Buscar

Aula 14-tgp

Prévia do material em texto

Jurisdição e organização judiciária
Após a proclamação da Republica, houve a necessidade de se constituir uma nova base jurídico-institucional, ou seja rompida a situação do império, fazia-se necessário a consumação de uma nova base jurídico-institucional, surge const. de 1891, primeira constituição republicana. Essa constituição estabelece uma base institucional para o Brasil muito semelhante ao modelo norte-americano; ela previu dois modelos de jurisdição, uma jurisdição estadual e a justiça da União. 
O ingresso na magistratura estadual se faz como juiz de direito substituto, portanto o órgão de primeiro grau de jurisdição na justiça estadual é o chamado juiz ou juízo de direito. Ele é selecionado mediante concurso publico de provas e títulos em que se exige do candidato que demonstre pelo menos 3 anos de experiência jurídica, se aprovado no concurso esse juiz de direito substituto vai exercer a jurisdição em uma comarca, ou seja numa circunscrição territorial que define a competência de um juiz de direito. Esse juiz vai entrar, em geral, em comarcas de menor movimento; a estrutura organizacional das comarcas chama-se entrâncias, ou seja, subdivisões da estrutura organizacional das comarcas, normalmente o juiz vai exercer a jurisdição numa comarca de primeira entrância. A primeira entrância são as menores comarcas do estado, normalmente as que só tem um juiz. Com o passar do tempo e havendo vagas, esse juiz será promovido para a segunda entrância, essa é formada por comarcas maiores, cidades maiores e contemplam mais de um juiz. A promoção é feita por merecimento, um dos critério é ser um dos mais antigos.
 Não há hierarquia entre as entrâncias, todos são juízes de primeiro grau. 
Na comarca de terceira entrância esse juiz de direito será promovido para juiz de direito de entrância especial, em geral é a ultima entrância no primeiro grau de jurisdição, é normalmente a capital do estado ou as maiores cidades do estado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes