologia .
8. Descreva a diferença entre experiência independente da pessoa que está experimentando, e experiência dependente da pessoa que está experimentando. Dê exemplos. Segundo Titchener, que tipo fornece dados para psicologia?
Resposta Experiência independente ocorre tendo ou não pessoas para vivencia-la ; Experiência dependente ,ocorre apenas quando a alguém para vivencia –la . Por exemplo, a hora que você passa no salão de espera de uma estação em um vilarejo e a hora que você passa assistindo uma peça interessante, possuem a mesma medida de tempo, mas para você são distintas .Segundo Tichener a dependente do sujeito .
10. Descreva os três estados elementares da consiencia e os quatro atributos dos elementos mentais de Titchener.
 Resposta O estado da sensação, o da imagem e os estados afetivos .Para Tichener os atributos são : Qualidade ,intensidade , duração nitidez .

Outros materiais