Buscar

sequencia didatica

Prévia do material em texto

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PAULO FREIRE
LUCIANE CARRASCO, 2AP
DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Sequência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. 
 A sequência didática deve ser planejada e desenvolvida para a realização de determinados objetivos educacionais, com início e fim conhecidos tanto pelos professores quanto pelos alunos. Porém, é necessário que o professor saiba em qual etapa de conhecimento o seu aluno está, para que assim, possa dar continuidade e elaborar o conteúdo para que o aluno atinja o conhecimento desejado. 
Para compreender o valor pedagógico e as razões que justificam uma sequência didática é fundamental identificar suas fases, as atividades que a constitui e as relações que estabelecem com o objeto de conhecimento, visando atender as verdadeiras necessidades dos alunos.
MODELO DIDÁTICO: Modelo didático é a característica de um brinquedo educacional, e possui a principal finalidade de representar conceitos científicos. Constata-se que a utilização de modelos didáticos para a melhor assimilação do conteúdo por parte do aluno em sala de aula desperta a curiosidade e maior qualidade no ensino, este método ajuda na compreensão das informações e aproxima os alunos da realidade do tema abordado. 
 Assim, através do modelo didático, com a curiosidade aguçada, os alunos terão mais interesse em aprender, e consequentemente, com maior interesse, mais produtividade e mais facilidade em aprender. 
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: Ela ainda tem muitos significados, e entre eles podemos destacar os aspectos relativos ao interesse dos educandos pelas ciências, a interação das ciências aos aspectos sociais dos alunos e a compreensão científica da vida em um contexto geral.
 Através da alfabetização científica, o ser humano deixa de ser um ser passivo e torna-se um ser crítico e questionador. Passa a entender o funcionamento do mundo e das coisas, relacionando tudo para escolher o que é melhor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes