Buscar

Questões discursivas Unip Ead

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR
QUESTÃO 1
Aprender a ser é desenvolver melhor nossa personalidade e estar à altura de agir com autonomia. Conhecer-se e aceitar-se facilita o gostar de si mesmo. Afinal, quando conhecemos e aceitamos algo, é mais fácil de gostar. Aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento. “Aprender a conviver é a coisa mais importante dentro da escola, e cultivar a mansidão é algo primordial” (Rubens Alves). Aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância. Aprender a fazer é a coragem de executar, de correr riscos e de errar na busca de acertar.
QUESTÃO 2
A Primeira Infância é o período que compreende o nascimento e os primeiros anos de vida da criança. É uma etapa muito importante para o desenvolvimento e as experiências dessa época são levadas para o resto da vida. A criança passa por processos de desenvolvimento importantes, como: o crescimento físico, o amadurecimento cerebral, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação sócio-afetiva. As condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são de máxima importância, pois quanto melhores, maiores são as probabilidades da criança alcançar o melhor de seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado. 
ORIENTAÇÃO E PRÁTICAS EM PROJETOS DE E.F.
As modalidades para organizar o tempo de aprender são:
- Atividades permanentes;
- Atividade seqüenciada ou seqüência didática;
- Atividades ocasionais e
- Projeto.
Atividades permanentes são diversas atividades realizadas com regularidade, podem ser elas: diária, semanal ou quinzenal, tornando-se um hábito para as crianças, essas atividades ajudam de forma direta ou indireta, pois auxilia a criança a construir sua identidade, autonomia, aprender a dividir, compartilhar e várias outras coisas. Visam familiarizar, aproximar as crianças de conhecimentos da sociedade e da cultura, que por elas mesmas talvez não fossem acessados. Um exemplo de atividade permanente é o incentivo a leitura, como uma vez por semana ser o dia da leitura contando histórias ou fábulas. A regularidade, o planejamento e o favorecimento do intercâmbio de informações entre as crianças, estão dentre suas principais características. 
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
QUESTÃO 1
O bloco temático Meio Ambiente traz debates sobre responsabilidades humanas voltadas ao bem-estar comum e ao desenvolvimento sustentado para tentar reverter a crise socioambiental do planeta. Este debate precisa de fundamentação em diferentes áreas do conhecimento. Assim, o tema meio ambiente deve ser extremamente elaborado, com uma abordagem completa no meio escolar, é importante destacar na formação do sujeito que ele é um ser integrante do meio ambiente, e que suas ações podem contribuir para transformações da natureza, assim é importante na construção do cidadão que seja consciente e preservador. Enfim, este bloco é de suma-importância para a formação de um sujeito com “consciência ambiental”.
QUESTÃO 2
O comentário II corresponde à atual perspectiva de ensino dos números. Pois, o aluno tem a oportunidade de lidar com esses elementos em situações do cotidiano, e assim realizar algumas estimativas de resultados de medições. Espera-se que o aluno utilize elementos de posição, como referência para situar-se e movimentar-se em espaços que lhe sejam familiares, assim como, para definir a situação de um objeto num determinado espaço.

Outros materiais