AVALIAÇÃO DE ED
6 pág.

AVALIAÇÃO DE ED


DisciplinaRecurso Huumanos93 materiais123 seguidores
Pré-visualização1 página
Pergunta 1
Após coletado, o chorume deve ser tratado antes de ser descartado no curso de um rio ou em uma lagoa. O tratamento pode ser feito no próprio local ou pode haver transporte para um local apropriado (geralmente uma Estação de Tratamento de Esgotos). Os tipos de tratamento convencionais são:
 
	
	a.
	o tratamento biológico e o tratamento físico.
	
	b.
	o tratamento físico e o tratamento químico.
	
	c.
	o tratamento biológico, o tratamento por oxidação e o tratamento químico.
	
	d.
	o tratamento biológico, o tratamento físico e o tratamento químico.
	
	e.
	o tratamento por redução e o tratamento por oxidação.
 
 
1 pontos   
Pergunta 2
	
	a.
	40 km2
	
	b.
	120 km2
	
	c.
	400 km2
	
	d.
	1.600 km2
	
	e.
	40.000 km2
 
 
1 pontos   
Pergunta 3
	
	a.
	I e II, apenas
	
	b.
	III e IV, apenas.
	
	c.
	I, II e III, apenas.
	
	d.
	I, II e IV, apenas.
	
	e.
	I, II, III e IV.
 
 
1 pontos   
Pergunta 4
A temperatura do efluente é um parâmetro de controle que pode interferir nos corpos hídricos. O aumento de temperatura nos corpos hídricos pode:
 
I. Interferir nos processos biológicos presentes no corpo hídrico.
II. Interferir na solubilidade dos gases na água, como a diminuição da quantidade de oxigênio.
III. Reduzir a quantidade de poluentes na água.
 
É correto o que se afirma em:
 
	
	a.
	I, apenas.
	
	b.
	III, apenas.
	
	c.
	I e II, apenas.
	
	d.
	II e III, apenas
	
	e.
	I, II e III.
 
 
1 pontos   
Pergunta 5
Além de considerar a natureza do efluente e os padrões mínimos exigidos pela legislação vigente para lançamento do efluente nos corpos hídricos, no projeto do sistema de tratamento de efluente devem ser considerados outros importantes fatores, ficando evidenciada a importância do gestor ambiental na tomada de decisão para a escolha do sistema de tratamento de efluente mais eficiente. São fatores que precisam ser considerados:
 
	
	a.
	apenas os custos de investimentos, os custos operacionais e a área disponível para a implantação do sistema de tratamento.
	
	b.
	apenas as condições climáticas do local.
	
	c.
	apenas a existência de legislações regionais mais restritivas.
	
	d.
	apenas a proximidade de residências e a estabilidade do terreno.
	
	e.
	os custos de investimentos e os custos operacionais, a área disponível para a implantação do sistema de tratamento, as condições climáticas do local, a existência de legislações regionais mais restritivas, a proximidade de residências, a estabilidade do terreno, a assistência técnica e o controle operacional.
 
 
1 pontos   
Pergunta 6
Instalação de destino final dos resíduos sólidos urbanos que opera por meio da sua adequada disposição no solo, sob controles técnico e operacional permanentes. Esse tipo de instalação deverá ser localizado, projetado, operado e monitorado em conformidade com a legislação ambiental vigente e com as normas técnicas oficiais, pois os resíduos e os seus efluentes líquidos e gasosos não devem causar danos à saúde pública e/ou ao meio ambiente.
 
A definição acima refere-se:
 
	
	a.
	a lixão (vazadouro a céu aberto).
	
	b.
	a aterro controlado.
	
	c.
	a aterro sanitário.
	
	d.
	à incineração.
	
	e.
	à reciclagem.
 
