Buscar

Material RTM2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade 2 – Massagem Clássica
Prof. Fábio Athaide
UNESA/2013
No início do século V a.C., Hipócrates – o “pai da medicina” – escreveu: “O médico deve ter experiência em muitas coisas, mas certamente deve ter habilidade na fricção... Porque a fricção pode unir uma junta que está com demasiada folga e afrouxar uma junta que está demasiadamente rígida”.
Pré-história: fricção de ervas;
Índia antiga, Egito, Persa, China: Massagem e banhos aromáticos;
2.500 ac: livro Ney Ching ou Clássicos do Imperador Amarelo;
1800ac: Hindus; 
480ac: Hipócrates; 
1776-1839 - Per Henrik Ling: Massagem e exercícios medicinais suecos;
1813: Instituto Central ginástica (disciplina de faculdade); 
1850: Drº Mathias Roth - 1º livro de massagem; 
MASSAGEM
  A etiologia da palavra masage é derivada de várias raízes, como o termo grego massein, que se traduz como amassar, ou o termo árabe mass, que significa palpar. 
           Em 1932, John S. Coulter (1885-1949) disse: "Massagem consiste em um grande número de manipulações dos tecidos e órgãos do corpo, com finalidades terapêuticas". 
            Em 1952, Gertrude Beard (1885-1971) escreveu que massagem "é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo; estas manipulações são efetuadas com maior eficiência com as mãos e são administrados com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervosos, muscular e respiratório e sobre a circulação sanguínea e linfática".
             E ainda, no significado literal, substantivo feminino. Compressão metódica e rítmica de parte do corpo para melhorar a circulação, ou para se obter outros efeitos terapêuticos.
Massagem Classica
Com o passar dos anos a massagem foi definida como; “O uso de diversas técnicas manuais que objetivam promover o alivio do estresse ocasionando relaxamento, mobilização de estruturas variadas , aliviando a dor e diminuindo o edema prevenindo uma deformidade e promovendo um problema de saúde funcional em uma pessoa que tem um problema de saúde especifico.”(WOOD 1998 p.16)
EFEITOS DA MASSAGEM
Efeitos Fisiológicos e Mecânicos:
 Efeitos Mecânicos
drenagem do sangue venoso e da linfa; 
hiperemia local; 
mobilização dos tecidos tratados; 
estímulo de funções viscerais; 
aumento da mobilidade articular. 
 Efeitos Fisiológicos
1- Dérmicos (tecido conjuntivo e adiposo, musculatura)
aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; 
auxílio na penetração de fármacos; 
promove o aumento da temperatura e consequentemente hiperemia; 
aumento da vascularização periférica; 
diminuição dos nódulos de gordura; 
melhora a sudorese; 
melhora a cicatrização; 
renovação epitelial. 
2- Circulatórios 
aumento da nutrição e oxigenação tecidual; 
remoção de produtos catabólicos; 
remoção de conteúdo de hematomas; 
promove o aumento da temperatura e consequentemente hiperemia;
previne a trombose; 
estímulo da circulação colateral; 
promove regeneração celular sanguínea; 
vasodilatação. 
3- Neuromusculares
 Inibitórios
bem-estar imediato; 
relaxamento muscular local e geral; 
alívio da dor. 
 Excitatórios
estímulo de funções autonômicas (aumento da frequência cardíaca e tônus reflexo, estímulo das glândulas sudoríparas e do movimento peristáltico). 
Condições para a Realização de uma Terapia Eficiente
A execução da massagem exige condições básicas como:
conhecimento de anatomia, histologia e fisiologia da pele; 
conhecimento profundo das manobras a serem realizadas, suas indicações e contra-indicações, direção, pressão, velocidade, ritmo, frequência e duração; 
posicionamento adequado do cliente e terapeuta; 
avaliação dos sinais e sintomas como também da anamnese do cliente, possibilidade de utilização de lubrificantes; 
limpeza e higiene são imprescindíveis. 
 Indicações
Indicação
A massagem pode reduzir o edema;
Aumenta a circulação em membros imóveis;
A vasodilatação causada pela massagem possivelmente ajuda em áreas que necessitem de vascularização;
Reduz o desconforto das fibroses;
Reduz espasmos nos músculos, devido à sensibilidade aumentada;
Reduz o tónus muscular, aumentando a amplitude de movimento e reduzindo a dor;
Aumenta a flexibilidade geral;
A recuperação sensorial pode ocorrer mais rapidamente com a massagem;
A recuperação dos tecidos de ligações durante o processo de cicatrização pode ser facilitado pela massagem;
Contra-indicações
A massagem é contra-indicada sobre ferimentos abertos, tromboflebite e tecidos infectados, sintoma de erupção cutânea, como bolhas, feridas e escabiose, ou contusões, varizes, febre, fracturas, hemorragias, articulações inflamadas, úlceras abertas, tumores e inchaços não diagnosticados, cancro, problemas cardiovasculares como trombose ou outros males circulatórios, sobre o abdómen, no caso de gravidez, ou de náuseas, vómitos e diarreia, situações pós-cirurgicas.
