Buscar

Ajustamento Criativo na Psicologia da Gestalt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ajustamento Criativo
PSICOLOGIA DA GESTALT
CURSO DE PSICOLOGIA
PROFA. ME. JULLY FORTUNATO BUENDGENS
Todo contato é criativo e dinâmico. Ele não pode ser rotineiro, estereotipado ou simplesmente conservador porque tem de enfrentar o novo, uma vez que só este é nutritivo (PERLS; HEFFERLINE; GOODMAN, 1997, p.44). 
Ajustamentos criativos são formas de estabelecer o contato com o meio. 
Estamos imersos em necessidades: físicas, psicológicas, sociais e espirituais; Essas necessidades causam perturbação de nosso equilíbrio, assim, nosso organismo busca restaurar essa homeostase por meio do contato ou da fuga, ou seja, da interação com o meio (119). 
Atividade:
Refletir sobre o que te mobiliza, ou o que perturba teu equilíbrio;
Criar uma hierarquia das TUAS necessidades;
Discutir em grupos de 5 estudantes e em seguida compartilhar com a turma; 
Hierarquia das necessidades:
A hierarquia de necessidades é uma escala de valores, na qual a necessidade prioritária é atendida preferencialmente e as outras aguardam a satisfação (PERLS; HEFFERLINE; GOODMAN, 1997).
A necessidade prioritária é denominada dominante ou figura; as demais recuam para o fundo até que se tornem emergentes e possam ser atendidas.
A alternância entre figura e fundo é denominado formação de Gestalt, que serve à autorregulação organísmica (além do contato e da awareness) a fim de que a dominância seja atendida.
O processo de formação de Gestalt se dá com a emergência
de uma necessidade que energiza e organiza o comportamento nos níveis perceptual e motor, que por meio do contato (ou da retração) busca de forma ordenada e integrada a satisfação da necessidade dominante (120).
A Psicologia é o estudo dos ajustamentos criativos. 
A psicologia anormal é o estudo da interrupção, inibição ou outros acidentes no decorrer do ajustamento criativo 
(PERLS; GOODMAN; HEFFERLINE, 1997, p.45)
RIBEIRO, 2006
AJUSTAMENTO CRIATIVO É:
A resposta do indivíduo com vistas à satisfação de alguma demanda em sua fronteira de experiência. 
64
É o processo pelo qual o corpo-pessoa, usando sua espontaneidade instintiva, encontra em si, no meio ou em ambos soluções disponíveis, às vezes aparentemente não claras, de se autorregular.
Ajustar-se significa usar soluções antigas presentes e disponíveis no organismo, buscar novas ou permitir ao organismo encontra-las no contato corpo-meio ambiente, para que o viver seja funcional e viável.
RIBEIRO, 2006
Ajustamentos criativos são 
formas de contato do organismo com o meio
CARDELLA, 2014; SCHILLINGS, 2014
Estudar os ajustamentos criativos é COMPREENDER como se dá o contato no processo de autorregulação organísmica, ou seja, pela capacidade de adaptar-se renovadamente às circunstâncias (p.113).
Ajustar-se criativamente implica imprimir sua marca nos acontecimentos da vida, “pessoalizando-a”, tornando-a própria, atualizando-as na interação com o mundo (p.113).
[...] não podemos determinar integralmente o que nos acontece, mas somos livres para escolher e responsáveis por como
 vamos viver as experiências 
(p.114).
“…Eu fechava os olhos para não ver as coisas ruins e quando abria, o mundo era lindo novamente…”
Luto como restaurador do equilíbrio
"[ ... ] Mesmo quando a situação 'objetiva' não
pode ser mudada, por exemplo quando uma pessoa amada morre, há reações regulatórias do próprio organismo, tais como chorar e ficar de luto, que ajudam a restaurar o equilíbrio,
se ao menos permitirmos que o façam” (121).
[...] quando algum tipo de perturbação ou interferência ocorre no processo de formação de Gestalt, a necessidade não é satisfeita e a Gestalt não se fecha, permanecendo incompleta, caracterizando uma situação inacabada, que pressiona o organismo por fechamento.
A tensão e o resíduo que se formam interferem na capacidade
do organismo de reagir às novas situações no presente, criando uma suspensão que obstrui ou dificulta o processo de reconhecimento
e de satisfação da necessidade - que permanece sem finalização,
prejudicando a fluidez do processo homeostático (121).
[...] o fluxo do processo de crescimento se interrompe, a figura tende a cristalizar-se e a pessoa fica detida, desorientada e por vezes paralisada, já que a energia disponível
para realizar novos contatos e criativos é dissipada. 
Há perda de orientação e de vitalidade, o que interfere em sua capacidade de atualizar-se, de viver o presente de modo pleno
e de projetar um futuro livremente (122).
A vida torna-se repetição, já que as possibilidades de iniciar, contatar e finalizar acham-se reduzidas e a abertura para viver e assimilar novas experiências, muitas vezes perdida. Estanca-se o processo de crescimento.
O estado de confluência é um momento de ausência de experiência de fronteira: não existe diferenciação entre organismo e meio e há sensação de unidade. 
É indispensável para nos sentirmos seres em harmonia nos vários contextos de nossa vida; (198)
Na confluência não existe figura, tudo é fundo...
