Buscar

HISTOLOGIA - Tecido Sanguíneo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Tecido Hematopoiético 
Este trabalho foi solicitado pelo professor João Ferreira da disciplina de Histologia
Aluna: Debora Barbosa
3CB
	
Recife, 2016
Introdução
 O tecido hematopoiético é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -. É responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos.
 O sangue humano é composto por: plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. O plasma é uma solução aquosa de substâncias como proteínas, hormônios, gases, nutrientes, sais e excreções, e sua função é transportar tais substâncias por todo o corpo, o que possibilita às células receber o nutriente necessário ao metabolismo e expulsar metabólitos tóxicos.
Tecido Sanguíneo
Células do Sangue : 
Hemácias - também conhecidas como eritrócitos, são os glóbulos vermelhos do sangue. A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue. Existem cerca de 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico, no sangue de um homem adulto e saudável (na mulher, cerca 4,5 milhões). Ao longo da vida, a hemácia trabalha com três tipos de hemoglobina: Hb A1, que é a mais recorrente no organismo (97% de toda Hb), Hb A2 (2%)e a Hb F, ou hemoglobina fetal, que representa toda a hemoglobina encontrada no embrião mas que, no oitavo mês de vida, passa a ser apenas 1%, mesma percentagem vista em um adulto normal. Possuem formato de disco bicôncavo; Não possuem núcleo; Medem 0,007 milímetros de diâmetros. 
Leucócitos: Participam das defesas celulares e humorais do organismo contra agentes estranhos. A secreção amarelada (pus) que aparece em lesões nos tecidos, tem em sua composição uma grande massa de leucócitos juntamente a outros resíduos.
Os leucócitos são classificados de acordo com a granulosidade do citoplasma e a quantidade de lóbulos nucleares. Sendo assim, são divididos em dois grupos: granulócitos e agranulócitos.
Os granulócitos apresentam grânulos específicos em seu citoplasma e são classificados em três tipos, conforme a afinidade dos grânulos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Já os agranulóides podem ser monócitos e linfócitos.
Neutrófilos : Os neutrófilos são móveis e fagocitários. São a primeira linha de defesa do organismo, já que são atraídos pela quimiotaxia até os microorganismos patogênicos, destruindo-os.
Eosinófilos : Os eosinófilos liberam a hidrocortizona, um hormônio que diminui essas reações alérgicas e a quantidade de eosinófilos no sangue.
Linfócitos: Os linfócitos são responsáveis pelas respostas de base celulares, relacionadas à rejeição de enxertos. Alguns linfócitos, em contato com um antígeno, passam a fazer parte das células de memória imunológica.
Monócitos: Células grandes com núcleo na forma de rim ou ferradura. Ativamente móveis, os monócitos saem da circulação sanguínea para chegar ao tecido conjuntivo, tornando-se macrófagos. São ativos na fagocitose de microorganismos patogênicos.
Plaquetas: São fragmentos dos megacariócitos formados na medula óssea. Medem de 2 a 4 μm de diâmetro e têm morfologia ovoide. Ajudam na coagulação e na renovação do endotélio de vasos sanguíneos variados.

Continue navegando