Buscar

PROVA 2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 03/04/2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação II – Objetiva
Psicologia Organizacional e do Trabalho – 03/04/2018
1-Muitas são as situações que podem levar ao surgimento de um conflito de uma organização. Entre elas, podemos destacar uma que é entendida como a incapacidade de atingir metas e/ou satisfazer seus desejos. Este impedimento/incapacidade pode ocorrer por algum tipo e limitação pessoal, técnica ou comportamental. A que concito o texto se refere?
( ) Diferenças de personalidade.
( ) Diferenças, informações e percepções.
( ) Experiência de frustração.
( ) Metas diferentes.
2- Por questões relacionadas a valores, princípios e interesses pessoais, é comum que haja algum tipo de conflito no ambiente de trabalho. Contudo, muitos conflitos são desnecessários e poderiam ser evitados com atitudes simples. Com relação as situações que podem ser entendidas com fontes d conflito, classifique V ou F:
( ) Inveja.
( ) Fofocas.
( ) Cumprir o horário.
( ) Intrigas de colegas.
3-Algumas situações são potenciais para gerar conflitos dentro da organização. De acordo com Chiavenato (2005), são três as principais condições antecedentes de conflitos. Em uma delas, o grupo tem a característica de se especializar na busca pela eficiência. Isto faz com que o grupo se diferencie dentro da organização, pois passam a ter objetivos e interesses diferentes dos outros. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esta definição:
FONTE: CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
( ) Recursos compartilhados e limitados.
( ) Diferenciação.
( ) Interdependência de atividades.
( ) Dependência da gerência.
4- Popularidade nem sempre é sinônimo de liderança. O líder eficaz não é, necessariamente alguém amado e admirado, mas alguém que faz com que seus seguidores façam as coisas certas. Portanto, ser popular não é sinônimo de liderança. Sobre as características essenciais que um líder deve ter, classifique V ou F:
( ) Individualista.
( ) Proatividade.
( ) Estimular conflitos.
( ) Valorizar diversas expectativas.
5- Todas as pessoas possuem um conjunto de características individuais que podem nos aproximar ou afastar de algumas características de outras pessoas, porém, todos nós somos seres únicos. E a liderança é um comportamento que pode ser aprendido, ou seja, todo indivíduo pode ser um líder, desde que exista uma construção desta liderança e uma formação deste indivíduo para se tornar um líder. Sobre algumas das características essenciais que um líder deve ter, analise as opções a seguir:
I-Compartilhar responsabilidades.
II-Centralizar as decisões.
III-Valorizar diversas perspectivas.
IV-Enxergar conflitos como oportunidades.
6- Um grupo é o conjunto de pessoas que interagem entre si e praticam atividades com objetivos comuns. As pessoas que participam de m grupo podem influenciar oi comportamento e as atitudes de outrem. Com também podem se deixar influenciar. Para serem consideradas um grupo, as pessoas devem:
I-Participar de um sistema de papéis interdependentes.
II-Tomar decisões por conta própria.
III-Ser reconhecidas pelos outros membros como integrante do grupo.
IV-Compartilhar normas comuns.
7-Existem várias partes que compõem o processo de comunicação. Uma dessas partes diz respeito à necessidade de traduzir os símbolos para que possam ser compreendidos pelo receptor. A esse processo se dá o nome de:
( ) Canal.
( ) Decodificação.
( ) Fonte.
( ) Codificação.
8- Existem vários tipos de equipes. Uma delas é composta de cinco a vinte colaboradores multifuncionais e, em geral, são equipes permanentes. As pessoas se revezam nas tarefas e realizam um serviço completo. Este conceito define qual tipo de equipe?
( ) Equipes verticais.
( ) Equipes autodirigidas.
( ) Equipes horizontais.
( ) Equipes com propósito especial.
9- Representa o resultado da ação de vários agentes, sendo que o valor de sua atuação, enquanto grupo, é superior ao valor que teriam se cada um agisse individualmente. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este conceito:
( ) Normalização.
( ) Formação.
( ) Desempenho.
( ) Sinergia.
10- Na literatura científica, é possível encontrar uma longa lista de estilos de liderança. Cada estilo se refere à postura e às estratégias utilizadas pelo líder para desempenhar a sua função. Analise as sentenças a seguir:
I-O líder sabe que todos têm habilidades diferentes. Demonstra humildade e respeito para com os outros.
II-O líder situacional assume padrões diferenciados de liderança, conforme a situação envolvida.
III-O líder servidor deixa todos à vontade, pois entende que o grupo é maduro e não precisa de supervisão.
IV-O líder carismático é admirado pelos seus seguidores. É um modelo de ética, valores e princípios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais