Buscar

SISTEMA DE IMPRESSÃO DI-litho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA DE IMPRESSÃO DI-LITHO
Litografia – No processo litográfico continha problemas com a água, ela atrapalhava o processo de impressão quando misturado ao óleo, onde, às vezes na impressão, este problema ocasionava a desconstrução do trabalho gráfico realizado, então, o offset criado no início do século XX serviu justamente para filtrar o excesso de água e tinta entre a matriz (pedra) e o papel, que atrapalhava na retirada do excesso.
No SISTEMA DE IMPRESSÃO HÍBRIDA, encontramos o PROCESSO DE IMPRESSÃO “DI-LITHO” (DAILITO).
É importante não confundir equipamentos híbridos com processos híbridos.
O processo de impressão em tecnologia híbrida seleciona, ao combinar vários tipos e máquinas de impressão, as melhores vantagens de oferta final de produto com o melhor custo/benefício, principalmente na produção d embalagens, rótulos auto-adesivos e material promocional. O foco é oferecer produtos de maior qualidade e valor agregado, garantindo maior retorno, uma das principais características deste processo é a flexibilidade pela sua capacidade de mesclar tintas e vernizes em uma única passada.
Os equipamentos híbridos agrupam diversos processos de impressão numa mesma plataforma, têm a possibilidade de utilizar cada um dos processos de impressão na sequencia solicitada. A única limitação é a financeira, o valor unitário de um rótulo, por exemplo, cresce à proporção que são acrescentados diferentes processos de impressão. Uma das grandes vantagens do uso de máquinas híbridas é que se pode fazer toda a impressão em uma única entrada e maquina, economizando tempo e matéria-prima.
Em suma, há o valor agregado, maior qualidade e menor custo de impressão, sem falar no aumento de produtividade. Uma impressora híbrida pode trabalhar com offset, serigrafia, flexo, hot stamping e rotogravura, utilizando tintas flexo UV, offset UV, rotogravura base solvente (ou UV), película de hot stamping iguais às da impressora convencional. O trabalho em processo híbrido exige um gráfico profissional conhecedor de todos os processos.
O que decide se o processo de impressão será híbrido não é a tiragem, e sim a complexidade do trabalho a ser impresso. É possível atender a demanda de baixas tiragens, pois as máquinas possuem um alto nível de automação possibilitando um acerto rápido entre aplicação convencional (tinta convencional com verniz à base de água) e a aplicação híbrida (tinta híbrida com verniz UV). Há equipamentos específicos para pequenas e grande tiragens.
Di-litho – Modalidade aperfeiçoada da litografia surgida nos anos 1970, e tem sua denominação originária da abreviatura de Direct Litography (litografia direta). É um processo misto, por utilizar matriz plana em equipamento tipográfico.
As unidades de impressão destas prensas foram modificadas pela instalação de uma unidade de amortecimento (um cilindro de borracha), feito com chapas de impressão convencional, um revestimento especial precisava ser aplicado a eles por causa da elevada tensão por conta do contato direto com o papel e a alta estabilidade com a tiragem total necessário na impressão de jornais. Processo litográfico onde a imagem é impressa diretamente na chapa de impressão para o papel.
O Di-litho utiliza uma chapa offset numa impressora tipográfica, imprimindo sobre o suporte sem o emprego de uma blanqueta, ou seja, é um processo litográfico onde a imagem é impressa diretamente na chapa de impressão para o papel.
O Di-litho foi aproveitado principalmente por gráficas e oficinas de jornais que dispondo de rotativas tipográficas, fizeram nelas adaptações para o funcionamento no novo processo, modernizando seu equipamento sem a necessidade de investimentos maiores.
A vantagem desta tecnologia é que se trata de um processo simples em que tipografia de prensas rotativas convencionais poderiam ser usadas, e que este processo possibilita o uso de matrizes semelhantes às do offset, produzidas por fotogravura, na impressão litográfica.
O resultado da impressão em di-litho é potencialmente melhor do que o obtido em rotativas tipográficas, mas fica abaixo daquele do offset. Sua oferta é rara no mercado brasileiro.
Vantagens
- Qualidade persistentemente alto de imagem.
- Produção muito mais rápida e fácil de chapas de impressão.
- Estendeu a vida de chapas de impressão, uma vez que vêm principalmente em contato com a manta de impressão, que passa a ser muito mais suave e menos abrasivo do que o papel.
- Produção mais barato em imagens de excelente qualidade em grandes quantidades.
Desvantagens
- Custo caro para pequenas quantidades
- A qualidade da imagem é excelente para fins comerciais mas ainda não tão bom como rotogravura ou impressão por fotogravura.
Motion Graphic – Di-litho http://vimeo.com/90207109

Outros materiais