A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Apanhado Tópicos de Atuação Profissional

Pré-visualização | Página 1 de 3

Apanhado Tópicos de Atuação Profissional
OK Questão 1: Considere as obras-primas que revolucionam os diversos campos do saber ou da ação, as descobertas científicas, revoluções ou mudanças no modo de pensar, grandes produções literárias etc.
Pode-se dizer que a marca fundamental dessa especificidade de cultura é que ela produz um corte no padrão cultural, estabelecendo novos modelos, por isso estes se tornam clássicos. Denominamos essa cultura de:
C)Erudita.
OK Questão 2: A pedagogia hospitalar teve como principal fundamento a ideia de que:
C)A criança hospitalizada tem o direito, enquanto cidadã, a um tratamento digno com profissionais especializados, inclusive na área educacional, dentro do hospital, e isso é um dever do governo.
OK Questão 3: Leia o enunciado e considere as afirmativas que seguem.
Os principais objetivos da modalidade educacional classe hospitalar são:
I - O acompanhamento pedagógico de crianças e jovens com dificuldades graves de saúde física ou mental.
II - Desenvolver uma avaliação diagnóstica.
III - Melhorar a condição de vida das crianças impossibilitadas de frequentar a escola.
IV - Transmitir exatamente os mesmos conteúdos que seriam trabalhados na escola.
Assinale a alternativa correta:
E)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
OK Questão 4: Como definir cultura no contexto da disciplina Tópicos de Atuação Profissional, considerando que este é um conceito que aparece em primeiro lugar na discussão e apresentação da disciplina?
A)É o conjunto de ações e costumes de um grupo de pessoas construído historicamente ao longo do tempo, intencionalmente ou não.
OK Questão 5: No contexto da pedagogia hospitalar, a interdisciplinaridade:
B)É o ponto central para o trabalho pedagógico, pois o olhar não deve estar voltado apenas para o aspecto biológico, mas para todos os demais estados do aluno-paciente.
OK Questão 6: Complete esta frase, que aborda uma reflexão sobre os rumos da pedagogia hospitalar: “A pedagogia hospitalar é uma necessidade, mas, na realidade...”
A)É ainda difícil perceber e identificar o surgimento desses novos espaços educativos.
OK Questão 7: Podemos dizer que um grande representante da pedagogia social é um educador brasileiro de renome internacional que tem como bandeira uma educação progressista e transformadora. Estamos falando de:
B)Paulo Freire.
.
OK Questão 8: Leia o enunciado e considere as afirmativas a seguir.
Motta e Enumo (2004) realizaram uma pesquisa com crianças hospitalizadas, na qual a pergunta-chave para elas foi: “O que você gostaria de fazer no hospital?” e a resposta foi: “Brincar.”, isso porque, segundo os autores, a atividade lúdica é a ponte entre o momento anterior à doença e o período em que a criança se encontra em tratamento, muitas vezes penoso e longo. Junqueira (2003) também pesquisou sobre o tema e diz que a hospitalização da criança leva-a a se confrontar com um estado de desamparo, ao perceber sua fragilidade corporal que resultou no adoecimento,originando reações diversas, como regressões, estados
depressivos, fobias e transtornos de comportamento. 
Assim, podemos dizer que brincar representa:
I - Um facilitador ao acesso simbólico para as crianças.
II - O elemento de interação social, possibilitando tanto à família quanto ao doente um momento de comunicação que não remete à doença.
III - Uma forma de diminuir o sofrimento e o trauma trazidos pela vida no hospital.
IV - Para as famílias, um distanciamento do tratamento, já que não é essa a função do hospital.
Assinale a alternativa correta:
B)As afirmativas I e II estão corretas.
OK Questão 9: Vale ressaltar que as práticas educativas não devem ficar a cargo de um único profissional. Em diversos hospitais, uma equipe multidisciplinar é organizada (professores, arte-educadores, profissionais de teatro, dança, psicologia, musicoterapia, palhaços, entre outros) com as mais variadas funções, mas com um único objetivo: a melhora do paciente. De acordo com Paula (2007), ao desenvolver atividades com equipes multidisciplinares, as atividades são divididas em dois polos: práticas educacionais e práticas recreativas. As primeiras referem-se ao acompanhamento da escolarização e dos demais processos
