Buscar

perguntas de psicologia 5 período.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTAS DE PSICOLOGIA
5º COMO SE CARACTERIZA A 2 TEORIA DO APARELHO PSÍQUICO, SEGUNDO A PSICANÁLISE?
A segunda tópica é caracterizada pelo ID, EGO e SUPEREGO.
O ID é nossa fonte de energia e prazer psíquicos. Ele é só e altamente inconsciente, e já começa a atuar desde a infância (principalmente nela), quando somos movidos por vontades/desejos/pulsões; queremos incansavelmente alguma coisa sem pensarmos nas consequências. Ex: O bebê que chora na hora que quer alguma coisa. A pessoa age sem pensar (impulso), geralmente tem dificuldade de conviver em sociedade.
O SUPEREGO é o nosso julgamento moral e ético. Ele passa a existir a partir do Complexo de Édipo, e é o que nos barra das pulsões desenfreadas do ID, ou seja, é aquilo que nos diz "NÃO", que nos mostra caminhos de certo e errado. Aceita todas as regras. Perfeccionista.
O EGO é o princípio da realidade. Ele tem que lidar com as vontades do ID, as barreiras do SUPEREGO, e manejar tudo isso para poder viver as situações a sua volta. No contato com a sociedade exterior, sabe esperar. Ex: Uma criança que sabe esperar quando quer algo.
6º DIFERENCIE FOME ORGÂNICA DE FOME PSICOLÓGICA:
A fome orgânica é a necessidade de comer desencadeada pela falta de energia, que é a sensação física e não relacionada a alimentos específicos. É quando o corpo manifesta sinais de fome porque precisa de nutrientes pra sobreviver e cessa quando o estômago enche. A pessoa não se sente mal consigo mesma.
Já a fome psicológica é o apetite hedônico relacionado ao prazer e recompensa, e que ocorre mesmo sem a deficiência de energia. É a vontade de comer alimentos específicos, normalmente associados a substâncias que promovem bem estar como açúcar e derivados. Não olha se o corpo precisa se alimentar, somente pensa naquele desejo que surge por causa de algum sentimento, como se fosse um desejo ou recompensa, ou até mesmo por culpa, tristeza ou alguma frustação. Ela vem acompanhada de sentimentos de vergonha, culpa e falta de controle. 
Os principais fatores que podem levar à fome emocional são necessidades básicas não atendidas, como sono inadequado e dietas restritivas sem orientação médica ou nutricional, e situações do dia a dia, como desentendimentos com pessoas próximas, problemas no emprego, e outras circunstâncias que provoquem estresse e sentimentos de raiva, ansiedade, medo, tristeza, cansaço e insegurança.
Os principais indícios de que está fora de controle são desejo urgente de comer, ingestão de alimentos com voracidade ou em grande quantidade e dificuldade de controlar ou a sensação de que nada satisfaz.
E isso tem explicação biológica: o açúcar e diversos carboidratos são capazes de causar uma sensação boa numa área cerebral chamada nucleus accumbens, que causa estímulo de bem estar. O problema é que essa área é a mesma envolvida na resposta a drogas como a cocaína e heroína. E essas drogas viciam. Você precisa de mais daquilo para sentir-se bem. Porém, o prazer gerado pelo alimento pode tornar-se um problema, se esse passar a ser considerado uma válvula de escape para estresse ou para sentimentos negativos.

Outros materiais