Buscar

PRE PROJETO LAR DOS IDOSOS TGA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 TEMA 
QUALIDADE DE VIDA NO LAR DOS IDOSOS
2 PROBLEMA
A problemática deste tema, “Qualidade de vida no Lar dos Idosos”, leva em consideração a maior dificuldade apresentada pelos idosos inseridos no Lar. Envelhecer num país com tantos problemas sociais, econômicos e estruturais a resolver constitui-se em grande desafio para os indivíduos, para o conjunto da sociedade e para o governo, no sentido de oferecer condições qualificadas para o prolongamento da vida. Nesse sentido, o estudo tem como elemento norteador buscar compreender as mudanças que ocorrem durante o processo do envelhecimento e as necessidades de atividades diárias no seu cotidiano, de maneira que estas lhe tragam bem-estar físico e psicossocial. Trata-se de uma investigação que buscou conhecer e diferenciar uma instituição de longa permanência para idosos. Este estudo tem como problema de investigação as seguintes questões:
3 HIPÓTESES
H1 Analisar a qualidade de vida no lar do idoso.
H2 De que maneira o lazer pode contribuir para autoestima do idoso? 
H³ Conhecer suas limitações dos idosos?
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Embora saúde e qualidade de vida sejam, muitas vezes, utilizadas como sinônimo trata-se de conceitos que apresentam especificidades, mas também uma grande relação entre si. A qualidade de vida é um termo multidimensional, que é quantificado de forma subjetiva, cada um a qualifica de acordo com aquilo que acha mais relevante para o seu bem-estar. Para que se obtenha qualidade de vida na terceira idade, é importante considerar diversos fatores: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. De modo geral envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro. Promover a qualidade de vida dos idosos internos no Lar do Idoso, buscando através de dinâmicas realizarem atividades manuais, através de desenho livre, jogos, dança, alongamento, música clássica e raiz, dessa maneira estarão promovendo o bem- estar e aumentar a autoestima e a qualidade de vida.
4.2 Objetivos Específicos
•	Conhecer e perceber a realidade do quotidiano da vida de um lar de idosos; 
•	Descrever o processo do envelhecimento; 
•	Buscar, a partir de um espectro social, à interação e a interdependência entre os indivíduos, bem como, o encontro social;
•	Promover a valorização da subjetividade de cada idoso interno.
5 JUSTIFICATIVA
Diante do real aumento da expectativa de vida no último século, evidencia-se a importância de garantir aos idosos não apenas uma maior sobrevida, mas também uma boa qualidade de vida. O envelhecimento é marcado por transformações que ocorrem na vida dos idosos. Os tecidos já não têm a mesma eficiência, começam a comprometer ossos e músculos e outros órgãos começam a sofrer dificuldades para exercer suas funções. Quando se trata de pessoas idosas, o direito à vida junta muito mais que longevidade, é preciso garantir o envelhecimento com respeito, dignidade, proteção e inserção social. Não apenas na área da saúde, onde elas são mais evidentes, mais em todas as demais, que deverão atender a esta população específica e que serão demandadas por elas. 
Os idosos têm seus direitos garantidos por Lei, pessoas que tanto já fizeram pelo nosso país, pela nossa sociedade a independência familiar e social, através de prestações previdenciárias e assistenciais eficazes.
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6.1 ATIVIDADES FÍSICAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O IDOSO
Ser idoso não significa estar impossibilitado, mas sim ser ativo dentro de seus limites da idade.
As atividades físicas praticadas regularidade durante o envelhecimento devem procurar priorizar as habilidades essenciais ao dia-a-dia dos idosos, de modo a preservar a sua saúde física e mental, tendo em vista a manutenção de sua autonomia e o desenvolvimento da socialização do grupo em questão. 
Segundo Maciel, (2010) aponta observações realizadas após as atividades físicas constantes, denota em seu comportamento benefícios na qualidade de vida destas pessoas como:
Aumento do consumo máximo de oxigênio e do colune sistólico;
Redução da taxa dos batimentos cardíacos a um dado consumo de oxigênio;
Diminuição da pressão arterial;
Melhor vascularização muscular e tecidual;
Melhor utilização de ácidos graxos como energia preservando o glicogênio;
Melhora na função e na estrutura dos músculos;
Melhora a sensação de bem estar;
Melhora na fibra nervosa muscular;
Melhora o humor;
Com essas melhoras o idoso consegue normalizar o sono, a constipação, o humor, adiando a deterioração física em até 20 anos (COSSENZA, CARVALHO, 1997). 
Os exercícios físicos devem ser prescrevidos por um profissional adequado antes de iniciar as atividades. Uma avaliação minuciosa composta por exames médicos, exames ortopédicos e avaliação funcional.
6.2 COMO PREVENIR QUEDAS
As quedas no idoso possuem uma natureza multifatorial, de forma que não se deve atribuir uma queda a apenas uma causa, e sim a diversos fatores que podem ou não ocorrer de forma associada. Estes fatores podem ser divididos em intrínsecos (relacionados com o indivíduo) e extrínsecos (relacionados com o ambiente). As causas intrínsecas incluem alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento, doenças, fatores psicológicos e medicamentos que acarretam risco de queda para os idosos. A maioria das quedas de idosos ocorre dentro da instituição. Com medidas simples, pode-se tornar o ambiente em que vive mais seguro. Deve-se concluir que, inegavelmente, o envelhecimento é um processo deletério no qual o indivíduo sofre diversas modificações em sua estrutura corpórea, predispondo-o a diversos agravos. Nesta fase, para o perfeito prosseguir da vida do idoso, é necessário ajustar o ambiente no qual ele está inserido com o intuito de promover a sua locomoção e minimizar riscos.