 
1 pontos   
Pergunta 7
Em 1997, pela Lei Federal 9.433, de 08 de janeiro, instituem-se a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SNGRH) como instâncias protetoras das águas. Essa lei está baseada em alguns fundamentos. Assinale a alternativa que cita um fundamento correto da lei.
 
	
	a.
	A água não é considerada um bem de domínio público.
	
	b.
	A água é um recurso natural ilimitado (inesgotável) e dotado de valor econômico.
	
	c.
	A Lei 9.433/97 não estabelece utilização preferencial da água em caso de escassez, portanto, a gestão dos recursos hídricos deve proporcionar o uso múltiplo da água, sem prioridades em casos de escassez.
	
	d.
	A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da PNRH.
	
	e.
	A gestão dos recursos hídricos é centralizada no Poder Público.
 
 
1 pontos   
Pergunta 8
Aplicações nucleares não ocorrem somente nas usinas para geração de eletricidade, pois possuem outras aplicações. Com relação às aplicações nucleares, avalie as afirmações a seguir.
 
I. Na indústria e na agricultura, a radiação e os isótopos são utilizados principalmente para a esterilização de produtos farmacêuticos, beneficiamento de materiais poliméricos, controle de processos industriais (traçadores e fontes seladas) e cura de tintas e vernizes.
II. Na área médica, linhas de pesquisa relacionadas à biotecnologia e à radiologia incluem radiofármacos para diagnóstico e terapia, para medicina, radioterapia e irradiação de materiais biológicos.
III. Aplicações no meio ambiente incluem as técnicas nucleares em hidrogeologia subterrânea e isotópicas, monitoração e avaliação do impacto ambiental, transporte e dispersão de poluentes e tratamento de efluentes e rejeitos.
 
É correto o que se afirma em:
 
	
	a.
	I, apenas.
	
	b.
	I e II, apenas.
	
	c.
	I e III, apenas.
	
	d.
	II e III, apenas.
	
	e.
	I, II e III.
 
 
1 pontos   
Pergunta 9
Um tecnólogo em gestão ambiental é contratado por uma pequena indústria que gera, em seu processo produtivo, alguns tipos de resíduos sólidos. Ao elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, ele recorre à NBR 10 004/2004.
 
Com base na NBR 10 004/2004, avalie as afirmações a seguir:
 
I. Os resíduos Classe I são considerados resíduos não perigosos, que podem ser enviados diretamente aos aterros sanitários, com exceção daqueles contaminados por substâncias identificadas como resíduo Classe II.
II. Os resíduos Classe II são considerados resíduos perigosos, que necessitam receber tratamento na destinação final, por exemplo, esgoto e efluentes que contêm metais pesados, inflamáveis ou corrosivos.
III. Os resíduos não inertes apresentam propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
IV. Os resíduos inertes são definidos como aqueles que não têm nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água.
 
É correto o que se afirma em:
 
	
	a.
	I e II, apenas.
	
	b.
	III e IV, apenas.
	
	c.
	I, II e III, apenas.
	
	d.
	I, II e IV, apenas.
	
	e.
	I, II, III e IV.
 
 
1 pontos   
Pergunta 10
O Código de Águas, estabelecido pelo Decreto Federal 24.643, de 1934, constitui um marco legal na gestão dos recursos hídricos no Brasil. O código foi instituído em um momento de transição, em que o Brasil deixava de ser uma economia agrária para se tornar uma economia urbano-industrial.
 
Considerando o Código de Águas, avalie as afirmações que seguem.
 
I. Os usuários a montante devem preservar as condições da água perante os usuários a jusante.
II. O regime de outorga define que as águas públicas podem ser derivadas para as aplicações da agricultura, da indústria e da higiene, sem a existência de concessão administrativa.
III. A definição do uso prioritário da água para o abastecimento público estabelece a preferência da derivação para o abastecimento das populações.
 
É correto o que se afirma em:
 
	
	a.
	I, apenas.
	
	b.
	I e II, apenas.
	
	c.
	I e III, apenas.
	
	d.
	II e III, apenas.
	
	e.
	I, II e III.
 
 
1 pontos   
 Salvar e Enviar