SCHILLINGS, 2014
Maneira pela qual o organismo assimila o que o meio lhe fornece, tornando o que foi assimilado disponível para ser utilizado de forma própria. Tudo o que aprendemos é em decorrência do processo de introjeção. Desde palavras até valores, conceitos e preconceitos...(198)
SCHILLINGS, 2014
SCHILLINGS, 2014
É pela projeção que a pessoa pode criar perspectivas daquilo que faz sentido para si, visando a uma maneira melhor de lidar com o meio (199).
 
Exps. Vou conversar com meu pai sobre a minha viagem, depois que for aprovada na faculdade, pois assim ele não vai brigar comigo...
Não vou pedir um ponto para a professora, pois sei que ela não vai me dar...
Não vou ligar para a psicóloga para trocar o horário, pois ela não vai ter tempo...
A projeção saudável nos permite planejar e antecipar, envolvendo suposições, baseadas nas observações sobre o meio. Porém, é necessário reconhecer que as suposições são nossas e não situações reais. 
SCHILLINGS, 2014
Movimento de conter a energia direcionada à ação no meio, visando ao reajustamento da emoção em curso para o fechamento da Gestalt.
O self aqui é saudavelmente autocrítico, prevendo possíveis consequências de ruptura no meio. Portanto, a retroflexão saudável está presente no senso de autocrítica, que evita agredir o meio com potencial de aniquilamento ou violência.
É, de modo geral, qualquer ato de autocontrole deliberado durante o envolvimento difícil.
É aquela “paradinha” para refletir, a pessoa se volta para si. “Dá aquela respirada”. 
SCHILLINGS, 2014
Ocorre na finalização do processo de contato. 
É uma forma de elaboração objetiva do que foi vivido, existindo uma awareness voltada para os próprios processos na fronteira de contato (200). 
É a elaboração do vivido para que possa passar para o fundo. 
OUTRAS FORMAS...
Adoecer...
Às vezes, é verdade, a pessoa perde, momentaneamente a capacidade de descobrir o que nela está adoecido, apesar de todos os sinais que o corpo lhe dá. 
O organismo, entretanto, só adoece quando o corpo se cansou de oferecer soluções não acatadas. Por vezes, conscientemente não acatadas!!
A pessoa tem dores de cabeça (toma Aspirina), insônia (Rivotril), vive resfriada, desânimo, depressão, etc...
66
RIBEIRO, 2006
Adoecer...
[...] o sintoma, o adoecimento e as organizações defensivas também são formas de ajustamento criativo, porém disfuncionais. São reações autorreguladoras, ainda que precárias.
São as melhores respostas encontradas pela pessoa em determinadas circunstâncias no passado, que no entanto se cristalizaram.
O que as torna disfuncionais é o fato de estarem desatualizadas e de desconsiderarem a existência de novos recursos e de novos contextos no presente, refletindo o estancamento do crescimento (117-118).
O problema constituído é PARTE da EXISTÊNCIA da totalidade da pessoa e revela uma dinâmica psicológica tentando se organizar criativamente da melhor forma possível para manter a saúde psíquica.
Diagnostica-se 
PATOLOGIAS e NÃO PESSOAS!!!
RIBEIRO,
2006
A TEORIA:
A CLÍNICA:
Viver exige um ajustamento criativo permanente. Smuts diz que temos um único instinto, o de autopreservação. 
Adoecemos quando tratamos como iguais coisas ou funções diferentes.
O ajustamento criativo é a mais importante função de prevenção primária do organismo. 
67
RIBEIRO, 2006
Ajustamento disfuncional é quando a pessoa se aliena e não se dá conta do que acontece consigo mesma e não consegue formar novas figuras, identificar suas necessidades, sua espontaneidade está comprometida e isso torna sua vida confusa e dolorosa.
Todo ajustamento disfuncional foi em algum dia criativo!
A PESSOA DÁ RESPOSTAS ANTIGAS A SITUAÇÕES NOVAS.
NA DOENÇA HÁ SAÚDE!!!
AJUSTAMENTO DISFUNCIONAL
RIBEIRO, 2006
Exemplo 1:
O indivíduo satisfaz alguma demanda em sua fronteira de experiência
Ele usou soluções disponíveis para autorregular seu organismo
A PESSOA DÁ RESPOSTAS ANTIGAS A SITUAÇÕES NOVAS
Exemplo 2:
O indivíduo satisfaz alguma demanda em sua fronteira de experiência
Ele usou soluções disponíveis para autorregular seu organismo
A PESSOA DÁ RESPOSTAS ANTIGAS A SITUAÇÕES NOVAS
A função da terapia é transformar pessoas de papel em pessoas reais. E para tornar-se real é preciso tornar-se humano.
Perls (1979)
“
”
Atividade 2
Em duplas: Realizar o processo de escuta/acolhimento por 15 minutos e identificar na fala do colega os ajustamentos criativos realizados diante das situações cotidianas. 
Identificar:
Situação _________________
Ajustamento criativo ____________________
REFERÊNCIAS
CARDELLA, Beatriz Helena Paranhos. Ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades. In. FRAZÃO, L.M.; FUKUMITSU, K.O. (Org.) Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. p.104-130.
PERLS, P; HEFFERLINE, R; GOODMAN, P. Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 1997.
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Ajustamento criativo. In. ____. Vade-mécum de Gestalt-Terapia: conceitos básicos. São Paulo: Summus, 2006. p.64-68. 
SCHILLINGS, Ângela. Concepção de neurose em Gestalt-terapia. In. FRAZÃO, L.M.; FUKUMITSU, K.O. (Org.) Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. p.104-130.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais