Buscar

AULA1 REDES 2009 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Redes de Computadores
Profº Paulo R V Sarmento
prvsarmento@brturbo.com.br
*
Fusão
Fusão dos Computadores e das Comunicações teve sua influência na forma como os computadores foram organizados.
Fica ultrapassado o conceito de “centro de computação” (sala isolada para processamento).
Surgem as redes de computadores.
*
Interconexão
Trabalhos passam a ser realizados por uma série de computadores interconectados.
Surge a necessidade dos profissionais envolvidos com informática, dos conceitos e funcionamento das redes de computadores
*
Redes
Torna-se importante a conceituação do que entendemos por Redes de Computadores:
Conjunto de computadores autônomos e interconectados, trocando informações através de um mecanismo de comunicação (excluem-se os sistemas onde existe uma clara relação mestre/escravo).
*
Tecnologia de Comunicação
A tecnologia de comunicações alcançava a transmissão digital em linhas telefônicas através de modems, sendo uma opção cara e de forma dedicada.
Esta situação perdurou no Brasil até 1985, com o surgimento da tecnologia de comutação de pacotes, vindo a solucionar o problema da linha telefônica dedicada e o problema do transporte via malote.
*
Redes de Computadores X Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos- a existência de diversos computadores autônomos é transparente para o usuário, sendo dada pelo Sistema Operacional.
Rede – o usuário necessita realizar explicitamente suas tarefas, tais como: fazer login em uma máquina, realizar a transferência de seus arquivos, submeter suas tarefas remotas, entre outras
A diferença esta no software e não no hardware utilizado.
*
Atualmente
As vantagens dos sistemas distribuídos permitem, desde a automação de escritórios até o controle de processos, passando por aplicações de gerenciamento bancário, reservas de passagens aéreas, processamento de texto, educação à distância, correio eletrônico, WWW, entre outras.
*
Atualmente
A junção de duas tecnologias – comunicação e processamento de informações – veio revolucionar o mundo em que vivemos, abrindo as fronteiras para novas formas de comunicação, e permitindo maior eficácia dos sistemas computacionais. As redes de computadores são uma realidade neste nosso contexto atual.
*
1.2 – Importância das Redes
O que é uma rede?
Interligação de itens da mesma natureza, por meio de conjuntos de regras que garantam um serviço confiável:
Redes estão em todos os lugares:
Conexão à Internet
Compra com cartão de crédito
Concessionárias de automóveis
Chamada telefônica
*
Uma rede de computadores
Ligação de pelo menos dois computadores
Compartilhamento de recursos e serviços
*
Por que montar uma rede?
Aumento da eficiência na troca de informações
Compartilhamento de equipamentos
Padronização de políticas, procedimentos e práticas entre os usuários
Centralização das informações
*
Por que montar uma rede?
Confiabilidade (multiplicação de arquivos em uma ou mais máquinas).
Redução de Custos (sistemas podem ser concebidos à base da utilização de grande número de microcomputadores, menor relação preço/desempenho em relação aos equipamentos de grande porte).
*
Por que montar uma rede?
Escalabilidade, possibilidade de aumentar gradualmente o desempenho do sistema à medida que cresce o volume de carga, através da adição de mais processadores.
Meio de comunicação altamente eficaz para funcionários que trabalham em locais distantes um do outro. Ex: alteração de um mesmo documento de forma on-line por pessoas que estão separadas por milhares de quilômetros.
*
1. 3 - Parâmetros de Comparação
A escolha de um tipo de rede para dar suporte a um dado conjunto de aplicações é uma tarefa difícil. 
Cada arquitetura de rede possui características que afetam sua adequação à uma aplicação em particular. 
Muitos podem ser os atributos que fazem parte do rol possível a ser considerado para comparação.
*
Parâmetros de Comparação
Dentre eles estão custo, tempo de resposta, velocidade, desempenho, confiabilidade, modularidade, compatibilidade, e facilidade de adaptação à mudança de tecnologia. 
*
Parâmetros de Comparação
Dentre eles estão custo, tempo de resposta, velocidade, desempenho, confiabilidade, modularidade, compatibilidade, e facilidade de adaptação à mudança de tecnologia. 
*
Custos
O custo de uma rede é composto pelo custo das estações de processamento, das interfaces com o meio físico de comunicação e o custo do próprio meio físico. 
Uma vez que os custos das estações estão
	cada vez menores é necessário que o custo das interfaces seja minimizado.
O que irá determinar o custo das interfaces é proporcional ao desempenho que se espera da rede.
*
Custos 
Redes de baixo a médio desempenho usualmente empregam poucas estações com uma demanda de taxas de dados e volume de tráfego pequeno, permitindo o uso de interfaces de baixo custo. 
Redes de alto desempenho já requerem interfaces de custo mais elevado.
*
Retardo de Transferência
É a soma dos retardos de acesso e de transmissão.
A rede deve ser adequada ao tipo particular de aplicação para o qual ela foi concebida. 
Para aplicações de controle em tempo real, o retardo de transferência limitado é de vital importância.
*
Desempenho
É a capacidade efetiva de transmissão da rede. 
Na verdade, os termos velocidade, desempenho e retardo de transferência estão intimamente relacionados. 
A escolha de um mecanismo de interconexão orientado para a natureza das aplicações é essencial para o bom desempenho de uma rede.
*
Confiabilidade
Confiabilidade pode ser avaliada em termos de tempo médio entre falhas (Medium Time Between Failures - MTBF), tolerância à falhas, degradação amena, tempo de reconfiguração após falhas e tempo médio de reparo (Medium Time to Repair - MTTR). 
O MTBF é geralmente medido em horas.
*
Confiabilidade
A degradação amena está ligada à aplicação e mede a capacidade da rede continuar operando em presença de falhas, embora com desempenho menor. 
Reconfiguração após falhas requer que alternativas redundantes sejam acionadas tão logo uma falha ocorra. O tempo médio de reparo pode ser diminuído com o auxílio de redundância, mecanismos de auto-teste e diagnóstico, e manutenção eficiente.
*
Modularidade
Modularidade pode ser caracterizada como o grau de alteração de desempenho e funcionalidade que uma rede pode sofrer sem mudar seu projeto original. 
Os maiores benefícios de uma arquitetura modular incluem a facilidade para modificação, facilidade para crescimento e facilidade para o uso de um conjunto de componentes básicos. 
*
Modularidade
A modularidade está intimamente ligada às aplicações do sistema.
Uma rede bem projetada deve poder adaptar-se modularmente às várias aplicações a que é dedicada, como também prever futuras utilizações.
*
Compatibilidade
Também conhecida como interoperabilidade, a compatibilidade pode ser vista como a capacidade que a rede possui para ligar-se a dispositivos de vários fabricantes, tanto de software quanto de hardware. Esta característica é bastante importante e valiosa por dar ao usuário grande flexibilidade e poder de barganha perante os fabricantes.
*
Sensibilidade Tecnológica
Este tópico diz respeito à modularidade. Uma rede deve ter a capacidade de suportar todas as aplicações para a qual ela foi projetada, mais aquelas que no futuro possam ser requeridas, incluindo transmissão de vídeo, voz e interconexão com outras redes, por exemplo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais