Buscar

Piscina Terapeutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Natália dos Santos de Figueiredo
Turma: 5FiN
Piscina Terapêutica
Design e dimensões da piscina: Design deve ser simples, o formato retangular; 
Acesso: O acesso na piscina deve permitir várias formas de entrada como: degraus devem estar na extremidade mais rasa com 15cm de altura, 30 de profundidade e 60 de largura. Deve ter corrimão, rampas que facilitam a entrada de cadeiras de rodas, mas a inclinação deve ser pequena e a superfície não escorregadia, guindastes tanto mecânicos, quanto hidráulicos ou elétricos. 
Iluminação: Bastante iluminação em toda a área da piscina. E de preferência a da luz solar 
Piso: Ao redor antiderrapante e amplo; Na piscina nivelado com patamares.
Ventilação: Acesso indireto, a temperatura do ar deve ser levemente menor que a da água. O excesso ou a queda acentuada da temperatura pode provocar desequilíbrios ou até danos no paciente.
Profundidade: 2/3 da altura do indivíduo (altura do ombro) mas deve ser levado em consideração alguns fatores como: Tamanho da piscina; tipo de paciente; atividades que serão desenvolvidas na piscina; tipo de material utilizado; formato da piscina. 
Temperatura da água: A temperatura ideal é por volta dos 32 graus. Em relação o sistema de aquecimento da água, existem várias opções no mercado como: resistência elétrica, bomba de calor, a gás, a óleo combustível, carvão ou lenha. A mais apropriada vai depender da finalidade da piscina e relação custo/benefício.
Itens internos (Instalações): Vestiários amplos que permitam a entrada de cadeira de rodas, tenham macas e corrimão; Chuveiros privativos para banho e ducha do lado da piscina para que o paciente se molhe antes de entrar na piscina; Local para repouso; Banheiros amplos com barras e que permita acesso a cadeirantes; Local para guardar material utilizado na piscina; Sala de maquinas onde fica o maquinário, aquecedores e etc.
Equipamentos: Passadeira rolante aquática; Bicicleta; Cama elástica; Luvas; Pranchas; Macarrões; Braçadeiras; Alteres Triangulares.

Outros materiais