Complicações
Podem ser esperadas reações adversas em três tipos diferentes de circunstâncias: quando a massagem é contra-indicada para o paciente, quando a técnica é inapropriada para a condição que está sendo tratada , quando uma técnica inapropriada é incorretamente aplicada.
 Anamnese
Dados pessoais;
Sintomas atuais (febre, fadiga...);
Exame físico (eczemas, manchas, herpes, hematomas,...);
Tratamentos médicos (cardíacos, renal, diabetes....);
Medicação (ex: uso de pisicotrópicos);
Atividades da vida diária (AVDs).
Ambiente :
O ambiente no qual o tratamento irá ser realizado dever estar sempre limpo e organizado , de preferências pintados com cores claras e agradavéis para que o paciente sinta-se bem, deve-se evitar poeira e odores muito fortes, se possivel tambem manter a temperatura agradavél com ar-condicionado , ventilatores ou janelas para boa circulação do ar. (BASSI 2003 p. 4)
 Posicionamento do Cliente 
Decúbito dorsal
Decúbito Lateral
 Decúbito ventral
Conforto do paciente: relaxado bem posicionado, sem acessórios e com a pele livre de maquiagem e cremes
Posicionamento do terapeuta:
O terapeuta está bem posicionado para o inicio do tratamento? Há sobrecarga de peso em um dos lados?
RELAÇÃO TERAPEUTA CLIENTE
Empatia: dar segurança ao cliente;
Controle da situação: saber ouvir sem ser intimo;
Informar os procedimentos ao cliente;
Ser profissional sem ser frio ou distante;
Fazer o cliente se sentir seguro e confortável.
Classificação e Descrição dos Movimentos de Massagem
 Manipulação do Deslizamento:
Definição: Um movimento de deslizamento é realizado com toda a superficie palmar de uma ou ambas mãos movimentos em qualquer direção na superficie do corpo.
Finalidade: O deslizamento é útil para dar inicio a uma sequência de massagem, o deslizamento permite que o paciente se acostume á sensação transmitida pelas mãos do terapeuta e do mesmo modo a dá ao terapeuta um oportunidade de sentir os tecidos do paciente.Quando realizado lentamente o deslizamento ajuda o paciente a relaxar , este movimento também mostra-se útil na união das sequência de outros movimentos.
Velocidade do Movimento: O deslizamento pode ser lento ou rapido , efetuado lentamente tende a ser relaxante, se realizado rapidamente exerce um efeito mais estimulante nos tecidos.
Profundidade e pressão: 
Deslizamento superficial: Comumente o deslizamento superficial é lento e suave mas suficientemente firme para o que o paciente tome consciência da passagem da mão durante todo o movimento quando administrado desta forma o deslizamento é extremamente relaxante.
Deslizamento profundo: O deslizamento profundo é administrado com uma pressão muito maior sendo habitualmente efetuado com bastante lentidão , desta forma tende a estimular a circulação ao tecido muscular mais profundo , por esta razão este movimento é geralmente aplicado na direção do fluxo venoso e linfatico.
Manipulação do Amassamento :
Definição: Uma manipulação em que os músculos e tecidos subcutâneo são alternadamente comprimidos e liberados
o movimento ocorre e num sentido circular , durante a fase de pressão de cada movimento a mão e a pele se movem conjuntamente sobre as estruturas sobre mais profundas .Durante a fase de liberação a mão desliza suavemente ate uma área adjacente e o movimento é repetido.
Finalidade: Os movimentos de amassamento exercem uma intensa ação mecânica e objetivam afetar os tecidos mais profundos, em particular o amassamento visa mobilizar das fibras musculares e de tecidos profundos.
Amassamento é um movimento em que a mão e a pele se movem conjuntamente sobre as estruturas mais profundas e durante toda a sua realização é aplicada certa pressão aos tecidos. O amassamento pode ser efetuado com varias partes da mão , em qualquer parte a pressão é aplicada em movimentos circulares.
Velocidade do movimento: O amassamento é realizado com bastante lentidão devido a pressão exercida sobre os tecidos , se o amassamento for efetuado com demasia rapidez é provavel que torne-se ineficaz ou desconfortável ao paciente.
Profundidade e pressão: Como o nome implica amassamento exige aplicação de uma pressão significativa nos tecidos para que possa ser considerado efetivo contudo a pressão deve ser adaptada com bastante leveza especialmente nas estruturas mais delicadas, é importante que a pressão seja aplicada somente durante metade do ciclo.
Manipulação da Fricção:
Definição: As fricções profundas consistem de movimentos berves precisamente localizados e profundamente penetrados realizados numa direção circular ou transversal, estes movimentos profundos são habitualmente realizados pelas pontas dos dedos , embora a almofada do polegar ou a palmar também possam ser utilizados.
