Buscar

Portifolio Fundamentos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PORTIFÓLIO – ATIVIDADE
11º SEMANA
BELO HORIZONTE
2017
Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando. Nesta etapa, seu texto deverá conter até 3 laudas. Lembrando que, os alunos que não possuem Atividade de Prática nesta disciplina deverão realizar somente esta primeira etapa e postá-la no Portfólio.
A revolução da informática provocou impactos que, atingem diversas áreas sociais. Com a educação não foi diferente, pois cada vez mais a tecnologia se faz presente tanto na escola como no aprendizado do aluno, seja pelo uso de equipamentos tecnológicos ou por meio de projetos que envolvem educação e tecnologia. 
Diante de tantas mudanças que tem ocorrido em nossa sociedade nos últimos anos, percebe-se que a educação foi uma das áreas que mais sofreu com essas transformações. A introdução do computador e da internet na vida dos alunos veio como uma avalanche de informações que até mesmo as escolas e os professores não estavam preparados para transmitir tantas informações
A utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino, torna-se cada vez mais necessária, pois além de tornar a aula mais atrativa proporciona aos alunos uma forma diferenciada de ensino. Para que isso se concretize de maneira que todos os envolvidos se sintam beneficiados, a questão das TIC deve estar bem consolidada. 
A utilização das TICs traz benefícios tanto para os professores quanto para os alunos, na forma de ensinar e aprender, como exemplo podemos citar o uso da Internet, que traz uma diversidade de informações, mídias e softwares para auxiliar na aprendizagem
Par o uso das TICs na educação é necessário analisar e refletir sobre todos os benefícios, as mudanças e o conhecimento que a utilização das tecnologias trará.
A utilização das tecnologias da informação e comunicação demandam uma reformulação das relações de ensino e aprendizagem, pois é necessário começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo. Diante disso torna-se necessário compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico.

Outros materiais