Mantenha os ambientes bem iluminados. Durante a noite deixe uma luz acesa no seu quarto, no corredor e no banheiro.
Ao subir escadas, use o corrimão para se apoiar;
Instale barras de apoio no banheiro, próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro;
Mantenha os pisos secos e evite encerá-los;
Mesmo dentro de casa, evite usar chinelos e pantufas. Prefira calçados fechados, com sola de borracha e salto baixo. Nunca ande descalço ou só de meias.
Não deixe fios de luz, roupas, sapatos e outros objetos espalhados nos trajetos por onde você anda;
Guarde seus objetos de uso frequente em locais de fácil acesso ao idoso. Nunca suba em banquinhos ou cadeiras para alcançá-los.
6.3 AUTOESTIMA NA TERCEIRA IDADE
A autoestima está ligada ao amor-próprio, como o indivíduo se vê e se ama, a depender de suas particularidades, respeitando e entendendo seus limites, evitando o sentimento de culpabilidade ou de inferioridade dos sujeitos, mediante ações que lhe são requeridas ou as que decidem realizar. Como se vê, a autoestima é algo que se sente por si mesmo, permitindo que o idoso desenvolva a imagem de si. Para desenvolver o amor-próprio, é necessário delimitar onde começam as suas ações e as dos outros. Tal conhecimento propicia o autocuidado, visto que, quando este não se aflora, o idoso necessita de atenção maior do cuidador. Por tal motivo, o mesmo precisa entender que deve fazer pelo outro apenas o que este não pode fazer por si mesmo e encorajá-lo a tentar, a fim de garantir autonomia e estimular o autocuidado.
É importante que o idoso esteja consciente dessas perdas e saibam lidar com esses fatos de uma forma que lhes permite evitar a depressão e a manter a autoestima elevada.
A autoestima é fundamental para se desfrutar de um envelhecimento bem-sucedido. 
A atividade física aparece com um fator favorável, pois propõe uma modificação no esquema corporal e, consequentemente, na autoimagem e na autoestima. 
O convívio com a família e os amigos também pode proporcionar experiências enriquecedoras e contribui para uma boa autoestima no idoso.
A música e a dança também sãouma boa atividade para o idoso melhorar a autoestima e se sociabilizar.
Há pesquisas que indicam que o amor é capaz até de melhorar o sistema imunológico do idoso, além de provocar um aumento do dinamismo e da autoestima.
Segundo a autora (Braghirolli, 2009, p.118) “os estados emocionais e sentimentais formam a afetividade, um dos aspectos do comportamento humano”. Expressando que o emocional varia de acordo com a idade, tornando o envelhecimento com fragilidade emocional podem acarretar series de transtorno emocional, prejudicando assim a qualidade de vida do idoso.
6.4 APOIO MULTIDISCIPLINAR
O trabalho desenvolvido com o apoio multidisciplinar dentro da instituição agregara para a realização com resultados eficaz, dentro de cada área trabalhada sendo: psicólogos, nutricionista, fisioterapeuta, assistência social dentre outros.
Na realização de exercícios adequados para serem por eles praticados, como: a caminhada, o alongamento, a dança, jogos, dentre outras atividades que podem serem realizadas em conjunto com a sociedade. A saúde coletiva não pode ser entendida como um conjunto de ações e saberes isolados. 
O profissional de psicologia deve: 
Atuar com a prevenção, promoção, reabilitação da saúde ou mesmo da intervenção ao nível do idoso ou do cuidador. 
Para Zimernan (2002), o ser humano apresenta uma série de mudanças psicológicas com o envelhecimento, resultando em dificuldade de aptidões a novos papeis sociais, como a falta de motivação, baixa-estima, dificuldade de mudanças rápidas, perdas orgânicas e afetivas, suicídios, somatização, paranóia, hipocondria, depressão.
7 METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido na Instituição Lar Do Idoso no Município de Tangará da Serra Mato Grosso. O lar dos idosos trata-se de uma instituição destinada a ofertar atividades educativas e recreativas para o idoso, com o intuito de garantir-lhes o aprendizado ou aperfeiçoamento de um conhecimento, bem como favorecer o entrosamento social com os demais integrantes do grupo, estimulando a interação social. Através de palestra de autoestima, dinâmica, desenhos livres, rodas de conversas. Atividades físicas de acordo com o grau de dificuldade de cada um, com acompanhamento de profissionais qualificados. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho busca alternativas simples, mas de grande valia em prol de uma população que a cada dia esta aumentando, e que em alguns casos tem um final indesejável, num numero bastante significativo leva o idoso a ser institucionalizado, por vezes contra a sua própria vontade, e por diversos motivos. Sendo eles: dificuldade financeira da família, abandono, dentre outros.
O lazer na terceira idade configura-se como uma ferramenta mestra no aumento da qualidade de vida do idoso, ao passo que a convivência com outras pessoas e a possibilidade de novos aprendizados estimula o indivíduo a interagir com o meio elevando sua autoestima.
Entre esse, busca-se a manutenção constante dessas instituições trazendo alegria e motivação a uma classe que acaba no esquecimento, e que é uma realidade na vida de todo o ser humano “a velhice”. Na velhice ocorrem perdas físicas, as quais são associadas a eventos de vida indesejados e a experiências desagradáveis, podem transformar o envelhecimento em uma experiência difícil para muitos indivíduos. 
Sendo que a manutenção da capacidade funcional dos idosos consequentemente contribui para a qualidade de vida dessa população. Por isso a importância da pratica das atividades físicas, do apoio psicológico, da assistência social e politicas publicas. Contribuindo no alongamento e na perspectiva de vida dos idosos e na qualidade de vida. Proporcionando benefícios específicos para a saúde biopsicossocial do idoso. 
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Outros materiais