vivenciados na aprendizagem, enquanto as segundas possibilitam aos alunos diversão.
 A proposta multidisciplinar está embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas, que tem como responsável:
D)Howard Gardner.
OK Questão 10: Leia o enunciado e considere as afirmativas que seguem.
A educação não se pauta na simples transmissão de conhecimentos e teorias: o foco é o aluno, que necessita sentir-se íntegro em relação à sua condição, sendo considerado por suas potencialidades e não por suas dificuldades de saúde. 
Portanto o pedagogo deve se valer da utilização de diferentes estratégias, entre elas, podemos citar:
I - A livre circulação da aprendizagem, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de manejar significativamente o conhecimento.
II - A contação de histórias e a continuação dos estudos no hospital.
III - Transmissão do conhecimento por meio de exercícios de memorização e cópia.
IV - Oficinas de arte, dramatização, brincadeiras e jogos.
Assinale a alternativa correta:
D)As afirmativas I,II e IV estão corretas.
OK Questão 11: Leia o conceito de formação apresentado por Garcia (1999, p. 19):
“O conceito formação é geralmente associado a alguma atividade, sempre que se trata de formação para algo. Assim, a formação pode ser entendida como função social de transmissão de saberes, de saber fazer ou de saber ser que se exerce em benefício do sistema socioeconômico, ou da cultura dominante. A formação pode também ser entendida como um processo de desenvolvimento e de estruturação da pessoa que se realiza com um duplo efeito de uma maturação interna e de possibilidades de aprendizagem, de experiências dos sujeitos. Por último, é possível falar-se de formação como instituição, quando nos referimos à estrutura organizacional que planifica e desenvolve as atividades de formação. A formação pode adotar diferentes aspectos conforme se considera o ponto de vista do objeto, ou do sujeito.”
Para o autor, o conceito de formação envolve diferentes funções, no entanto ele deixa claro ao se referir ao papel individual da formação que esta pressupõe:
B)Um engajamento, uma vontade e ativação do sujeito em querer aprender.
OK Questão 12: Em nossos estudos encontramos duas palavras-chave que podem ser apontadas como eixo de sustentação da pedagogia hospitalar:
B)Qualidade de vida e humanização.
OK Questão 13: A educação social deve realizar-se em todos os contextos nos quais se desenvolve a vida do ser humano, dentro e fora da instituição escolar, por exemplo. Nesse sentido, a educação ganha força nos espaços não formais, pois diferentes espaços e contextos educam.
 Leia as afirmações a seguir e indique aquela que estabelece uma concordância com o texto deste enunciado:
E)A sociedade de hoje é pedagógica.
OK Questão 14: As inteligências múltiplas, segundo Gardner apud Travassos (2001), são “potenciais que podem ou não ser ativados pelas oportunidades disponíveis na cultura onde a pessoa está inserida”. Ele diz que estas se inter-relacionam na construção do conhecimento. O pedagogo é o grande destaque diante dessa proposta, pois caberá a ele estimular espaços cognitivos e interpessoais para fomentar a busca dos alunos em classe hospitalar por sua autonomia, autoimagem e autoestima inter-relacionadas às inteligências múltiplas.
Escolha a alternativa que justifica o entendimento da teoria de Gardner para a situação da criança hospitalizada em atendimento escolar:
D)A Teoria das Inteligências Múltiplas aplicada à educação acena para uma assistência direcionada que pretende tornar iguais as crianças, sem diferenciação alunos hospitalizados de alunos em escola regular.
Questão 15: Em nossos estudos sobre a pedagogia empresarial, o texto apresenta alguns elementos que permitem pensar nas dimensões do sentido e do contexto

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.