A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
tele aula 4docx

Pré-visualização | Página 2 de 2

b. 
módulo básico de serviços de segurança pessoal e patrimonial;
	
	c. 
módulo de catálogo unificado de materiais e serviços;
	
	d. 
módulo de cadastro de compradores;
	
	e. 
todas as alternativas estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: C.
O sistema é constituído por diversos módulos, sendo que alguns ainda estão em desenvolvimento, oferecendo acesso, pela Internet, a um conjunto de serviços e informações. Entre os seus módulos básicos estão o catálogo unificado de materiais e serviços, o registro de preços de bens e serviços e o cadastro unificado de fornecedores.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O pregão eletrônico possibilita o monitoramento social em tempo real durante a sua realização, concretizando uma operação mais competitiva e segura para os envolvidos. Os fornecedores têm suas identificações mantidas em sigilo até o final da sessão pública de cotação e negociação. Dentro de suas características, este serviço público é viabilizado no contexto do sistema:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Siasg – Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais;
	Respostas:
	a. 
Siapa – Sistema Integrado de Administração Patrimonial;
	
	b. 
Siasg – Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais;
	
	c. 
SIGPlan – Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento de Governo Federal;
	
	d. 
Siafi – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal;
	
	e. 
todas as alternativas estão incorretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: B.
No bojo do Siasg se encontra o portal Comprasnet, gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que viabiliza o processo eletrônico de aquisições. O Comprasnet, atendendo a Lei 8.666 de 21/06/1993, cria um ambiente computacional para o registro e gerenciamento de licitações de forma completa, incluindo convites, concorrência, tomada de preços, bem como os pregões eletrônicos. O pregão democratiza, pela facilitação do acesso, as compras governamentais para as empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo o Serpro, o Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos) é um dos principais sistemas estruturadores do governo federal. Entre os seus objetivos encontra(m)-se:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
viabilizar a integração sistêmica na área de pessoal;
	Respostas:
	a. 
viabilizar a integração sistêmica na área de pessoal;
	
	b.
atender a Secretaria de Planejamento Financeiro nas atividades de planejamento, coordenação, supervisão, controle e desenvolvimento de recursos humanos;
	
	c. 
transformar o sistema de orçamento em um instrumento de modernização da administração de recursos humanos;
	
	d. 
manter em sigilo as informações da Administração Pública Federal;
	
	e. 
nenhuma das alternativas está correta.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A.
O objetivo específico é tornar o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) um instrumento de modernização da administração de recursos humanos. Um grande propósito é a viabilização da integração sistêmica na área de pessoal. O sistema visa atender a Secretaria de Recursos Humanos nas atividades de planejamento, coordenação, supervisão, controle e desenvolvimento de recursos humanos. O acesso à informação pública passou a ser um lugar comum na administração pública, sendo o sigilo a exceção. O Siape visa a atender as unidades de pessoal dos órgãos e ao desenvolvimento das atividades por parte dos servidores da área de pessoal.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Uma análise da estrutura do SIGPlan possibilita a confirmação da funcionalidade do sistema como uma ferramenta de acompanhamento e de monitoramento das ações e execuções orçamentárias, não se restringindo ao simples processo de coleta de dados. Nesta análise, depara-se com módulos de sistema bem característicos, tais como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
todas alternativas anteriores estão corretas.
	Respostas:
	a. 
módulo de elaboração do Plano Plurianual;
	
	b. 
módulo de revisão do Plano Plurianual;
	
	c. 
módulo de avaliação dos programas de governo;
	
	d. 
módulo de monitoramento dos programas governamentais;
	
	e. 
todas alternativas anteriores estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: E.
Uma análise da estrutura do SIGPlan possibilita a confirmação da funcionalidade do sistema como uma ferramenta de acompanhamento e de monitoramento das ações e execuções orçamentárias, não se restringindo ao simples processo de coleta de dados. Nesta análise depara-se com módulos de sistema bem característicos, como o módulo de elaboração e revisão do Plano Plurianual; o módulo de avaliação dos programas de governo e o módulo de monitoramento dos programas governamentais.