Classificação: Movimentos transversais são uma serie de movimentos breves e profundos realizados transversalmente as fibras do tecido alvo , é realizado uma serie de três ou quatro movimentos circulares no mesmo ponto que vão se tornando gradualmente cada vez mais profundos nos tecidos.
Finalidade: As fricção profundas objetivam mobilizam os tendões, ligamentos e outras estruturas, estão presentes inflamação ou aderências.
Fricção transversal: Fricções transversais são efetuadas em ângulo reto com o eixo longitudinal das fibras nas estruturas envolvidas , a massagem deve ser aplicada exatamente no ponto correto as estruturas a serem tratadas devem estar completamente estiradas , os dedos devem movimentar-se com a pele e tecidos subcutâneos sobre os tecidos mais profundos, atrito é efetuado com um movimento transverso as fibras, os movimentos devem possuir suficiente profundidade e amplitude de modo atingir a lesão.
Fricção circulares: Esta modalidade pode ser efetuada com as pontas dos dedos , os dedos devem ser pressionados nos tecidos antes que tenha inicio o movimento em seguida mobilizados em circulos bem pequenos se aprofundando ligeirament ea cada circulo sucessivamente desta forma os tecidos superficiais são mobilizados sobre os tecidos mais profundos.
Velocidade do movimento : Tanto as fricções transversais como as circulares são efetuadas lentamente com um ritmo uniforme.
Profundidade e pressão: Tanto as fricções transversais como as circulares são movimentos muito profundos , uma pressão significativa é aplicada a uma area muito pequena de tecidos sendo importante que os dedos de movam através da pele a menos que e forme uma bolha devido a pressão.
Manipulação da Vibração:
Definição:Vibração é uma técnica praticada com uma ou duas mãos em que um delicado movimento de agitação ou tremor é transmitido aos tecidos pela mão ou pela ponta dos dedos.
Finalidade: Vibração é um movimento que objetiva principalmente ajudar soltar as secreções do pulmão, a vibração também pode ser usada como técnica estimulante sobre tecido muscular visto que pode estimular o reflexo do estiramento.
A mão ou ponta dos dedos são posicionadas levemente sobre a parte , o cotovelo deve estar praticamente reto mas o braço deve permanecer relaxado quando a vibração é administrada sobre o torax para soltar e remover secreções pulmonares as mãos podem ser colocadas sucessivamente sobre cada uma dos diversos segmentos , o movimento pode ser do tipo para dentro e para fora ou pode ser efetuado pela mobilização da mão de forma a cobrir uma area maior.
Velocidadedo movimento: Se as vibraçoes são ministradas para ajudar a a soltar secreçoes elas devem ser aplicadas durante a fase expiratória durante o proprio movimento vibratório a agitação pode ser bastante rápida mas efetuafa apenas quando o paciente expira.
Profundidade e pressão: Habitualmente as vibrações tem uma qualidade bastante fina, pouca pressão é aplicada durante das vibrações aplicadas ao torax
Vibração
Manipulação da Percussão:
Classificação: As manipulações por tapotamento (do frânces percutir) tambem são conhecidas por abrangir varios movimentos distintos de massagem que se caracterizam por partes variadas da mão golpeando os tecidos em uma velocidade bastante rapida habitualmente as mãos operam alternadamente e os pulsos são mantidos flexiveis de modo que os movimentos são leves elasticos e estimulantes , na maioria das vezes estes movimentos visam estimular os tecidos seja pela ação mecânica direta , ou ação reflexa. Definição: A percussão é um movimento com uma ou ambas as mãos em que em concha golpeiam rapidamente a superficie cutânea comprimindo o ar provocando uma onda de vibração que penetra nos tecidos.
Finalidade: A percussão objetiva estimular os tecidos por meio de uma ação mecânica direta quando efetuada sobre os pulmões as ondas mecanicas ajudam a liberar secreções.Os tecidos são submetidos a golpes manuais com certa freqüência, utilizando se a borda ulnar, a mão espalmada ou fechada.
Velocidade do movimento: As palmadas são efetuadas com bastante rapidez visto seu objetivo consiste em estimular os tecidos a propria velocidade é determinada pela capacidade do terapeuta em coordenar os movimentos dos pulsos mas deve se equiparar ao grau de conforto necessario para o paciente e terapeuta.
Profundidade e pressão: É um movimento que deve ser efetuado rapidamente mas com suavidade é por isso que a percussão é aplicada com um movimento do pulso e não pela flexão e extensão do cotovelo , os cotovelos devem ser mantidas em uma posição confortavel em algum ponto proximo a extensão completa mas o movimento efetivamente aplicado é efetuado pela flexão e extensão alternadas dos pulsos e não por qualquer movimento dos cotovelos , desta forma o movimento pode ser efetuado de modo suave e rapido
Equipamentos:
Maca de massagem ou cadeira de massagem, 
Toalhas para poder cobrir o corpo dos seus paciente
Óleos, creme, gel, loção, emulsão (se indicado)
Outros prolongamentos das mãos: pedras, pindas, bambu, conchas, etc...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais