Buscar

atividade 2 de semiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A infecção hospitalar é um prodígio complexo, devendo ser consideradas as influências de natureza sociocultural. O artigo exposto mostrou as representações sociais sobre infecção hospitalar elaboradas por enfermeiros. Onde relata um estudo exploratório desenvolvido por enfermeiros, que trabalhavam na área hospitalar. 
A administração medicamentosa em uma instituição hospitalar é um procedimento complexo e multidisciplinar, onde as equipes profissionais têm um objetivo comum, que é prestar assistência de qualidade, com segurança e eficácia a cada paciente. A organização dos processos envolvidos e da gestão do plano terapêutico. O processo se inicia no momento da prescrição médica, e dando continuidade com o fornecimento do medicamento pela farmácia e termina com o preparo e administração aos pacientes.
A administração de medicamentos é uma das responsabilidades atribuída à equipe de enfermagem. Essa prática é para ser exercida de modo seguro aos pacientes e que os erros sejam precavidos. A equipe de enfermagem sempre trabalha para o bem-estar do paciente.
Os estudos comprovam que o desenvolvimento institucional de uma cultura de segurança e as representações elaboradas por indivíduos/profissionais, além de determinar suas condutas também diminuir os erros utilizando medidas que estimulam a equipe a utilizar os cinco certos (paciente, medicamento, dose, via e hora certas) e compreender o processo como um todo auxilia na redução dos erros assim, contribuindo para manutenção dos índices de infecção hospitalar.
No referente artigo, a maior parte dos profissionais de enfermagem relata a infecção hospitalar como contaminação adquirida no hospital, através dos materiais e equipamentos. Na visão da equipe profissional a infecção hospitalar está relacionada com a sujeira. Em algumas falas a IH foi atribuída à contaminação por germes e falta de limpeza.
O referido relata a participação dos profissionais em ações educativas, conhecem o tema “infecção hospitalar”, sabem da importância de lavar as mãos, e, no entanto, não aderem às técnicas, normas e modificações nos serviços de saúde. O uso correto de máscara, luvas, óculos e principalmente a lavagem das mãos antes e depois de manipular com o paciente além de trazer conforto e bem estar dos pacientes como também evita à contaminação e infecções por germes e bactérias. Deste modo vimos que estratégias são necessárias para obtenção de maior obediência as rotinas básicas para prevenção e controle das infecções hospitalares, uma vez que as medidas até então adotadas têm sido de pouco sucesso.

Outros materiais