Buscar

PORTFÓLIO INCLUSÃO 22 08 a 09 09 16

Prévia do material em texto

Orientações para realização das atividades propostas para essa UTA.
O Portfólio deverá ser realizado individual ou em grupo de até 4 pessoas.
A postagem do trabalho de 22/08 a 09/09, impreterivelmente. Após esta data o sistema fechará e não será mais possível a postagem. 
Para a postagem o aluno deverá entrar no AVA, na disciplina (DIDÁTICA) e Clicar no link “Trabalhos”, estará disponível para a postagem.
O trabalho deverá ter capa, folha de rosto e estar nas normas (Margens: Superior e esquerda: 3,0 cm. Inferior e direita: 2,0 cm; fonte deve ser Arial, tamanho 12; espaçamento 1,5 entrelinhas, os parágrafos devem ser recuados com o espaço de 1,25 cm e NÃO ESQUEÇAM A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA) 
 
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO PORTFÓLIO
Muitas vezes, com a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, o professor precisa realizar certas adaptações: de acesso ao currículo, de objetivos, de conteúdo, do método de ensino, do sistema de avaliação, de temporalidade.
O filme “Somos Todos Diferentes” (Taare Zameen Par, Índia, 2007) trata de um assunto muito delicado e importante, a dislexia e da falta de conhecimento e informação do educador para observar, diagnosticar trabalhar esses casos e muitos outros que precisam de um atendimento educacional especializado.
ATIVIDADE 1
Primeiro momento: O aluno deverá assistir o filme: ““Somos Todos Diferentes”, disponível no You tube ou a tutora tem o DVD para cópia. 
Segundo momento: Os alunos deverão registrar as suas ideias em relação ao filme assistido, tendo como ponto de partida as seguintes questões norteadoras: 
Porque Ishaan Awashi apresentava desinteresse pela escola?
Como percebemos o desenvolvimento da oralidade de Ishaan Awashi.
Como percebemos o processo da construção da leitura e da escrita de Ishaa Awasthi?
Qual a importância do professor substituto Ram Shankar Nikumbh na vida de Ishaa Awasthi?
Como podemos perceber o papel mediador do Professor substituto Ram Shankar Nikumbh no processo de construção da leitura e da escrita?
O que representou a visita do professor substituto Ram Shankar Nikumbh a casa de Ishaa Awasthi no processo de construção da leitura e da escrita? O que ele procurou fazer para resgatar Ishaa Awasthi?
Quais os instrumentos e os procedimentos utilizados pelo professor substituto Ram Shankar Nikumbh (que era professor de artes) para avaliar Ishaa Awasthi?
Como isso repercutiu na vida de Ishaa Awasthi?
Como percebemos o monitoramento do processo de aprendizagem escola tradicional? E com o novo professor substituto Ram Nikumbh?
Entre outras cenas inesquecíveis, há uma passagem na qual o professor conversa com o pai de Ishaan, questionando o que significa a palavra “cuidar”. Neste momento sublime, o mestre alerta para que não aconteça com Ishaan o que acontece com as árvores das Ilhas Salomão, que morrem após as pessoas ficarem gritando à sua volta. Afinal, as palavras têm poder, e quais as palavras que usamos com a intenção de “cuidar” de outro alguém?
Com lirismo e poesia, nas imagens e nas músicas, que dão encanto e magia à narrativa, o filme nos emociona e nos coloca diante da questão: – por que a sociedade tem tanta dificuldade de lidar com as diferenças e a tendência de valorizar só quem está dentro dos padrões estabelecidos?
ATIVIDADE 2
Primeiro momento: Escolha uma escola ou um ambiente público e observe e analise os espaços se possuem acessibilidade: sala de aula, banheiro, pátio, calçadas, ônibus etc...
Os espaços analisados contemplam as necessidades de todos os alunos ou das pessoas, respeitando as individualidades como deficiências, necessidades especiais, idade, tamanho entre outras...?
Segundo momento: Registre sua observações através de fotos mostrando a acessibilidade ou a falta dela.
ATIVIDADE 3
Primeiro momento: Analise um caso em que um aluno necessite de Atendimento Educacional Especializado (Síndrome de Dow, Autista, DM, Deficiência visual, auditiva, dificuldades de locomoção etc....
Proponha uma adaptação de currículo/conteúdo, que adaptações e inovações seriam necessárias para garantir a aprendizagem desse aluno?
APRESENTAÇÃO DO PORTFÓLIO
Os deverão apresentar o Portfólio de acordo com a seguinte organização:
Debate do filme no grande grupo;
Exposição e apresentação das fotos;
Apresentação da adaptação curricular.
Modelo da capa e folha de rosto 
 CAPA FOLHA DE ROSTO
	
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL
UNINTER
(Nome, RU, turma)
PORTFÓLIO
UTA- Fundamentos da Educação
Fase II
 SOMBRIO
2016
	
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL
UNINTER
(Nome, RU, turma)
PORTFÓLIO
UTA- INCLUSÃO E CORPOREIDADE
Portfólio apresentado à UTA- Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia.
Tutor local: Josiane dos Santos de Medeiros
Centro associado: Polo Sombrio
SOMBRIO
2016

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes