Buscar

Quais são os principais versículos bíblicos mais reconfortantes para um culto fúnebre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Quais são os principais versículos bíblicos mais reconfortantes para um culto fúnebre? As Escrituras podem trazer conforto para aqueles que estão de luto pela perda de um ente querido? Aqui estão alguns dos mais poderosos e reconfortantes versículos bíblicos para um culto fúnebre. 
 II Coríntios 5:8-9 "temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor. Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes"
Se entendêssemos completamente o que é o céu, nós desejaríamos ir para lá antes de nosso tempo, mas Deus determinou um tempo para cada um de nós viver e morrer. "aos homens está ordenado morrerem..." (Hebreus 9:27). Não existe somente um tempo para morrer, mas há também um tempo de nascer (Eclesiastes 3:2). Nós não podemos adicionar nem mais um segundo a nossa vida do que Deus soberanamente permitiu, mas nós podemos aproveitar bem a nossa vida, enquanto vivendo. Para aqueles que têm sofrido tanto nós sabemos que eles preferem estar com o Senhor. Quando não queremos que alguém morra depois de lutar uma longa batalha com a doença somos egoístas no sentido de que nós queremos que ele permaneça conosco. Por quê? Porque é difícil perder um ente querido, mas pense sobre isso; é difícil para aqueles que estão morrendo suportar tal agonia durante um período prolongado de tempo. Muitos dos que combateram o bom combate estão prontos para "ir para casa" estar "com o Senhor". Quem pode culpá-los? Eles não estão realmente mortos. Vemos apenas uma casca vazia, porque eles estão mais vivos do que nunca na presença do Senhor. 
 Salmo 116:15 "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos"
Eu fiz um culto fúnebre uma vez eu disse aos presentes que, Isto não é realmente um cemitério, mas o terreno da ressurreição, porque um dia seu corpo será acompanhado com o seu espírito ou alma. Este corpo na terra será ressuscitado da sepultura, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, assim também o corpo do crente será unido com a sua alma ou espírito. Quando um amado santo morre, é coisa preciosa aos olhos de Deus, porque então ele estará em Sua presença. Eles permanecem conosco em nossos pensamentos. Eles podem ter ido embora, mas eles não são esquecidos. Eles podem estar em falta na terra, mas eles ainda estão vivos, na verdade, eles estão mais vivos do que nunca. 
 Jó 14:14-15 "Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia; almejarias a obra de tuas mãos".
Jó parecia entender que se ele morresse, ele iria ser renovado ou ressuscitado e veria o Senhor. Deus "chamaria, e [Jó] iria responder ..." Jó sabia que o Senhor desejava "a obra de [suas] mãos" o que significa que Deus deseja que nós estejamos totalmente presente com Ele. Sim, desejamos estar presente com o Senhor, mas o Senhor também anseia por estar presente conosco (João 14:15). O que é um fato maravilhoso para ponderar. 
 II Coríntios 5:1 "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus"
Este corpo é apenas uma casca após a morte. Este corpo está se deteriorando diariamente e morrendo, mas Deus está construindo "uma casa não feita por mãos", mas uma casa "eterna, nos céus". Nosso corpo pode ser destruído, mas o nosso corpo celeste nunca será. 
 Romanos 14:7-9 “Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos”
Creio que Paulo escreveu "se morremos, morremos para o Senhor", porque os cristãos romanos estavam sendo perseguidos e muitos eram mortos. Alguns tinham peles de animais costuradas sobre eles e jogados em uma arena e mortos por feras. Outros eram cobertos com breu e incendiados para iluminar as festas de Nero. Paulo queria dar os cristãos romanos esperança, porque muitos estavam sendo assassinados de maneiras especialmente cruéis. Alguns "experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados" (Hebreus 11:36-37). Deus não é Deus de mortos, mas de vivos (Marcos 12:27). Isto é o que Jesus disse quando Ele falou sobre a ressurreição (Marcos 12:27). 
 I Tessalonicenses 4:14-17 "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor"
Muitos na igreja de Corinto estavam confundidos como muitos crentes estão hoje sobre seus entes queridos que morreram na fé. O será dos seus corpos? Quando Cristo voltar para julgar o mundo do pecado e os crentes governar com Ele, Ele vai desempenhar dois papéis; um será o de juiz daqueles que se recusaram a se arrepender nesta vida e o outro é de Rei e Salvador daqueles que são seus seguidores. Quando um crente morre, seu espírito vai estar com o Senhor, mas o seu corpo físico permanece na sepultura. Na segunda aparição de Cristo, corpo e espírito serão unidos novamente como Jesus foi depois da Sua ressurreição. Para o descrente, eles vão para um lugar de tormento temporário para serem julgados mais tarde (Apocalipse 20:11-15). Antes do retorno de Cristo, o não salvo será como o homem rico que estava em tormento logo após a morte (Lucas 16:19-31). Quando Jesus voltar o corpo e a alma serão lançados no lago de fogo. É uma coisa diferente para os cristãos, porque quando Jesus voltar o seu corpo e espírito serão unidos novamente, mas não para a condenação eterna. Você não gostaria de estar "para sempre com o Senhor?", Então eu o recomendo fortemente a arrepender-se hoje e colocar a sua confiança em Cristo e ser poupado desta segunda morte (Apocalipse 20:14; Apocalipse 20:6; Apocalipse 2:11). 
 II Coríntios 5:8 "temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor"
Eu termino com um versículo da Bíblia que está cheio de esperança para aqueles que morreram na fé, mas com a intenção de trazer conforto para aqueles que são deixados para trás. Paulo "preferia estar ausente do corpo (que ser deixado na sepultura na morte) e estar presente com o Senhor". Você não? Eu certamente gostaria, mas Deus ainda não terminou conosco. Enquanto ainda estamos respirando, há algo que podemos fazer para Deus. Vamos usar a vida que nos resta para glorificá-lo e proclamar aos perdidos que há esperança apenas em Cristo. Esta esperança não é só para esta vida, mas para a vida futura (1 Coríntios 15:19). 
Conclusão 
Os funerais para os crentes deveriam ser mais como uma celebração do que desgosto; porque o crente que se foi agora está com o Senhor. Você acha que o ente querido que está com o Senhor gostaria de voltar onde há sofrimento, dor, angustias e tristeza? Não, nós sabemos que eles preferem estar com o Senhor e eles estão mais felizes do que nunca. Uma senhora sábia disse uma vez sobre os crentes, "Quando nascemos, nós viemos ao mundo chorando e cercado por pessoas cheias de alegria ... quando deixamos o mundo, estamos cheios de alegria e cercado por pessoas chorando". Como é verdade isso. Se nós pensarmos apenas onde eles estão agora e que eles estão esperando por nós, talvez isso poderia tornar a partida mais suportávelpara nós. A nossa perda é o ganho do que se foi. 
Para aqueles que não são salvos, eles devem justamente temer a morte pois só existe uma expectativa terrível da ira de Deus a ser derramada sobre eles (Apocalipse 20:11-15). A Bíblia diz que "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo" e um Deus irado (Hebreus 10:31). Não há necessidade disso, porque Deus não quer que ninguém se perca. Para aqueles que depositam sua confiança em Cristo, não precisam temer a morte. Eles podem olhar para a frente para encontrar o Senhor e caindo aos seus pés e estar na alegria eterna para todo o sempre. Para aqueles que rejeitam a Cristo, será o sofrimento sem fim. É a sua escolha. Escolha a vida ... escolha confiar em Cristo hoje ... enquanto ainda é possível, porque ninguém sabe o que o amanhã pode trazer (2 Coríntios 6:2).

Outros materiais